Lois & Clark: aquele casal que você respeita!
Relembre uma das adaptações de maior sucesso do homem de aço, em sua versão live action. Lois & Clark foi estrelada por Dean Cain e Teri Hatcher.
Dá vontade, né, Arrowverse?
Há muitos anos atrás, antes dessa febre do Arrowverse na The CW, assim como Gotham na FOX, uma atração da DC Comics fez sucesso na TV americana. Não, não estou falando de Smallville, decidi voltar um pouco mais no tempo.
No dia 12 de setembro de 1993 era exibido no canal ABC o piloto de Lois & Clark: The New Adventures Of Superman. Diferente dos filmes estrelados por Christopher Reeve, a atração trazia uma adaptação totalmente diferente do homem de aço.
Por aqui víamos a saga de Clark Kent em sua vida dupla como jornalista no Planeta Diário, e ao mesmo tempo o temido Superman. Tudo ali tinham ares mais leves, sempre com uma pitada de humor e romance. A atração foi estrelada por Dean Cain, que interpretou o homem de aço, e também por Teri Hatcher, a Lois Lane.
Continua após a publicidade
Em sua temporada de estreia, a série obteve desempenho moderado em sua audiência. Entretanto, isso foi o bastante para sua renovação. Já no ano seguinte, os índices de audiência começaram a subirem, tornando-se então um sucesso. O auge da atração foi em sua terceira temporada, quando a mesma foi vista por mais de 15 milhões de telespectadores.
O sucesso não foi apenas na TV americana.
Após ter decolado pra valer em sua segunda temporada, Lois & Clark fez um baita sucesso em outros países. Aqui no Brasil, por exemplo, a série foi um verdadeiro sucesso entre os anos 90 e 2000.
Inicialmente, na TV aberta, ela tinha exibição na Rede Globo. Alguns anos depois, o SBT acabou adquirindo os direitos, indo ao ar principalmente aos domingos. Já na TV fechada, a Warner Channel foi a responsável pela transmissão durante anos, assim como todas as séries de super-heróis da DC.
Fatores para o sucesso.
Se tem uma coisa que o público gosta é de um casal. A química entre Dean e Teri foi instantânea, e não demorou muito para os atores estamparem capas de revistas. O sucesso foi tão grande que suas versões para Clark Kent e Lois Lane é um dos casais mais lembrados no mundo das séries. A atriz, inclusive, é considerada por muitos fãs do homem de aço a melhor versão da jornalista em live action.
Quando a segunda temporada estreou, foi apresentado mais sobre a mitologia do Superman. Lex Luthor foi o grande vilão durante toda a série, mas com a introdução de outros inimigos que veio a ascensão definitiva. Metallo, Toyman e Intergangue acabaram fazendo suas aparições no decorrer do show.
Com a descoberta de Lois no final daquele ano da verdade sobre Clark, a expectativa pelo casamento deles foi grande. Esse foi o fator decisivo para a terceira temporada ser um fenômeno de público e crítica. A ABC, pegando o embalo, divulgou diversas vezes o evento, que só veio a acontecer no último ano.
Os personagens secundários também tiveram seus merecidos destaques. O marrento Perry White, chefe da dupla, fez sucesso com seu mau humor e também suas cenas ao lado do fotógrafo Jimmy Olsen. Na primeira temporada ainda teve a presença de Cat Grant, uma colunista do Planeta Diário que dava asas para Clark. A personagem foi vista em outras produções, como Smallville e mais recentemente nas duas primeiras temporadas de Supergirl.
O fim da série e um possível revival.
Lois & Clark chegou, ao fim no dia 14 de junho de 1997, após 87 episódios. Até hoje o motivo de seu cancelamento ficou subentendido, afinal de contas a história chegou ao fim com um baita cliffhanger.
Há quem defenda a ideia da gravidez de Teri Hatcher na época ter sido um dos fatores primordiais, que implicaria em uma demora para a produção de uma nova temporada. Entretanto, a série já não estava mais obtendo os mesmos índices que anteriormente. Tendo a marca registrada de ser exibida nas noites de domingo, a atração passou para os sábados em sua reta final.
Em 2017, Dean Cain e Teri Hatcher participaram de uma convenção na Austrália. Na ocasião, o ator revelou seu desejo para um possível revival. Para quem não se lembra, a série chegou ao fim com casal se deparando com um bebê na porta da casa deles. O intérprete do homem de aço defende a ideia de mostrar a vida dos dois após vinte anos, em forma de um desfecho mais digno.
DC pra sempre!
[spacer height=”10px”]
Os dois atores foram vistos anos depois em novas produções da DC Comics na TV. Dean fez uma participação especial em Smallville, na pele de um vilão. Já Teri fez uma rápida aparição na temporada final, como a mãe de Lois Lane interpretada por Erica Durance.
Continua após a publicidade
Recentemente eles também tiveram papéis de destaque em Supergirl. O ator interpreta de forma recorrente Jeremiah, pai adotivo de Kara. Já a veterana deu a vida a rainha Rhea, a grande vilã da segunda temporada.