Missa da Meia Noite, final explicado e resumo da série

Tudo sobre o final de Missa da Meia Noite.

Missa da Meia Noite final

Missa da Meia Noite é o terceiro projeto de Mike Flanagan para a Netflix depois de ‘The Haunting of Hill House’ e ‘The Haunting of Bly Manor’. Essa, no entanto, é uma série inegavelmente densa que explora temas como existência, fé, morte, vida após a morte. E ainda, sobriedade, amor e islamofobia. Mas ainda, é incrivelmente compulsiva para assistir.

Continua após publicidade

A história gira em torno da comunidade católica que vive na remota Ilha Crockett, onde a vida passa por mudanças significativas após a chegada do novo e enigmático padre Paul (Hamish Linklater). Seu zelo e seriedade atraem as pessoas de volta à igreja. E quando verdadeiros milagres começam a acontecer por toda a ilha, a fé da maioria dos residentes passa por uma reformulação completa. Pensando na dúvida dos fãs, trouxemos todos os spoilers e, ainda, explicamos o final de Missa da Meia Noite.

Continua após a publicidade

História da série Missa da Meia Noite

A série começa quando Riley Flynn (Zach Gilford) retorna para Crockett Island ou Crock Pot (como os residentes carinhosamente chamam a ilha). Tudo isso, depois de cumprir quatro anos de prisão por matar uma jovem enquanto dirigia sob a influência de álcool. Antes do acidente, ele era um empresário rico e promissor que vivia em Chicago. Mas agora, ele é um assassino condenado em liberdade condicional que não tem nada além de pesadelos para atormentá-lo pelo resto de sua vida. Dessa forma, as pessoas da ilha estão bem cientes do que ele fez. E, imediatamente após sua chegada, Riley se torna um pária social.

Continua após publicidade

Riley não é o único residente que foi forçado a retornar à Ilha Crockett. Erin Greene (Kate Siegel), namorada de infância de Riley, deixou a ilha para escapar de sua mãe emocional e fisicamente abusiva e se casou com alguém que era uma versão da dita mãe, igualmente cruel e abusiva. Agora, ela está de volta, morando na mesma casa que antes dividia com sua mãe e trabalhando como professora na escola de sua mãe.

Leia também: De onde você conhece o elenco de Missa da Meia Noite

A Ilha de Crockett tem uma população esparsa de 127 pessoas. A indústria local mais significativa é a pesca, mas, alguns anos atrás, um derramamento de óleo a afetou catastroficamente. Muitos residentes cujas famílias vivem na ilha há gerações já partiram. Para todos os efeitos e propósitos, a comunidade da ilha está em marcha lenta para a morte, e todos os membros dela sabem disso. O xerife Hassan (Rahul Kohli) mudou-se para a ilha com seu filho Ali há algum tempo, na esperança de lidar com o falecimento de sua esposa e querendo dar a seu filho uma infância normal longe do racismo e da islamofobia da cidade. Mas essas coisas previsivelmente as encontram mesmo neste canto esquecido da América.

Continua após publicidade
Missa da Meia Noite final Netflix
Imagem: Divulgação.

A chegada de Padre Paul

O palco parece montado para a chegada de um salvador em Missa da Meia Noite. E é isso que o Padre Paul se torna para os habitantes locais. Ele afirma que a diocese o enviou como um substituto para seu velho pregador, Monsenhor Pruitt, depois que este adoeceu durante uma peregrinação a Jerusalém. Ele rapidamente conquistou a maioria dos membros de sua congregação com interpretações radicais das escrituras e sermões apaixonados. E isso se transforma em um fervor religioso completo quando os milagres começam a acontecer.

Leeza (Annarah Cymone), filha adolescente do prefeito Wade (Michael Trucco), de repente ganha a capacidade de andar novamente. Após passar vários anos em uma cadeira de rodas devido a um trágico incidente. Além disso, a mãe de Riley, Annie (Kristin Lehman), descobre que não precisa mais de óculos, enquanto as costas de seu pai (Henry Thomas) param de doer. As mudanças mais notáveis, no entanto, ​​acontecem com Millie, a mãe do médico do assentamento, Sarah Gunning (Annabeth Gish). Sua demência vai embora e ela gradualmente se torna décadas mais jovem.

Missa da Meia Noite revela que Monsenhor Pruitt se perdeu no deserto do Oriente Médio. Durante uma tempestade, ele encontrou uma caverna, dentro da qual ele encontrou uma criatura vampírica, que bebeu seu sangue e então o alimentou com seu próprio sangue. No dia seguinte, Pruitt descobriu que era jovem novamente. Ele então voltou para Crock-Pot com a Criatura, acreditando sinceramente que é um anjo e que ele poderia mudar a vida das pessoas com sua ajuda.

O final

No entanto, nem todos estão convencidos, mesmo pela exibição de milagres reais e tangíveis. Riley, que se tornou ateu durante seu tempo na prisão, continua a questionar a veracidade dos milagres. Ele é transformado em um ser vampírico pela Criatura, mas escolhe se expor ao sol e morrer na frente de Erin para que ela saiba o que ela e os outros estão enfrentando.

No final da temporada, a turba transformada liderada por Bev Keane (Samantha Sloyan), uma fanática religiosa e ajudante do Padre Paul, sai pela cidade matando não-crentes. O Padre Paul se arrepende de suas ações. Erin orquestra a morte da Criatura, e Leeza encontra uma maneira de sair da ilha com Warren (Igby Rigney), irmão de Riley.

Missa da Meia Noite Netflix
Imagem: Divulgação.

Por que Leeza não consegue sentir as pernas por mais tempo?

Leeza começou a usar uma cadeira de rodas depois que Joe Collie (Robert Longstreet) acidentalmente atirou nela enquanto estava bêbado. Seus pais desde então quase faliram, tentando encontrar um tratamento para ela. Então, quando a pedido do Pai Paul, Leeza começa a andar, a família começa a pensar que Deus realizou o milagre por meio de seu pregador. Nos dias subsequentes, o prefeito Wade e sua esposa se envolveram profundamente em esconder a verdade sobre o padre Paul dos outros membros da congregação.

Isso continua em Missa da Meia Noite mesmo depois de testemunharem que o padre Paulo fica horrivelmente doente às vezes, bebe sangue e se queima sempre que é exposto ao sol. Eles e Bev convencem os outros paroquianos a assistir às missas à meia-noite. Eles sabem que o bem-estar de sua filha está ligado ao Padre Paulo e agem como seus cúmplices sem reservas. Como todos os outros na congregação, Leeza bebe o sangue da Criatura, acreditando que é o vinho que representa o Sangue de Cristo. O sangue da entidade parece ter a propriedade de reparar danos às células. Sua lesão na coluna está curada e Leeza descobre que pode usar as pernas novamente.

Leia também: Missa da Meia Noite é familiar por intrigante razão

Leeza e Warren estão entre as poucas pessoas que não morrem durante o suicídio/massacre na Páscoa. Como resultado, eles não passam pela ressurreição ou se tornam seres vampíricos. Então, na manhã seguinte, quando a luz do amanhecer transforma quase todos em cinzas, ela e Warren permanecem ilesos em seu barco. É quando ela diz a Warren que não consegue sentir as pernas, o que implica que algo aconteceu que fez seu corpo voltar ao estágio anterior. Isso provavelmente está relacionado à Criatura, que foi vista pela última vez fugindo da ilha, tentando vencer uma corrida para o continente contra o sol. O sol aparentemente o alcançou e libertou Leeza da influência de seu sangue.

O Padre Paul e a Dra. Sarah estão conectados?

Missa da Meia Noite revela no episódio final que Monsenhor Pruitt é o pai biológico da Dra. Sarah Gunning. Ninguém, exceto Pruitt e Millie, sabia a verdade. Nem mesmo o marido desta. Dessa forma, eles mantiveram isso em segredo todos esses anos. Eliminando resolutamente qualquer demonstração de sentimentos românticos um pelo outro. Retornando como Padre Paul, Monsenhor Pruitt visita regularmente Millie para oferecer uma missa pessoal para ela, alimentando-a com o sangue da Criatura. E logo, Sarah percebe que sua mãe está envelhecendo para trás. No momento do episódio final, Millie parece pelo menos tão jovem quanto o Padre Paul.

Enquanto a rápida multidão de seres vampíricos se alastra, Padre Paul finalmente reconhece sua loucura. Assim, ele admite para Millie que trouxe a Criatura para a ilha para ter outra chance com ela e Sarah. Ele diz a ela que se ela tivesse perguntado, ele teria deixado a igreja com prazer. Millie responde dizendo que eles teriam destruído quatro vidas, incluindo a de Sarah e de seu falecido marido, se tivessem feito isso. Embora o padre Paul conte a Sarah a verdade sobre o relacionamento deles antes que ela seja mortalmente baleada, ela se recusa a beber seu sangue. Então, acentuando mais uma vez para o padre Paul a destruição total que sua boa intenção causou.

Como o resto dos ilhéus transformados, o Padre Paul e Millie subsequentemente esperam o sol nascer. O corpo de sua filha morta jaz imóvel ao lado deles. Padre Paul tira o colarinho sacerdotal, optando por estar com a mulher que ama nos momentos finais de sua vida.

Missa da Meia Noite
Imagem: Divulgação.

A criatura/anjo morreu no final de Missa da Meia Noite?

Sim, a criatura ou o anjo provavelmente está morto. A última vez que o público vê a Criatura, ela está tentando desesperadamente voar para longe da ilha. Em seus momentos finais, Erin esfaqueia as asas de morcego da Criatura várias vezes, criando vários buracos na membrana fina. Então, quando ele tenta voar para longe, ele descobre que não pode voar tão fácil ou rapidamente como antes.

Ele tenta encontrar um abrigo na ilha antes do amanhecer, mas com todas as casas queimadas, não tem escolha a não ser tentar voar para o continente, que fica a 30 milhas de distância, antes do amanhecer. Como mencionado acima, ele provavelmente perde a corrida contra o sol e se transforma em cinzas. Sua morte fica implícita quando Leeza diz a Warren que não consegue sentir as pernas.

Criador do Mix de Séries, atua hoje como redator e editor chefe do portal. Especialista em SEO e construção de textos para internet, também atua como webwriter com foco em textos para o Google. Autor na internet desde 2011, passou pelos portais TeleSéries e Box de Séries. Fã de carteirinha de Friends, ER e One Tree Hill, é aficionado pelo mundo dos seriados. Também é fã de procedurais, sabendo tudo sobre o universo das séries Chicago, Grey's Anatomy, e séries de sucesso como La Casa de Papel e Lucifer. Também é fã da DC Comics, e acompanha produções inspiradas em personagens da editora, como Titans e até o mais recente produto da editora, Sweet Tooth.