Missão Impossível: ordem certa e onde assistir os filmes

Missão: Impossível é um marco no cinema de ação. Com um novo capítulo saindo em breve, listamos a ordem e como assistir a todos os filmes.

Missão Impossível

Em um mundo perfeito, Missão: Impossível 7 seria lançado no verão de 2021, mas como os fãs da franquia sabem, nada sai conforme o planejado. Nem tudo são más notícias, porque agora temos tempo para assistir Tom Cruise em todos os filmes de Missão: Impossível. Tudo isso enquanto aguardamos o lançamento do MI7 em julho de 2023.

Continua após publicidade

Tudo começa o com o lançamento do primeiro sucesso do agente Ethan Hunt e seu grupo de hackers especialistas, agentes e funcionários do governo em 1996. Chegamos, então, até a aventura mais recente da saga. Com isso, fornecemos um rápido resumo de como você pode assistir a todos os filmes de Missão: Impossível

Missão: Impossível (1996)

Quando uma operação em Praga leva à morte de quase todos os membros de uma equipe da Força da Missão Impossível, o único membro sobrevivente, Ethan Hunt (Tom Cruise), torna-se o principal suspeito de sua agência. O thriller de espionagem de Brian De Palma segue o agente reunindo uma equipe de párias para encontrar a pessoa, ou as pessoas, responsáveis ​​por incriminá-lo. 

Continua após publicidade

Leia também: Top Gun 1 Ases Indomáveis: onde assistir e tudo sobre o filme

Missão: Impossível pode ser considerado o título mais puxado para o thriller e menos para a ação. Típico de Brian De Palma, o primeiro filme da saga é uma criatura diferente no meio de suas continuações. É, também, um filme de seu tempo, como comentaremos a seguir. Assim, não nega suas origens noventistas, assim como a sequência, o segundo da série, é o puro suco dos anos 2000.

Você pode assistir ao primeiro filme na Star+ e na Amazon Prime Video.

Missão: Impossível 2 (2000)

Quando um agente desonesto do FMI chamado Sean Ambrose (Dougray Scott) rouba um vírus mortal com planos de liberá-lo no mundo, antes de vender o antídoto para o maior lance, Ethan Hunt monta uma equipe composta por seu velho amigo Luther Stickell (Ving Rhames) e a notória ladra Nyah Nordoff-Hall (Thandiwe Newton) para impedir uma pandemia global.

Continua após publicidade

Embora não seja um filme tão redondinho quanto seu antecessor, Missão Impossível 2, de John Woo, é um espetáculo de ação com algumas das acrobacias mais difíceis de acreditar na época de seu lançamento.

Assim como o primeiro trazia elementos que eram muito característicos do Cinema de De Palma e dos anos 1990, Missão: Impossível 2 é a cara de John Woo. Além disso, sua estética, as sequências de ação e a ameaça (vírus mortal) resumem bem o que era feito na famigerada década de 2000.

A sequência também pode ser assistida na Star+ e na Amazon Prime Video.

Continua após publicidade

Missão: Impossível 3 (2006)

Missão: Impossível 3 começa a provar um fato: Tom Cruise e os estúdios não querem que a série se torne apenas uma saga escapista de ação. Para isso, contratam novamente um ótimo diretor. A preocupação com o comando da franquia se mostra válida, pois o terceiro capítulo acerta em cheio, além de sintetizar, mais uma vez, o Cinema de ação da época em que foi feito.

O terceiro filme segue Ethan Hunt quando sua aposentadoria do serviço de campo é interrompida para rastrear um corretor de armas e informações, Owen Davian (Philip Seymour Hoffman), antes que ele possa vender “The Rabbit’s Foot”, um objeto mortal e misterioso que poderia matar milhões.

Para piorar as coisas para Hunt e sua equipe, que inclui o retorno de Luther Stickell e o recém-chegado ao FMI Benji Dunn (Simon Pegg), o trabalho fica pessoal quando a noiva de Ethan, Julia Meade (Michelle Monaghan), se torna parte do plano do maníaco Davian.

Leia também: Crítica: Reacher é a série do Prime Video que você precisa assistir

Novamente, vemos uma síntese do que vinha sendo produzido na época. Missão: Impossível, portanto, se solidifica como um documento histórico, uma franquia de ação que cresce e, principalmente, se modifica de acordo com o tempo. Um novo filme, um novo estilo e mais um acerto.

Assim como os demais, você pode assisti-lo no Star+ e na Amazon Prime Video.

Missão: Impossível — Protocolo Fantasma (2011)

A franquia Missão: Impossível alcançou novos patamares com o esforço Protocolo Fantasma, de Brad Bird, em 2011. Quando Ethan Hunt e o resto de sua equipe do FMI são acusados ​​de um bombardeio no Kremlin durante uma de suas investigações, o grupo de espiões de primeira linha é forçado a trabalhar por conta própria (e evitar a captura), enquanto persegue uma figura misteriosa chamada “ Cobalt” (Michael Nyqvist), antes que ele possa usar códigos de lançamento nuclear para trazer caos e destruição ao mundo. 

Preenchido com uma façanha insana atrás da outra, a quarta parte da franquia mostra mais uma vez o quão longe Tom Cruise está disposto a se esforçar por causa de um filme. Especialmente ao escalar o Burj Khalifa em Dubai. Brad Bird, por sua vez, experiente em animações, comprova seu talento no comando de live actions ao trazer um filme maior em escala e perigoso. É o primeiro capítulo de um novo Missão: Impossível, mais arrojado e moderno.

Assista-o no Star+ e na Amazon Prime Video.

Missão: Impossível — Nação Secreta (2015)

Dirigido pelo estreante da franquia Christopher McQuarrie, Missão: Impossível – Nação Secreta segue Ethan Hunt e sua pequena equipe de agentes do FMI, quando são encarregados do impossível: provar a existência da misteriosa organização conhecida como Sindicato e, ao mesmo tempo, impedir o líder do grupo antes que seja tarde demais.

Toda a situação fica ainda mais complicada com a chegada de Ilsa Faust (Rebecca Ferguson). Ela é uma agente do MI6 que trabalha disfarçada na organização terrorista e que não pode ser totalmente confiável para Hunt e sua equipe. O início da era McQuarrie da série, Nação Secreta, ajuda a estabelecer o que está por vir nos filmes subsequentes.

Ainda que tenha ficado um tanto apagado entre os outros filmes, Nação Secreta serviu para jogar a franquia na contemporaneidade de forma definitiva. McQuarrie trouxe a série para o estilo de ação que se faz hoje. Ao lado de filmes como John Wick, ajudou a moldar o gênero atual. 

O quinto capítulo pode ser visto também no Star + e na Amazon Prime Video.

Missão: Impossível — Efeito Fallout (2018)

Missão: Impossível – Efeito Fallout, o filme de maior sucesso da franquia até hoje. Ele mantém a maior parte da equipe do IMF, bem como conceitos e histórias iniciados vários anos antes. Lançado no verão de 2018 e mais uma vez dirigido por Christopher McQuarrie, o sexto filme da série segue Hunt e sua equipe, enquanto tentam descobrir plutônio roubado por ex-membros do Sindicato empenhados em trazer destruição total e completa para muitos dos pilares culturais do mundo.

Leia também: Elenco de Stranger Things: guia completo dos atores

Fallout tem algumas das sequências de ação mais bem orquestradas do Cinema e traz a franquia em seu ponto mais maduro. Henry Cavill faz um par excelente a Tom Cruise e a trama realmente engaja. Principalmente porque traz um forte elemento humano e emocional ao cerne de tudo. 

O último filme da franquia até então pode ser visto também no Star+ e na Amazon Prime Video.

Jornalista, curioso e viciado em cultura. Escreve há quase 10 anos no Mix e Six Feet Under é sua série favorita.