Manifest: eis o real motivo dos chamados na série
Manifest finalmente vai explicando os seus mistérios. O público já vislumbrou o que são o Chamados e, agora, explicamos tudo.
Desde a primeira temporada de Manifest, os passageiros do voo 828 seguiram os chamados sem realmente saber seu verdadeiro propósito ou de onde vêm essas visões. Tudo isso muda na quarta temporada, parte 1, quando Olive (Luna Blaise) e Cal (Ty Doran) descobrem o mistério. Aqui está tudo o que aprendemos sobre os Chamados de Manifest.
[Alerta de spoiler: a história a seguir contém spoilers de Manifest Temporada 4, Parte 1.]
Chamados explicados
Depois que o voo 828 voltou em novembro de 2018, muitos passageiros – incluindo Michaela (Melissa Roxburgh), Ben (Josh Dallas) e Cal (Jack Messina/Ty Doran) – tiveram visões, vozes e fortes sentimentos que os levaram a fazer várias coisas. Por exemplo, um Chamado levou Michaela a resgatar duas meninas sequestradas. Os chamados geralmente são vagos, então os passageiros tendem a interpretá-los mal no início. No entanto, com o passar das estações, os passageiros se acostumaram a seguir as pistas dadas em Callings.
Leia também: Manifest já revelou grande segredo, mas fãs não perceberam
No início, acreditava-se que os chamados eram um efeito colateral do Dark Lightning que o vôo 828 encontrou quando desapareceu. No entanto, na 4ª temporada, os passageiros descobrem que os chamados são enviados por um poder superior da consciência divina.
O que é a consciência divina?
A descoberta de Cal e Olive ocorre quando eles reúnem todas as pistas que reuniram no mistério do voo 828 até agora. Isso inclui coisas como o diário de Al-Zuras, a bússola e as cartas de tarô. Eventualmente, eles encontram a frase latina para “consciência divina” escondida dentro da bússola. Muitas das pistas começam a brilhar, e Cal finalmente percebe para onde ele e o vôo 828 desapareceram: eles estavam dentro do brilho – também conhecido como dentro da consciência divina.
De acordo com o programa, alguém que está ligado à consciência divina tem uma compreensão profunda de tudo. Assim, os passageiros já sabem o que vai acontecer na Data, mesmo que não percebam. Capitão Daly (Frank Deal) e Fiona Clarke (Francesca Faridany) ainda estão dentro da consciência divina. Daly não quer ir embora porque se sente seguro e calmo lá e como se tivesse todas as respostas.
Por meio de experimentos e varreduras cerebrais em Cal, Saanvi (Parveen Kaur) também descobre que os chamados são, na verdade, memórias da consciência divina. O poder superior – presumivelmente Deus – envia Chamados aos passageiros por meio de uma “frequência divina”, conforme registrado na caixa preta do voo 828. Com essas “memórias”, os passageiros podem prever o que acontecerá em uma situação e agir de acordo. Cal prova isso ao revelar que sabia que o detonador não iria explodir quando Angelina tentou explodir a fazenda.
As pessoas podem criar seus próprios chamados usando o Omega Sapphire
A maioria dos chamados ocorre em momentos imprevisíveis. No entanto, Olive e Saanvi descobrem que a safira – muitas vezes chamada de “assinatura de Deus” – pode desencadear um chamado. A Major (Elizabeth Marvel) tentou usar safira e choque elétrico para evocar Chamados nos passageiros detidos na 1ª temporada. Ela conseguiu evocar alguns, mas apenas com efeitos prejudiciais nos passageiros.
Leia também: A verdade por que Manifest virou uma obsessão na Netflix
Uma safira mais forte, conhecida como Omega Sapphire, poderia evocar Chamados com mais facilidade. Segundo a mitologia, esta safira deu ao Oráculo de Delfos “poderes incalculáveis”. Angelina (Holly Taylor) prova isso quando rouba a safira e a usa para enviar chamados falsos para Ben e Michaela. Enquanto ela tiver esse poder, ninguém saberá quais Chamados são reais ou falsos, o que é perigoso.
Claro, há outra fonte de Omega Sapphire: Cal. Sua cicatriz de dragão brilha em azul com o mesmo poder. Como afirma a mitologia, o Dragão pode inclinar a balança do julgamento, o que significa que Cal pode salvar o mundo da destruição.
Qual é o propósito dos Chamados em Manifest?
Em última análise, o propósito dos chamados dos passageiros é ajudá-los a parar o apocalipse. Como aprendemos na 4ª temporada, a Data da Morte é para todos, não apenas para os passageiros. Tudo o que os passageiros fizeram até agora levou ao apocalipse – está tudo conectado. Os passageiros responderam a chamados que provaram que muitos deles não correm o risco de afundar o bote salva-vidas. Agora, é hora dessas pessoas encontrarem uma maneira de impedir que Angelina traga destruição ao mundo.