Gotham – 1×16 – The Blind Fortune Teller

Gotham 1x16

Continua após a publicidade

 

Que episódio meus amigos, que episódio! Gotham apresentou a cereja do seu bolo. E olha que nem tivemos tantos avanços nos plots centrais. Mas pode-se dizer que este foi o dos grandes “casos da semana”. Isso tudo porque, o vilão deste episódio não estava pra piadas!

Sim, passamos os últimos dias ansiosos para ver o tal Coringa de Gotham. A verdade é que, não existe nenhum Coringa até este momento no universo de Batman, e não existe uma “origem” oficial do vilão nas HQs. O personagem ganhou muitas versões e Gotham TALVEZ possa ter apresentado a sua. Talvez.

Em nenhum momento ficou claro que ela seja de fato o futuro Coringa, mas preciso tirar o chapéu para a atuação de Cameron Monaghan que foi sensacional na pele de Jerome – filho de uma domadora de cobras, que vive com o circo em que trabalha e é encontrada morta, após uma intensa discussão entre trapezistas e palhaços. Trapezistas os quais, deve-se ressaltar futuros pais de Dick Grayson, mais conhecido como Robin. Foi bem interessante como amarraram a trama dos Grayson com a morte da mãe de Jerome, e neste episódio vimos o romance entre os pais do futuro parceiro de Batman se concretizar.

Mas preciso criticar: a necessidade de Gordon resolver o caso aos 45 minutos do segundo tempo com uma ideia brilhante é o que começa a ficar batido. Entretanto, tudo é esquecido ao vermos o qual psicótico Jerome se torna ao descobrirem que ele matou a própria a mãe. Que risada foi aquela? Havia trejeitos do Coringa de Jack Nicholson, mas sem dúvida, a insanidade do Coringa de Heath Ledger estava ali. É uma excelente oportunidade para terem mostrado o personagem na série, mas infelizmente de forma prematura.

Não creio que tenham “queimado” o personagem assim logo de cara, e acho que os produtores apenas usaram o artifício de usá-lo como Coringa, para chamarem audiência – algo que acabou dando certo, visto a audiência deste episódio ter sido consideravelmente elevada.

As subtramas também tiveram espaço, mesmo que bem rápido. O Pinguim está lá, todo todo com seu clube, mas agora tem Butch em sua cola à mando de Falcone. Segundo Victor, o ex-capanga de Fish Mooney voltou fiel e pronto para servir Oswald, mas algo me diz que um plot twist acontecerá com ele. Alguém prevendo Fish puxando o tapete do Pinguim a partir disso? Falando em Mooney, a vilã conseguiu tomar o lugar onde estava e se tornou a líder da prisão misteriosa onde está. E já fez por valer sua posição, conseguindo uma oportunidade para falar com quem realmente manda no local. Mas qual é dessa versão “messiânica” que estão plantando nela frente aos outros prisioneiros? Sei não…

Ainda tivemos o pequeno Bruce se reunindo com os acionistas das Empresas Wayne, e confrontando-os sobre o Asilo Arkham e a possível corrupção que a EW esteja sofrendo. Foi muito boa a cena, mostrando que apesar de pequeno, Bruce não é nada bobo. Entretanto, achei que Alfred deveria ter tido uma participação maior neste enredo. Bruce pode ser o maior prodígio de todos, mas até pra ele, certos detalhes e compreensões são demais.

Bárbara… bem, ela voltou e teve umas cenazinhas que culminaram e ela descobrir que Gordon está pegando a Dra. Thompkins, mas como gosto de todos vocês, não vou gastar uma parágrafo falando dela, que poderia muito bem ter ficado na geladeira em que estava.

Ps: Mais alguém aí está deslumbrado com Morena Baccarin na série? Ela está fantástica e a sutileza de sua Dra. Thompkins estão roubando cada cena em que ela aparece. Palmas para quem teve a brilhante ideia de inseri-la na série.

A partir da próxima semana entramos na reta final da série. Faltam 5 episódios até e épica (será?) season finale e estamos ansiosos. Até lá!

 

[youtube]https://www.youtube.com/watch?v=BL7Ak3SSGEc[/youtube]

 

Anderson Narciso

Anderson Narciso

Mestre em História, apaixonado por mídias, é o editor responsável e idealizador do Mix de Séries. Eterno órfão de Friends, One Tree Hill e ER, acompanha séries desde que se entende por gente. No Mix é editor de colunas e de notícias, escreve a coluna 5 Razões e resenha a série Gotham.

No comments

Add yours