Law & Order: SVU retorna fraca com 23×13 e não convence

No episódio de retorno após a folga das Olimpíadas de Inverno, Law & Order: SVU entrega episódio ruim e sem sentido.

If I Knew Then What I Know Now, Law & Order - SVU
Imagem: NBC / Divulgação

Após semanas de folga por causa da transmissão das Olimpíadas de Inverno, Law & Order: SVU retorna com uma missão ainda maior do que da última vez. Além de fazer o básico, que é contar uma história boa e envolvente, o drama precisa ancorar e apoiar o retorno da mãe de todas as séries derivadas: Law & Order.

Infelizmente, no que se refere à parte criativa, o episódio deixou a desejar de forma sensível. Não o classifico como ruim, mas sim como impotente, fraco e sem qualquer personalidade. Explicarei minha posição com mais clareza, mas saibam que a ocasião merecia coisa melhor.

Em “If I Knew Then What I Know Now“, uma jovem procura a unidade de vítimas especiais para encontrar seus pais biológicos. Contudo, Benson (Mariska Hargitay) logo compreende que ela acredita ser fruto de um estupro. Razão pela qual os trabalhos do departamento serão requisitados.

PUBLICIDADE

O problema é que se passaram anos e, provavelmente, o crime de estuprou já prescreveu. Então, qual razão de investigar? De investir num caso inócuo? Ao mesmo tempo, Carisi (Peter Scanavino) e Rollins (Kelli Giddish) decidem tornar (ou não) seu relacionamento público.

If I Knew Then What I Know Now, Law & Order - SVU
Imagem: NBC / Divulgação

Law & Order: SVU sem sentido

Como comentei no texto introdutório, a série tinha a difícil tarefa de não só apresentar uma história convincente e interessante, mas também estender o tapete vermelho para o retorno de Law & Order. A má notícia é que nada disso aconteceu.

Embora não tenhamos certeza como a audiência foi (a Nielsen, como sempre, atrasou), o aspecto criativo deixou a desejar de forma assustadora. Diria até que incompreensível. Um estupro, que provavelmente já prescreveu, é ressuscitado por qual razão? A filha quer respostas? Conhecer seu “pai”? Não faz sentido!

Leia também: Law & Order: SVU: Mariska Hargitay diz que Olivia sempre amou Stabler

É um caso que desafia a realidade. Nenhum departamento policial desprenderia fundos, atenção e estrutura para investigar algo assim. Seja na vida real ou na ficção. Motivo pela qual não compreendo a necessidade de uma narrativa tão mal elaborada neste instante. Faz com que a série pareça sem fôlego, perdida e incapaz de apresentar novidades. Sendo assim, faço votos para um pronto restabelecimento na próxima semana.

If I Knew Then What I Know Now, Law & Order - SVU
Imagem: NBC / Divulgação

Amor interrompido

Além de termos uma história central incompreensível, o roteiro nos propõe uma atualização na (morna) história de amor entre o Carisi (Peter Scanavino) e Rollins (Kelli Giddish). Sabe o que é mais curioso? Nada de dramático, tortuoso ou difícil de entender. Dessa forma, eles passam quase todo o episódio debatendo a necessidade de comunicar ao departamento de recursos humanos de ambos o relacionamento. Como é que é? Isso mesmo. Nada sobre data de casamento, assim como educação dos filhos, ou se continuarão na cidade, ou se mudarão para o campo.

Em suma, Law & Order: SVU retorna com episódio fraco, pouco convincente e que não ajuda Law & Order a voltar quente. Sendo assim, me resta esperar para que tenhamos um episódio melhor na próxima semana. Seja a problemática principal ou os romances tórridos que vem por aí. Por isso, fiquem ligados aqui no Mix de Séries.

Sobre o autor

Bernardo Vieira

Redação

Bernardo Vieira é um jornalista que reside em São José, Santa Catarina. Bacharel em direito pela Universidade do Sul de Santa Catarina, jornalista e empreendedor digital, é redator no Mix de Séries desde janeiro de 2016. Responsável por cobrir matérias de audiência e spoilers, ele também cuida da editoria de premiações e participa da pauta de notícias diariamente, onde atualiza os leitores do portal com as mais recentes informações sobre o mundo das séries. Ao longo dos anos, se especializou em cobertura de televisão, cinema, celebridades e influenciadores digitais. Destaques para o trabalho na cobertura da temporada de prêmios, apresentação de Upfronts, notícias do momento, assim como na produção de análises sobre bilheteria e audiência, seja dos Estados Unidos ou no Brasil. No Mix de Séries, além disso, é crítico dos mais recentes lançamentos de diversos streamings. Além de redator no Mix de Séries, é fundador de agência de comunicação digital, a Vieira Comunicação, cuido da carreira de diversos criadores de conteúdo e influenciadores digitais. Trabalha com assessoria de imprensa, geração de lead, gerenciamento de crise, gestão de carreira e gestão de redes sociais.