Manifest excluiu personagem do final que era importante
Fãs podem não se lembrar de um personagem da primeira temporada de Manifest, mas ele foi esquecido no final e ele era importante.
Manifest, na Netflix, segue os passageiros do voo 828, quando eles partem da Jamaica em abril de 2013 e, de alguma forma, contra a lógica, voltam para casa em novembro de 2018. Eles desembarcam, sem nenhuma explicação para o que aconteceu. Isso porque, de sua perspectiva, absolutamente nada de incomum aconteceu a bordo.
No entanto, como alguém poderia suspeitar, retornar a uma vida em que se presumia que você estava morto – permitindo que seus entes queridos seguissem em frente sem você – não é fácil.
Isso é exatamente o que acontece com Michaela Stone (Melissa Roxburgh), que descobre que seu namorado e futuro noivo Jared (J.R. Ramirez) se casou com sua melhor amiga, Lourdes (Victoria Cartagena). Rapidamente, essa situação se resolve, terminando com a saída rápida de Lourdes e o fechamento da situação.
Mas a série tem uma história que não conseguiu resolver. E ela ocupou muito mais tempo do que previsto. A história também teve um impacto muito maior na primeira temporada e acabou sem um final: trata-se do personagem Danny (Daniel Sunjata).
Danny em Manifest
Quando Ben Stone (Josh Dallas) volta para casa com o filho Cal (Jack Messina), ele descobre que sua esposa Grace (Athena Karkanis) também criou uma nova vida para si mesma em sua ausência com a filha Olive (Luna Blaise)… e seu namorado Danny.
Por meio de flashbacks, descobrimos que Danny e Grace tiveram um relacionamento na maior parte do tempo em que Ben e Cal estiveram fora.
Leia também: Como Manifest pode continuar além da 4ª temporada
Então, quando o avião retornou, Danny estava praticamente morando com Grace e Olive. Ele decidiu que deveria ir embora, pois podia ver o quão complicada a situação havia se tornado. Ben e Grace rapidamente retomam de onde pararam, bem, tanto quanto possível. O que é apenas um pouco complicado, pelo ciúme de Ben sobre os sentimentos persistentes de Danny, e os de Grace por ele.
Dito isso, Grace é dedicada a Ben, com quem ela tem quase uma década de história, e ela quer lutar por seu casamento. No final, é Olive quem tem mais dificuldade em deixar Danny ir.
Em seus anos como uma unidade familiar, Danny tornou-se pai de Olive. Então, enquanto Grace escolhe Ben no final da primeira temporada, todos os envolvidos concordam que Danny e Olive devem continuar seu relacionamento. Só que isso nunca se concretiza.
O que aconteceu com Danny após a primeira temporada de Manifest?
Depois que a paternidade do bebê é revelada por Grace recebendo chamados em Manifest, o nome de Danny não é mais mencionado novamente. Para todos os efeitos, ele não existe mais, tendo sido completamente apagado do passado de Grace e Olive.
Isso é muito frustrante, principalmente pelo longo tempo que a primeira temporada dedica ao personagem e sua complexa ligação com a família. A série tratou como grande o relacionamento de Danny e Olive. E, se fosse o caso da indisposição do ator, a série poderia ao menos mencioná-lo, como vemos/ouvimos bastante sobre o pai de Ben e Michaela.
Parece uma completa perda de tempo, olhando para trás, depois que a serie acabou. Simplesmente porque Danny não acrescentou nada à série.
A história de Danny poderia contribuir para fortalecer o casamento de Ben e Grace, mas serviu apenas como uma complicação. E ele teve um envolvimento sério com Grace, a ponto de que eles quase tiveram um filho juntos, se não fosse pelo abordo espontâneo.
Tudo bem que a presença de Danny diminuiu a importância da relação de Ben e Olive, então provavelmente por isso que ele não voltou. Mas Danny ajudou o desenvolvimento de Olive na primeira temporada enquanto ela lutava com o retorno repentino dos passageiros.
Sua ausência torna-se inexplicável na série
Como tal, não sabemos o que acontece com Danny no final de Manifest. Mas, ainda mais desconcertante do que seu desaparecimento após a primeira temporada, é não revisitar o personagem de forma alguma durante a temporada final.
Após a morte de Grace e o sequestro de Eden – nas mãos da vilã Angelina (Holly Taylor) -, Ben é consumido por sua dor e sua busca por Eden. Com isso, Olive e Cal (Ty Doran) ficam sem nenhum dos pais.
Então, na Parte 2 da 4ª temporada, Ben e os outros passageiros são presos no Centro de Detenção, deixando seus filhos sozinhos após a morte de Zeke (Matt Long). Quando Ben escapa, ele decide voltar, fazendo a difícil escolha de ignorar as dificuldades de sua família.
Tudo para tentar evitar que o bote salva-vidas dos passageiros afunde. Portanto, Manifest perdeu a chance de visitar Danny nessas ocasiões. Principalmente porque a série fez questão de revisitar momentos e personagens de temporadas anteriores à medida que os episódios avançavam até a data de morte.
Leia também: Manifest: 4ª temporada matou personagem e fãs não viram
Danny estava totalmente apaixonado por Grace e considerava Olive sua filha. Como ele explica no início da primeira temporada, ele poderia lidar com a perda de Grace de sua vida, mas não poderia perder seu relacionamento com Olive. Então, é desconcertante que nenhuma dessas ocasiões traga Danny de volta à vida de Olive.
Ela é forçada a intervir quando Ben e Michaela são arrastados para o Centro de Detenção, tornando-se essencialmente a mãe de Eden. Além disso, ela tem que trabalhar para manter a casa, pois Cal não pode sair em público, então não é reconhecido.
Foi um furo e tanto para Manifest!