Despedida de Jack McCoy no 23×05 de Law & Order decepciona

Law & Order tinha muito o que entregar nessa semana com a despedida do icônico Jack McCoy. Infelizmente, falhou miseravelmente.

Last Dance, Law & Order
Imagem: NBC / Divulgação

Interpretar o mesmo personagem por trinta anos não é fácil. Diria que uma tarefa hercúlea diante do momento que vivemos. Contudo, Sam Waterston cumpriu essa missão com dignidade, honradez e respeito ao público de casa. É verdade que Law & Order ‘ficou’ cancelada por mais de dez anos (de 2010 a 2022), mas sem maiores prejuízos.

Em Last Dance, uma mulher é brutalmente assassinada no Central Park. A comoção é extraordinária e as investigações são rápidas. A polícia logo encontra dois suspeitos: um vendedor ambulante e um bilionário do ramo de tecnologia. Percebe-se, contudo, que diante do poder da elite, fazer justiça será difícil.

Last Dance, Law & Order
Imagem: NBC / Divulgação

Liderando pelo exemplo

A narrativa do episódio é construído em torno das escolhas difíceis que os servidores públicos fazem todos os dias. Processar, prender e condenar. São decisões que o sistema penal precisa tomar todos os dias. Para seu pleno funcionamento, contudo, requer-se imparcialidade, credibilidade, objetividade e impessoalidade.

Esses princípios básicos do estado democrático de direito são colocado em xeque quando o suspeito é poderoso. Isto é possui conexões e capacidade de pressionar servidores. Sendo assim, temos o nosso clímax: quem poderá salvar o dia, enfrentar o sistema e fazer justiça em Law & Order? Jack McCoy.

Last Dance, Law & Order
Imagem: NBC / Divulgação

Conclusão (im)perfeita

O problema do episódio é que ele não decola. É previsível que em algum momento nosso grande herói vai levantar-se e salvador o dia. Sendo assim, o roteiro se apoia nesse nessa premissa e deixa o trabalho duro para o Sam Waterston. Não traz bons diálogos, grandes discussões e momentos memoráveis.

Em suma, é triste ver um personagem tão emblemático e tão icônico despedir-se dessa forma. Pelas mãos de um roteiro preguiçoso e que desrespeita milhões de fãs. Pessoas estas que optaram pelo direito por causa de Jack McCoy. Perde Law & Order, perde a TV americana.

Sobre o autor
Avatar

Bernardo Vieira

Meu nome é Bernardo Vieira, sou catarinense e tenho 25 anos. Sou bacharel em direito, jornalista e empreendedor digital. Escrevo no Mix de Séries desde janeiro de 2016.Sou responsável pelas colunas de audiência e Spoiler Alert, além de cuidar da editoria de premiações e participar da pauta de notícias. Quer saber mais? Me pague um café e vamos conversar.

Baixe nosso App Oficial

Logo Mix de Séries

Aproveite todo conteúdo do Mix diretamente celular. Baixe já, é de graça!