23×07 de Law & Order: SVU é bizarro e surpreendente ao mesmo tempo
Depois de um episódio especial pouco empolgante, Law & Order: SVU surpreendente com uma sequência bizarra e ao mesmo tempo surpreendente.
Confesso que começo este 23×07 um pouquinho frustrado. Esperava algo grandioso e espetacular para marcar o 500º episódio de Law & Order: SVU, dada a importância e raridade de um drama chegar tão longe no momento da indústria. Mesmo com má vontade, me esforcei. Até porque sei que essa série, apesar dos tropeços, sempre me surpreende. A boa notícia é que foi exatamente o que aconteceu.
Em They’d Already Disappeared, a unidade de vítimas especiais se depara com um caso comum de desaparecimento. Contudo, as vítimas se acumulam rapidamente. Após uma moça ser dada como sumida, logo aparece uma outra, a terceira e por aí vai. Olivia (Mariska Hargitay) e Finn (Ice-T) descobrem um porão com cadáveres. Alguns em decomposição, outros desfigurados e até mesmo sem órgãos. A descoberta confirma o óbvio: as vítimas desaparecidas estão, na verdade, mortas naquele lugar.
Representatividade Importa
Quando entendi qual seria a proposta do episódio, pensei que teríamos uma mea culpa de uma série policial sobre sub-representar crimes contra mulheres negras e latinas. Há, inclusive, uma indicação desse desleixo num dos diálogos. Contudo, o roteiro se mostra surpreendentemente disposto a ir um pouquinho mais fundo na questão. O episódio mostra que a vulnerabilidade desse demográfico vai além da falta de representação.
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É na falta de habitação, licença maternidade remunerada, creche, assim como educação e tantos outros. Tais problemas socio-econômicos, que são endêmicos até mesmo na maior cidade dos Estados Unidos, servem como um pano de fundo do problema. Concordo que é pouco, mas representação importa e faz com que as pessoas falem nas redes sociais. É um mérito incrível para Law & Order: SVU que nunca foge ao debate.
Pontos negativos
A cena em que os cadáveres são mostrados é forte. Se vocês está se alimentando, eu recomendo, inclusive, que dê um tempo e retorne em seguida. Mesmo assim, algo negativo me chamou atenção. A péssima qualidade da caracterização dos defuntos. Que curso os maquiadores fizeram? A impressão é que colocaram aprendizes para desempenhar essa função. Foi feio. Pode parecer algo pequeno, mas acredito que mostra o desleixo da NBC com o orçamento das suas séries.
Por fim, outro ponto negativo que ressalto são os personagens coadjuvantes. Não sei o que está acontecendo. Amanda Rollins (Kelli Giddish) é mãe e só. Não sabemos mais dos seus problemas com o pai e as pistoleiras que ele namora. Detetive Joe Velasco (Octavio Pisano) é membro fixo da equipe, mas e aí? Ele vem da onde? Quais seus objetivos? Carisi (Peter Scanavino) empacou na carreira de procurador. Tommy McGrath (Terry Serpico) continuará como chefe interino até quando?
É preciso, portanto, definir o que fazer com esses personagens. Seus intérpretes são ótimos, do contrário não estariam aqui, mas o roteiro precisa se definir. Além disso, os personagens tão potencial de fazer muito mais do que estão fazendo.
Conclusão
Em suma, Law & Order: SVU mostra que os problemas da atual temporada são comuns. Dificuldades que, acredito, vem com a idade e com a impossibilidade de ousar como gostaria. Precisa-se moderar no conteúdo sexual, na violência, assim como no palavreado. Essas pequenas censuras complicam o trabalho de qualquer showrunner e roteirista. Mesmo assim, episódios como They’d Already Disappeared mostram que é possível surpreender.