Lockwood & Co: segredos do final e detalhes escondidos na Netflix

Lockwood & Co estreou há poucos dias, mas os fãs já tiveram tempo de assistir tudo e formular perguntas sobre o final. Explicamos tudo.

Lockwood & Co

Lockwood & Co da Netflix é um drama sobrenatural que segue a história de um grupo de adolescentes que trabalham como caçadores de fantasmas. Situado em uma realidade alternativa, ele pinta a imagem de um mundo atormentado por todos os tipos de fantasmas. Jovens com talento para sentir fantasmas são os únicos que podem treinar para se tornarem caçadores.

A primeira temporada da série explora esse novo cenário, dando ao público os personagens pelos quais eles podem torcer. A construção do mundo é a principal prerrogativa desta temporada, o que significa que muitos segredos são deixados no final, tentando o público a ficar na segunda temporada.

Lockwood e Co: sinopse da série

Já se passaram cinquenta anos desde que o Problema mudou completamente o mundo. O mundo foi infestado de fantasmas, que se tornam poderosos durante a noite. Seu mero toque mata uma pessoa, e isso matou a maior parte da população. Há crianças que mostram uma inclinação para poderes específicos que os tornam aptos a se proteger contra esse novo terror. Lúcia é uma delas. Ela é uma ouvinte e treina para se tornar uma caçadora. No entanto, um incidente de caça dá errado, com quase todos os seus companheiros de equipe mortos e sua melhor amiga em coma depois que ela é bloqueada pelo fantasma.

PUBLICIDADE

Leia também: Lockwood & Co: história, elenco e tudo sobre a série

Uma perturbada Lucy foge de sua mãe manipuladora e chega a Londres para completar seu treinamento e encontrar um emprego como caçadora. Depois de ser rejeitada pelas agências de prestígio, ela encontra um lugar na Lockwood and Co, dirigida por Anthony Lockwood.

George é o único outro funcionário no momento, e Lucy se junta a eles também, sem outra opção à vista. Enquanto resolvem casos, Lucy descobre coisas novas sobre seus colegas, ao mesmo tempo em que descobre coisas muito chocantes sobre seus próprios poderes.

O final de Lockwood & Co: O que há dentro da sala secreta de Lockwood?

Da cozinha à biblioteca e ao porão onde todas as armas e relíquias são guardadas, Lockwood familiariza Lucy com todas as partes da casa, exceto um cômodo. Este quarto fica no primeiro andar e é mantido trancado o tempo todo. Tanto George quanto Lucy estão proibidos de entrar ou mesmo falar sobre isso. A certa altura, Lockwood revela que isso faz parte da história de sua família e ele não quer falar sobre isso.

Devido ao seu intenso sigilo, Lucy e George estão sempre interessados em saber mais sobre o quarto. De alguma forma, parece a chave para realmente entender Lockwood e quem ele realmente é. Enquanto ele sabe tudo sobre eles, eles mal sabem algo sobre ele. E eles sentem que a resposta para esse enigma está atrás daquela porta trancada.

É dessa curiosidade que o Skull in the Jar mais tarde se alimenta. Para fazê-la confiar nele, ele lhe dá mensagens enigmáticas. Para deixá-la interessada, ele fala sobre Lockwood e o segredo obscuro que ele guarda dentro de seu quarto. No entanto, ele não revela exatamente o que é.

Leia também: The Winchesters acabou de fazer grande mudança em Supernatural?

Depois de um tempo, fica claro que Lockwood não teve uma infância muito fácil. Ele ficou órfão aos seis anos de idade, e a natureza da morte de seus pais também é algo que Lucy e George não sabem. Das pequenas coisas que são reveladas ao longo da temporada, concluímos que deve ser algo traumático do passado de Lockwood, algo ruim, algo pelo qual ele se culpa e não quer abordar porque não é algo que ele queira que os outros saibam. É um pouco como o incidente com Lucy e seus colegas de equipe anteriores, que ela não quer que ninguém descubra porque se sente envergonhada por decepcionar seus amigos e é uma mancha negra em seu currículo.

O show, muito parecido com Lockwood, mantém as cartas escondidas, mas aqueles que leram os livros podem adivinhar qual é o problema com a sala secreta. Nos livros, o quarto pertencia à irmã de Lockwood, Jessica, que foi morta por um fantasma há algum tempo, e carrega consigo a culpa pela morte da irmã. Esta é uma grande peça do quebra-cabeça para o personagem de Lockwood, pois explica muitas coisas sobre ele. Resta saber se a série seguirá o mesmo caminho. Embora permaneça bastante fiel aos livros em que se baseia, o programa fez algumas mudanças na história. É possível que algo completamente diferente surja como o verdadeiro segredo dentro daquela sala.

Lockwood & Co

Quem é o Homem da Lâmina Dourada?

Falando das coisas que a série muda dos livros, o homem da lâmina de ouro é um personagem original criado para a série Netflix. Ele parece ser inspirado por um dos personagens dos livros, mas tem seu arco distinto, o que o torna bastante intrigante. Ele é apresentado pela primeira vez na cena em que Lucy e Lockwood invadem a biblioteca dos Fittes para encontrar o livro de Mary Dulac. Isso segue um confronto onde fica claro que o homem misterioso é um caçador altamente treinado.

Nos próximos encontros, fica claro que o homem trabalha diretamente para Penelope Fittes e não segue a mesma agenda de outras agências de caça fantasmas. Ele foi enviado para recuperar o Bone Glass, mas Lockwood frustra sua busca nas duas vezes, o que desenvolve uma rivalidade que certamente se tornará um ponto central da trama nas próximas temporadas. Há também uma razão para acreditar que esse homem conhece Lockwood mais intimamente do que este espera. Ele chamou Lockwood pelo primeiro nome, Anthony, o que é uma raridade, porque todo mundo se refere a ele pelo sobrenome.

O homem também se refere a seus pais no episódio final, chamando-os e suas mortes de inconsequentes na escala maior do plano. Isso significa que esse homem sabe algo sobre a família de Lockwood e pode até estar envolvido no assassinato de seus pais. Ele diz que Lockwood não tem ideia de quem ele é, o que significa que há uma forte conexão entre Lockwood e esse homem. A essa altura, o homem da lâmina de ouro aparece como nada mais que os capangas de Penelope Fittes, mas acreditamos que há muito mais em sua história, e sua ligação com Lockwood se tornará uma revelação decisiva no futuro.

O que acontece com a Caveira na jarra?

Há muitas coisas intrigantes em Lockwood & Co, mas a que leva o prêmio é a caveira na jarra. É apresentado pela primeira vez ao público e a Lucy, no primeiro episódio, quando ela aparece para a entrevista de emprego na Lockwood & Co. Na época, é apenas uma relíquia, rara, que ela descobre mais tarde foi roubada por George de Fitte e Rotwell. Está contido dentro de uma jarra de prata e George faz experiências com ela. Só muito mais tarde é que Lucy descobre que há um fantasma preso dentro da Caveira e é um Tipo 3. Ela o descobre por engano, ao desenroscar algo na jarra, permitindo que a voz da Caveira saia e alcance sua. É também quando ela descobre que tem o mesmo poder que Marissa Fitte tinha. Assim, ela pode falar com fantasmas, tornando-a uma raridade no mundo da caça aos fantasmas.

O Caveira está feliz por finalmente encontrar alguém com quem possa conversar. Ele usa essa oportunidade para tentar manipular Lucy para libertá-lo, mas ela é mais esperta do que isso. Acontece que ele era discípulo de Edmund Bickerstaff, o que o torna muito útil na busca pelo Bone Glass. Ainda assim, ele não é totalmente confiável porque esconde algumas coisas muito importantes de Lucy. No final, entretanto, ele acaba ajudando Lockwood & Co, o que torna seu destino incerto motivo de preocupação para Lucy e também para os telespectadores.

Leia também: Séries como Teen Wolf que os fãs precisam assistir

No episódio final, Joplin mantém George cativo e o força a olhar para o Bone Glass e contar a ela o que vê. Sabendo que isso vai matar George, Lucy se oferece para ocupar seu lugar, mas quando chega a hora de se olhar no espelho, ela coloca a Caveira em seu caminho. É ele, enfim, quem sofre o impacto dos efeitos sombrios que o espelho tem sobre a pessoa que olha para ele, e Lucy é salva. A Caveira grita sobre o espelho ser uma armadilha. Mais tarde, quando o espelho é quebrado, as almas das sete pessoas cujos ossos foram usados para fazê-lo são liberadas. Assim, todos voltam para casa sãos e salvos, exceto o Caveira.

Antes do final da temporada, descobrimos que o Caveira não fala desde que se olhou no espelho. Isso significa que acabou para sempre? Não acreditamos. Nos livros, a Caveira se torna uma parte importante da história de Lucy, o que significa que ainda há um longo caminho a percorrer em seu arco de personagem. No entanto, o programa pode seguir um caminho diferente dos livros, o que coloca um ponto de interrogação no destino do Caveira.

Por já estar morto quando se olhou no espelho, fica claro que ele não está tecnicamente morto. Olhar-se no espelho tem efeitos adversos em quem o vê, e é possível que o Caveira sofra do mesmo e por isso seu silêncio. Outra explicação, então, é que o fantasma passou do espelho, que era uma janela, para outro mundo. Ainda não sabemos quais são as regras desse outro mundo, mas esperamos que o fantasma volte na próxima temporada e volte à sua origem, trazendo a Caveira de volta à vida.

Sobre o autor

Matheus Pereira

Coordenação editorial

Matheus Pereira é Jornalista e mora em Pelotas, no Rio Grande do Sul. Depois de quase seguir carreira na Arquitetura, enveredou para o campo da Comunicação, pelo qual sempre nutriu grande paixão. Escritor assíduo na época dos blogs, Matheus desenvolveu seus textos e conhecimentos em Cinema e TV numa experiência que já soma quase 15 anos. Destes, quase dez são dedicados ao Mix de Séries. No Mix, onde é redator desde 2014, já escreveu inúmeras resenhas, notícias, criou e desenvolveu colunas e aperfeiçoou seus conhecimentos televisivos. Sempre versando pelo senso crítico e pela riqueza da informação, já cobriu eventos, acompanha premiações, as notícias mais quentes e joga luz em nomes e produções que muitas vezes estão fora dos grandes holofotes. Além disso, trabalha há mais de dez anos no campo da comunicação e marketing educacional, sendo assessor de imprensa e publicidade em grandes escolas e instituições de ensino. Assim, se divide entre dois pilares que representam a sua carreira: de um lado, a educação; de outro, as séries de TV e o Cinema.