Law & Order: True Crime – 1×05 – Episode 5

Imagem: NBC/Divulgação
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Finalmente chegamos ao grande dia do início do julgamento e com isso a promessa de Law & Order: True Crime dizer aos eleitores do Emmy que merece sim, algumas indicações na premiação de 2018. Será que os roteiristas entregaram o clímax cheio de fogos? Tenho o maior prazer em afirmar que sim, mesmo que tenha cometido alguns erros e deixado de ressaltar pontos importantes, Edie Falco brilhou mais uma vez e foi generosa ao dar bastante espaço para a história crescer no seu próprio tempo.

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O episódio começa com a defesa dos Menendez pleiteando ao juiz a possibilidade de argumentar à luz da legítima defesa, abrindo a porta para que o júri possa inocentar os irmãos. Numa rara decisão em favor de Leslie Abrahsom, o juiz eventualmente personifica um dos problemas que seriam fartamente explorados durante o julgamento de O.J.Simpson anos depois – o machismo generalizado dentro de uma corte cujo principal fundamento é do império das leis, não de emoções geradas pela insegurança. Leslie e Marcia Clark sofreram, mas gozamos de uma aparente evolução por causa da sua coragem.

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A maneira de abordar tal tema é um dos grandes, senão o principal acerto, do roteiro neste quinto episódios. A parcialidade do juiz diante da defesa, composta unicamente por mulheres há de se ressaltar, é evidente, mas em nenhum momento os personagens discutem a justificativa daquela postura mesmo que o telespectador saiba muito bem o porquê ela acontece. A imagem da mulher no início dos anos 1990 é explorada também na narrativa paralela de Leslie em busca de um filho adotivo, que mesmo precisando de um banho de criatividade e originalidade no seu desenvolvimento, ajuda nessa ótima construção da nossa protagonista.

Um dos protagonistas deste caso, além de Leslie, dos Menendez e da “parada de mentirosos” interpelada pela acusação, foi a CourTV, emissora criada em 1991 cujo primeiro grande sucesso foi a transmissão deste julgamento para todo o país. Nós vimos o juiz autorizar a presença das câmeras, conhecemos alguns dos produtores, mas nada além disso. Faltou algum gênio da televisão comentando os grandes números de audiência que o canal estava conquistando com aquela cobertura, que tal personagem merecia mais ou menos destaque o porquê. Algum roteirista de UnReal, Dirt ou de The Newsroom seriam excelentes adições para trabalhar essa questão.

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Como estudante de direito vejo esse quinto episódio como um dos mais excitantes até aqui até porque, haja vista que não tínhamos confrontos tão espectaculares desde quando a primeira temporada de The Good Fight terminou em abril deste ano. Entretanto, como telespectador e acompanhador desta indústria a quase dez anos, True Crime trouxe um dos seus episódios mais fortes, consistentes, bem construídos e trabalhados deste primeiro ano.

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