Maid: Por que Alex fez certo em não namorar Nate

Fãs chegaram a torcer para Alex ficar com Nate em Maid, mas eis uma justificativa para que isso não acontecesse.

Maid Netflix Nate
Imagem: Divulgação.
Continua após publicidade

Embora às vezes fosse frustrante ver Alex rejeitar as ofertas de Nate para ajudá-la em Maid, no final das contas, a mãe solteira fez a escolha certa para si mesma. Isso, sem mencionar sua filha Maddy.

Continua após publicidade

A minissérie da Netflix é um olhar exaustivo sobre as lutas da protagonista Alex (Margaret Qualley). Ela é uma jovem mãe com poucos recursos que tenta desesperadamente sair de um relacionamento tóxico e abusivo com seu namorado Sean (Nick Robinson). Juntos, eles têm uma filha em idade pré-escolar, Maddy (Rylea Nevaeh Whittet).

Inspirada nas memórias de Stephanie Land, publicadas no livro “Maid: Hard Work, Low Pay e a Mother’s Will to Survive“, a minissérie da Netflix, Maid, tem personagens complexos e identificáveis. Incluindo o fácil de desprezar Sean. No entanto, um dos homens menos obviamente problemáticos da série é Nate (Raymond Ablack). Alex o conhecia de sua vida antes de se envolver romanticamente com Sean.

Continua após publicidade
Continua após publicidade

Dessa forma, flashbacks revelam que Nate tinha uma queda por Alex naquela época. Então, rapidamente se torna óbvio que sua paixão por ela persistiu ao longo dos anos.

Nate insiste repetidamente em ajudar Alex em Maid, e eventualmente revela seu desejo de iniciar um relacionamento romântico – ou pelo menos sexual -, enquanto ela está dormindo em sua casa. Como um homem bem-sucedido, gentil e estável, ele parece um parceiro perfeito, então, por que Alex o recusa repetidamente?

Continua após publicidade
Nate Netflix Maid
Imagem: Divulgação.

Fez sentido Alex rejeitar Nate em Maid

Embora seus motivos possam ter sido dignidade ou orgulho (ela obviamente estava atraída por ele também, então, não foi uma falta de interesse mútuo), ela fez a escolha certa ao não insistir nada com ele. Nate provavelmente não estava no momento certo para começar um novo relacionamento, mas também, fundamentalmente, não via Alex como uma igual.

Continua após publicidade

Leia também: Revelado se Maid terá 2ª temporada na Netflix

O problema com Nate em Maid da Netflix é que ele explora um equilíbrio de poder desigual com Alex. Inicialmente, suas intenções parecem puras. No entanto, no episódio 7, “String Cheese“, ele inadvertidamente revela suas atitudes tóxicas internas em relação a ela.

Continua após publicidade

Depois que ela o rejeitou várias vezes, ele usa a oportunidade de ela ficar em sua casa (o que ela só faz porque não tem outro lugar para ir) para tentar cortejá-la, eventualmente a convidando para sair. Alex aponta, com razão, que “não é uma situação igual entre eles.” Em vez de reconhecer a pressão que está colocando sobre ela nessa circunstância, ele responde: “Não me importo com essas coisas”, negando-lhe completamente qualquer culpa na situação, incapaz de ver além de sua própria perspectiva.

Continua após publicidade
Maid Netflix
Imagem: Divulgação.

Nate e Sean, no fim das contas…, tem o mesmo comportamento?

Embora ele use um conjunto de modos diferente, o comportamento de Nate em Maid é semelhante ao de Sean. Digamos, no sentido de que ele exerce seu poder como um meio de controle.

Continua após publicidade

Ele manipula emocionalmente Alex várias vezes na série. E até a expulsa na rua quando ela não atende suas expectativas (embora ela tenha quebrado sua confiança por ficar fora de casa a noite toda, deixando sua filha sob seus cuidados). Sem dúvida, a maior diferença é que Nate é, em sua essência, bem-intencionado. Claramente, ele quer mergulhar e salvar Alex de sua situação atual e desesperadora. O problema é que ele é incapaz, ou talvez apenas não queira, ouvir o que ela realmente quer.

No final, Alex precisava terminar seu relacionamento com Nate para seu próprio crescimento pessoal. Em vez de trocar um homem de quem ela dependia por outro, Alex consegue – eventualmente – entrar no caminho certo para ser genuinamente autossuficiente.

Dessa forma, no final de Maid, Alex deixa Fisher Island, Washington, sendo capaz de perseguir seus sonhos e ambições ao frequentar a faculdade de redação – e seu futuro certamente parece ser brilhante.

E então, você também acha que Alex fez certo em relação a Nate?