House of the Dragon, episódio 9: segredos e explicações

O final do episódio 9 da primeira temporada de House of the Dragon mostra uma grande mudança para o filho de Viserys, Aegon.

House of the Dragon episodio 09

O Trono de Ferro finalmente foi roubado na 1ª temporada de House of the Dragon. O fato aconteceu no final do episódio 9, com Rhaenys até provocando o quão devastadora será a “dança dos dragões” na iminente guerra civil.

O episódio 9 da primeira temporada de House of the Dragon é o culminar da tensão acumulada nos últimos 30 anos, com a morte do Rei Viserys e uma grave falta de comunicação, dando ao conselho a luz verde para roubar a coroa de Rhaenyra.

Com o meio-irmão de Rhaenyra sendo coroado Rei Aegon II Targaryen, e Rhaenys destruindo a coroação com o seu dragão nos momentos finais do episódio, “O Conselho Verde” marca um ponto sem retorno para a Torre Alta, começando a guerra civil Targaryen.

PUBLICIDADE

Detalhes do episódio 9 de House of the Dragon

House of the Dragon
Imagem: Divulgação.

O episódio 9 da 1ª temporada de House of the Dragon ocorre inteiramente em Porto Real. E começa com a busca por Aegon em Flea Bottom, depois que o Conselho Verde decide oficialmente usurpar o trono e coroá-lo como rei.

Leia também: House of the Dragon ou Anéis de Poder: revelado qual é a maior

Alicent tenta trazer figuras importantes para o seu lado, como Rhaenys Targaryen, mas ela se deparada com a traição dos Verdes. Bem como as naturezas tirânicas de Aegon e seu irmão Aemond “One-Eye” Targaryen, e a lealdade à memória do Rei Viserys. Tudo isso traz várias figuras-chave para a causa de Rhaenyra em vez disso.

No final do episódio 9 de House of the Dragon, todos de Porto Real se reúnem no Dragonpit para assistir o Príncipe Aegon ser coroado Rei de Westeros. Apenas para Rhaenys Targaryen se esgueirar para o poço, recuperar seu dragão e invadir o prédio enquanto Meleys ruge para baixo nos Verdes. Então Rhaenys foge de Porto Real sem prejudicar os Verdes, mas, quando o poderoso personagem de A Casa do Dragão voa, uma coisa é clara: a Dança dos Dragões começou.

Por que Rhaenys se recusa a queimar os Verdes com Meleys

House of the Dragon
Imagem: Divulgação.

Com Otto, Alicent, Aegon, Criston e Aemond todos de pé na plataforma na frente de seu dragão, Rhaenys teve a oportunidade de acabar com a guerra ali mesmo. Era somente dizer o comando do Alto Valiriano, “Dracarys”.

No entanto, não é o lugar de Rhaenys começar esta guerra. Especialmente porque Rhaenyra ainda não tem ideia de que seu pai morreu ou Aegon foi coroado. Rhaenys ainda tem Meleys rugindo para eles, para afirmar seu domínio e provar que ela poderia matá-los se quisesse. Mas decide ir para Pedra do Dragão e informar Rhaenyra sobre o que aconteceu.

Leia também: House of the Dragon: salto no tempo trouxe grande problema

Este momento no final do episódio 9 de House of the Dragon representa Rhaenys se declarando pela causa de Rhaenyra. Mas Rhaenys quer encontrar com sua família Velaryon e Targaryen em Pedra do Dragão antes de fazer grandes movimentos.

Ela é uma das personagens mais inteligentes de House of the Dragon. Então A Rainha Que Nunca Foi sabe que mesmo que Alicent e Aegon não aceitem os termos de rendição de Rhaenyra, e vice-versa, eles devem oferecê-los antes que qualquer sangue seja derramado.

Além disso, Rhaenys matando Aegon e os Verdes durante a coroação faria o povo de Porto Real temeroso e cheio de ódio por Rhaenyra, o que daria início ao seu reinado como a tirana que ela não queria ser.

O final do episódio 9 de House of the Dragon cumpre a profecia de “Besta” de Helaena

House of the Dragon
Imagem: Divulgação.

Rhaenys chocantemente atravessando o Fosso dos Dragões por baixo cumpre o aviso de Helaena Targaryen: “cuidado com a besta debaixo das tábuas”.

Helaena pronunciou esta fala pela primeira vez no jantar no episódio 8 de House of the Dragon, quando ela tinha um dragão de brinquedo em suas mãos. E essa profecia apareceu mais uma vez no episódio 8, quando Alicent diz a ela que o Rei Viserys está morto.

Leia também: The Last of Us: o real motivo da série da HBO atrasar

Pensava-se que a profecia da “besta sob as tábuas” de Helaena se referia a um traidor ou figura perigosa trabalhando nas sombras. Mas acabou sendo muito mais literal.

Rhaenys rompe as tábuas acima das cavernas dos dragões em que as pessoas de Porto Real estão, com seu dragão Meleys sendo a fera que destrói o Fosso dos Dragões. Esta é a segunda profecia de Helaena a se tornar realidade em House of the Dragon. Sendo a primeira a de que Aemond perderia um olho para ganhar um dragão.

O plano de Otto Hightower para Aegon explicado (ele é o grande vilão de HOTD?)

House of the Dragon
Imagem: Divulgação.

Otto tem plantado as sementes para usurpar o Trono de Ferro desde que Aemma Arryn morreu no episódio 1 de House of the Dragon.

Desde tornar Alicent a Rainha até pressionar a reivindicação de Aegon e tentar arruinar a reputação de Rhaenyra, a Mão do Rei Otto Hightower foi movido apenas por sua ambição de colocar seu próprio sangue no Trono de Ferro.

Para Otto, não importa que Aegon seja um estuprador desprezível que não deveria estar nem perto do Trono de Ferro. Só importa que ele seja o filho primogênito de Viserys e tenha seu próprio sangue.

Como Aegon não tem ideia de como governar um reino, Otto entende que realmente será ele mesmo quem estará administrando o reino. Assim como nos últimos seis anos antes da morte do Rei Viserys.

A única característica redentora de Otto até agora em House of the Dragon tem sido sua bondade para com a enigmática filha de Alicent, Helaena Targaryen. Mas suas manipulações da guerra civil acabam indiretamente causando muitos horrores que ela enfrentará.

Otto Hightower é certamente um dos maiores vilões de House of the Dragon, mas ele não é “O Vilão”. Não há realmente um vilão principal nesta série. Mas seria um pouco decepcionante se fosse Otto Hightower, considerando que ele não é tão atraente quanto a grande vilã de Game of Thrones, Cersei Lannister.

Em vez disso, Otto é um dos muitos antagonistas principais durante a Dança dos Dragões. Ele é semelhante a um personagem do tipo Mindinho, que é amplamente odiado e em grande parte irredimível.

O que Aegon se tornar rei realmente significa

Imagem: Divulgação.

Até o próprio Aegon reconhece que não está apto para governar, mas agora ele foi ungido e coroado Rei de Westeros. Ele ainda não parecia confiante em sua capacidade de substituir o Rei Viserys no Trono de Ferro até que ele enfiou sua espada no ar e ouviu ondas de aplausos do povo de Porto Real. O que é um impulso perigoso para seu ego já elevado.

Sua coroação pública significa que Aegon agora será visto como o rei legítimo. Já que ele foi oficialmente coroado enquanto Rhaenyra está simplesmente de volta a Pedra do Dragão.

Ter o povo de Porto Real testemunhando sua coroação também dá a Aegon uma vantagem por ter o apoio dos plebeus, que não estão totalmente informados sobre a verdade por trás das amargas rivalidades e manipulações dentro da Fortaleza Vermelha que levaram a este momento.

Aegon sendo Rei significa que Rhaenyra está na posição mais difícil de ser aquela que luta para se sentar no Trono de Ferro, e não o contrário – pode ser dela por direito, mas legalmente continua sendo de Aegon até que ela o tome. A menos que Aegon abdique, as únicas maneiras de Rhaenyra recuperar o Trono de Ferro após o episódio 9 de House of the Dragon são matá-lo ou forçar sua rendição.

Como o final do episódio 9 de House of the Dragon configura o final

Imagem: Divulgação.

O episódio 9 de House of the Dragon foi focado nos Verdes, enquanto o episódio 10 seguirá os Negros. Rhaenyra e Daemon ainda não sabem da morte do Rei Viserys, mas o final do episódio 9 de House of the Dragon sugere que eles descobrirão no início do final da temporada, quando Rhaenys chegar a Pedra do Dragão.

O episódio 9 de House of the Dragon também estabeleceu algumas figuras-chave que se juntarão à causa de Rhaenyra após a usurpação do Trono de Ferro por Aegon, que inclui Rhaenys, Sor Erryk Cargyll (cujo irmão gêmeo Arryk ainda é leal a Aegon), Sor Harrold Westerling e Mysaria, também conhecida como o Verme Branco.

Tais figuras devem fugir de Porto Real para Pedra do Dragão para prometer sua lealdade à Rhaenyra, com os Negros também precisando sediar rapidamente uma coroação para a Rainha Rhaenyra Targaryen.

O final do episódio 9 de House of the Dragon também criou uma das tragédias mais importantes da guerra civil. No início do episódio, Tyland Lannister comentou que ganhar Ponta Tempestade como aliado seria um problema, já que os Baratheons anteriormente apoiaram Rhaenys Targaryen (cuja mãe era Jocelyn Baratheon) no Grande Conselho de 101 d.C..

No final de House of the Dragon, é provável que ambos os lados façam uma oferta pelos Baratheons e outras Casas cuja lealdade não foi claramente decidida. Se o final da primeira temporada apresentar o confronto em Ponta Tempestade, então este será o momento em que Aemond Targaryen matará Lucerys Velaryon, mudando assim o foco da guerra de formar alianças para derramamento de sangue no campo de batalha.

Até o final da primeira temporada de House of the Dragon, a guerra terá escalado significativamente, com os Verdes tirando o primeiro sangue.

Sobre o autor

Anderson Narciso

Editor-chefe

Criador do Mix de Séries, atua hoje como redator e editor chefe do portal que está no ar desde 2014. Autor na internet desde 2011, passou pelos portais Tele Séries e Box de Séries, antes de criar o Mix. Formado em História pela UFJF e Mestre em História da Saúde pela Fiocruz/RJ, Anderson Narciso se aventurou no mundo da criação de conteúdo para Internet há 15 anos, onde passou a estudar sobre Google, SEO e outras técnicas de produção para web. É também certificado em Gestão Completa de Redes Sociais pela E-Dialog Comunicação Digital, além de estudar a prática de Growth Hack desde 2018, em que é certificado. Com o crescimento do site, e sua parceria com o portal UOL, passou a atuar na cobertura jornalística, realizando entrevistas nacionais e internacionais, cobertura de eventos para as redes sociais do Mix de Séries, entre outros. Atua como repórter no Rio de Janeiro e São Paulo, e pelo Mix já cobriu eventos como CCXP, Rock in Rio, além de ser convidados para coberturas e entrevistas presenciais nos Estúdios Globo, Netflix, Prime Vídeo, entre outros. No Mix de Séries, com experiência de dez anos, se especializou no nicho de séries e filmes. Hoje, como editor chefe, é o responsável por eleger as pautas diárias do portal, escolhendo os temas mais relevantes que ganham destaque tanto nas notícias quanto nas matérias especiais e críticas. Também atua como mediador entre a equipe, que está espalhada por todo o Brasil. Atuante no portal Mix de Séries diariamente, também atende trabalhos solicitados envolvendo crescimento de redes sociais, produção de textos para internet e web writing voltado para todos os nichos.