Mix Lista: 6 séries que arruinaram a carreira de seus atores

Após um papel de grande popularidade, pode ser complicado para um ator continuar uma carreira bem-sucedida. O interprete se funde ao personagem e o público passa a enxergá-lo como um só. Os trabalhos “pós-série” vão ficando mais escassos e medianos, e quando menos se espera, aquele ator queridinho que ocupava o destaque nas telas desaparece quase completamente.

Pensando nisso, o Mix Lista de hoje reuniu alguns programas televisivos com personagens tão icônicos e reconhecidos que acabaram por abalar a carreira dos atores que os interpretaram:

Continua após a publicidade

1. Dawson’s Creek – James Van Der Beek

Imagem: Sony Pictures Television

Esse fato até virou piada em Don’t Trust the B**** in Apt. 23. Na comédia, James interpreta ele mesmo como um ator rico e egocêntrico com dificuldades de fazer carreira após Dawson’s Creek. Na vida real, o protagonista do grande hit adolescente sofreu para se desvencilhar da imagem do jovem Dawson. “Aquilo me prendeu”, disse o ator em entrevista ao Buzzfeed em 2014. “Teve um período que foi frustrante, porque eu sempre me senti capaz de fazer coisas que não tinham nada a ver com Dawson”.

Van Der Beek não ficou desempregado após o fim da série, mas os papéis que ganhou não tiveram metade do sucesso, o que para ele não parece fazer muita diferença. “O tamanho do papel não importa para mim, enquanto tiver algo com que eu possa me conectar”. Bom, pelo menos ele está tranquilo nesse quesito.

2. Friends – David Schwimmer

Imagem: NBC

Todo o elenco de Friends – com exceção de Jennifer Aniston, que viria a se tornar figura carimbada nos filmes de comédia – teve problemas para fugir da sombra dos amigos. Alguns conseguiram trabalhos elogiados pela crítica após a sitcom, mas para David Schwimmer o caminho foi mais íngreme. “Queria me esconder e não ser visto,” contou Schwimmer, em entrevista, sobre a fama que estava recebendo pela série. O ator manteve-se abaixo do radar depois de Friends, inclusive recusando o papel principal em MIB – Homens de Preto, que foi entregue a Will Smith posteriormente.

Seu retorno à TV aconteceu em 2016 em American Crime Story.  O ator encarnou o patriarca da família Kardashian no drama criminal baseado em fatos reais. Isso foi dois anos atrás, o que o destino reserva para David é incerto.

Além dele, Matthew Perry também lutou durante a carreira, tendo problemas com álcool, medicamentos e projetos que não deram certo. Confira o texto detalhado do Mix contando sua jornada.

3. Buffy: A Caça Vampiros – Sarah Michelle Gellar

Imagem: The WB

Sarah Michelle Gellar foi um dos nomes mais reconhecidos dos anos 90 e inicio dos anos 2000, estrelando clássicos adolescentes como Buffy: A Caça Vampiros, Eu Sei o que Vocês Fizeram no Verão Passado, Segundas Intenções e etc. Depois de Buffy, porém, a carreira de Gellar parece ter dado uma esfriada. Não somente a atriz não conseguiu estrelar um novo hit na TV, como suas participações no cinema decaíram absurdamente. Seu último trabalho como atriz foi em 2016, em um piloto que serviria de continuação para Segundas Intenções. O piloto foi recusado pela emissora. Antes disso, seu último papel de moderado reconhecimento foi em Ringer, em 2012.

Hoje em dia Sarah Michelle Gellar deixou de ser uma celebridade para se tornar empreendedora. A atriz é co-fundadora da Foodstirs, companhia de produtos culinários e kits de cozinha.

4. Lost – Matthew Fox

Imagem: ABC

Por onde anda Matthew Fox? Esse parece que abandonou completamente a vida de ator. Depois de protagonizar Lost, Matthew Fox esteve em um ou outro filme de pouquíssimo destaque e em zero séries de TV. Seu último trabalho foi em 2015! Pouco ajudou para a carreira dele a denúncia de violência por parte de uma motorista de ônibus. Em 2011, a motorista Heather Bormann acusou formalmente Fox de agressão após o mesmo tentar entrar em um ônibus onde ocorria uma festa privada. Ao ser impedido pela motorista, Matthew Fox, bêbado, teria ficado nervoso e agredido-a com vários socos. A ação judicial contra o ator foi retirada alguns meses depois.

Como Johnny Depp está aí para provar que homens que batem em mulheres não perdem suas carreiras em Hollywood, é provável que Matthew Fox tenha sumido do mapa simplesmente por má escolha de papéis.

5. Smallville – Tom Welling

Imagem: The CW

“Eu precisei descobrir o que estava se passando na minha cabeça. Necessitava fazer alguns ajustes para voltar ao mundo real, e também compensar pelo tempo perdido,” contou Welling ao Buzzfeed sobre sua vida imediatamente depois de Smallville. Tom Welling viveu o Superboy por 10 anos, durante esse período apareceu em três filmes sem muito reconhecimento; fato que não ajudou a carreira do ator a decolar. A situação fica ainda pior se levar em consideração seus projetos pós-Smallville: todos os filmes (três ao todo) estrelados por Welling depois de 2011 não foram muito bem avaliados pela crítica. A Escolha (2016) tem 12% de aprovação no Rotten Tomatoes e 26% no Metacritic. Assim fica difícil…

Tom Welling se manteve longe da televisão por mais de cinco anos. Seu retorno aconteceu recentemente em Lucifer. Ainda é muito cedo pra dizer se o projeto vai vingar, muito menos dizer se a carreira de Welling vai renascer depois disso, mas a gente segue no aguardo.

6. Grey’s Anatomy – Ellen Pompeo

Imagem: THR/Divulgação

“Mas a Ellen Pompeo ainda está fazendo Grey’s Anatomy, como você pode dizer que a carreira dela já foi arruinada?”. Você pode se perguntar isso, com razão, mas há como comprovar que Grey’s Anatomy foi a última pá de terra na carreira de atriz de Pompeo. Vamos lá. O último filme que Ellen fez foi em 2005, isso é, praticamente 13 anos atrás (!). Sem ter atuado em NADA além de Grey’s em mais de uma década, fica muito difícil para Pompeo se recuperar após o fim da série. Apesar de ser a atriz mais bem paga da TV atualmente, a própria Ellen já disse ao THR que está entediada de atuar e que produção é onde estão suas forças criativas nesse momento.

Na nova temporada de Grey’s Anatomy, Ellen Pompeo terá seu papel como produtora, o que pode despertar na atriz uma vontade de trabalhar por trás das câmeras. Ellen, que recentemente lutou para ter o reconhecimento que merece no quesito salarial, poderia estar indo travar uma luta nos bastidores do ramo audiovisual – um sistema dominado majoritariamente por homens. Esperamos que ela ganhe.

Leia mais: 5 séries para você maratonar em apenas um dia na Netflix

1 comment

Add yours
  1. Avatar
    Julia Ventura 2 março, 2018 at 14:00 Responder

    Entendo que foi escolha do David Schwimmer não pegar nenhum papel, mas foi bem difícil assistir ele em American Crime Story e não pensar que em algum momento ele seria embuste como foi em Friends. Foi um papel que me fez pegar um pouco de raiva do ator, infelizmente.

Post a new comment