Law & Order: SVU alcança 500 episódios hoje; Entenda o sucesso

Como será que Law & Order: Special Victims Unit chega na sua marca incrível de 500 episódios? A gente analisa.

Law & Order - SVU
Imagem: NBC / Divulgação
Continua após publicidade

Law & Order: SVU atinge uma marca incrível na televisão americana nesta quinta-feira (21): 500 episódios. Um número que nenhuma outra série atual chegou. Nos livros de história, Special Victims Unit fica atrás, pelo menos até aqui, de Os Simpsons (+700 episódios), Gunsmoke (635 episódios), assim como Lassie (591 episódios) e Kraft Television Theatre (525 episódios). O que isso sugere? Várias coisas… Mas a mais notável é ver a série como a quinta com mais episódios produzidos na história.

Continua após publicidade

Outro fator importante é a forma na qual a produção se tornou um retrato dos Estados Unidos. Vamos lembrar, primeiramente, que o piloto foi ao ar em 1999. Ano que este que vos escreve estava assistindo Xuxa e Eliana, que Bill Clinton e FHC estavam no poder nos EUA e no Brasil, respectivamente. É muito tempo. É muita história e muito amadurecimento. Assim como pioneirismo em falar de temas difíceis. Na era pré-internet e muito tempo antes do #MeToo, este roteiro já defendia vítimas.

Law & Order - SVU
Imagem: NBC / Divulgação

Um tema complicado de cada vez

Os episódios que a 23ª temporada de Law & Order: SVU vem apresentando são, em grande parte, comuns. Principalmente quando colocamos em perspectiva o conteúdo disponível no streaming. No lançamento de Law & Order: SVU, não se falava de estupro na televisão. Tampouco de violência doméstica ou de abuso infantil e/ou geriátrico. A série foi responsável por introduzir essa conversa nos lares. Mesmo numa residência conservadora, lá estava Olivia Benson para propor questões difíceis.

Continua após publicidade
Continua após publicidade

Leia também: 23×05 de Law & Order SVU faltou ousadia mas teve acerto

Acredito, embora não tenha dados científicos para comprovar, que o drama conseguiu mudar a mentalidade de muitas pessoas. Seja na defesa de vítimas, da necessidade de acreditar na palavra da mulher, e que o sistema precisa trabalhar para o bem estar social e não o contrário. Contudo, a série não fugiu de discussões difíceis em relação aos seus próprios problemas. Como por exemplo, a questão racial e o enorme racismo estrutural que corrói a confiança nas instituições. Um momento impressionante de mea culpa, ressalto, vem no Season Premiere da 22ª temporada. Assista!

Viola Davis, Law & Order - SVU
Imagem: NBC / Divulgação

Fazendo carreiras

Além da temática essencial, Law & Order: SVU foi por muito tempo o destino de atores que buscavam oportunidades para mostrar seu trabalho. Muitas vezes, a primeira chance. Lembro da participação de Viola Davis lá na sétima temporada, assim como a performance “arrasa quarteirão” da Cynthia Nixon que lhe rendeu um Emmy. Não podemos deixar de lado, evidentemente, outros tantos momentos icônicos. Tais como a participação de Carol Burnett, assim como de Robin Williams.

Continua após publicidade

O episódio 500 de Law & Order: SVU

Os fãs estarão em festa na noite desta quinta-feira, 21, com a exibição do episódio 500 de Law & Order: SVU nos Estados Unidos. Aliás, espera-se muita nostalgia e menções a momentos icônicos da série, com direito a retornos e homenagens.

Continua após publicidade

Entre as aparições já confirmadas, estão o Capitão Donald Cragen, que não surge na série desde 2015, bem como Nick Amaro, que deixou a produção seis anos atrás, ao final da 16ª temporada.

Continua após publicidade

Danny Pino, que dá vida a Amaro, disse ao TVLine como foi voltar ao set de filmagem. “É incrível como parece o mesmo”, disse ele à TVLine. “É muito importante entrar em um cenário que tem trabalhado em um nível tão alto por tanto tempo e sentir o mesmo entusiasmo e compromisso com a narrativa.”.

Continua após publicidade

Ele credita Mariska Hargitay, que tem sido regular na série por todas as 23 temporadas, como a responsável por definir o tom. “Isso tudo realmente flui de Mariska, que é tão incrivelmente conectada e energizada. Ela é comprometida em contar essas histórias ainda.”.

Continua após publicidade

A sinopse entregou pouquíssimo, mas já dá para empolgar. “Amaro traz uma figura do passado de Benson de volta à vida dela.”.

Certamente, será uma noite de fortes emoções!

Enquanto isso, os fãs no Brasil terão acesso a todas as temporadas de Law & Order: SVU através do Globoplay, a partir deste mês. Já a atual temporada, em exibição nos EUA, não tem previsão de estreia por aqui, por enquanto.