Marselha em Perigo é uma história real? Eis a verdade da série
Marselha em Perigo tem feito barulho na Netflix e, com isso, muitos estão preocupados com o que acontece e se teremos 2ª temporada.
A série francesa da Netflix, “Marselha em Perigo”, é uma mistura de ação e tramas criminosas eletrizantes que explora a clássica história de policiais contra criminosos, situada na pitoresca Marselha, uma cidade saturada de atividades ilícitas. Originalmente intitulada “Pax Massilia,” que se traduz vagamente como Paz em Marselha, a série mergulha na realidade por trás do esforço dos policiais marselheses para impedir que a cidade afunde sob a ameaça da violência das gangues de drogas.
Com foco principal na ascensão de um senhor do tráfico na cidade, a história segue um Capitão de Polícia não convencional e sua equipe, dispostos a fazer o que for preciso para manter a cidade segura. No entanto, quanta realidade está por trás da representação violenta de Marselha, suas perigosas ruas e as experiências dos policiais?
“Marselha em Perigo” é uma história verdadeira?
“Marselha em Perigo” não é baseada em uma história verdadeira. A série é totalmente uma obra de ficção criada por Kamel Guemra e sua equipe criativa para apresentar uma narrativa envolvente embalada em um thriller de ação e crime. Portanto, a maioria dos incidentes e personagens explorados na série são puramente fictícios e servem ao único propósito de conduzir a narrativa. No entanto, para trazer uma história crível sobre crime que cativasse a atenção do público, a série inevitavelmente precisou ter alguma base na vida real.
Leia mais sobre “Marselha em Perigo”:
- Marselha em Perigo: conheça a série de ação que já é sucesso na Netflix
- Uma Família Quase Perfeita é uma história real? Eis a verdade
- Por que Cangaço Novo é a série do momento no Prime Vídeo
Embora parte disso se resuma a clichês, que rotulam a cidade por seu histórico criminal, uma criminalidade geralmente amplificada parece seguir Marselha. De fato, de acordo com a France24, no último ano de 2023, a cidade viu um aumento nas taxas de homicídios, com 36 pessoas perdendo a vida como resultado direto de guerras de gangues nos primeiros oito meses do ano.
Portanto, a série definitivamente se inspira um pouco na realidade nesse aspecto. No entanto, é crucial lembrar que, como uma série policial, a história está destinada a destacar os perigos da cidade em um grau ampliado. Por esse motivo, a série também tenta mostrar o outro lado de Marselha para pintar um quadro o mais autêntico possível.
No final das contas, por mais envolvente que seja a narrativa de “Marselha em Perigo”, ela é apenas uma história fictícia composta por elementos fictícios. Fora de sua representação autêntica de Marselha, que também se confunde sob convenções de gênero às vezes, a série tem pouca ou nenhuma base em pessoas ou eventos reais.