Ms. Marvel: quem é a heroína da série, história e poderes

Nova série do Disney Plus traz a heroína Kamala Khan: conheça quem é a Ms Marvel, história de origem e diferença dos quadrinhos.

Ms Marvel história

Ms. Marvel é uma nova série original Marvel Studios que chegará ao Disney + no dia 08 de junho de 2022. A trama introduz a personagem Kamala Khan (Iman Vellani), uma adolescente muçulmana americana que cresce em Jersey City.

Sentindo que não se encaixa na escola e às vezes até em casa, a garota sofre uma reviravolta em sua vida ao obter superpoderes como os heróis que ela sempre admirou.

Mas afinal, quem é a Ms. Marvel? Quais sãos seus poderes e quais as diferenças da personagem da série para os quadrinhos?

PUBLICIDADE
Ms Marvel história
Imagem: Divulgação.

A Ms. Marvel dos quadrinhos: quem é Kamala Khan?

Nas páginas da Marvel Comics, Kamala Khan era uma adolescente comum até que a exposição à Névoa Terrígena a transformou em uma Inumana.

Semelhante aos mutantes, os membros desta subespécie da humanidade que foram criados pelos experimentos genéticos dos Kree, normalmente possuem pelo menos um superpoder. Estes geralmente são adquiridos após o Inumano em questão passar por um processo de transformação conhecido como Terrigênese.

Quando Kamala experimentou, ela ganhou a habilidade de “embiggen”, o que significa que ela pode aumentar e estender seus membros. Uma das maneiras mais comuns que ela exerce seus poderes é através de seus punhos, permitindo que ela atinja seus oponentes com uma força tremenda.

Leia também: Obi-Wan Kenobi explica 9 mistérios de Star Wars Episódio IV

Normalmente, Kamala é vista alterando o tamanho de suas mãos em combate, mas isso está longe de ser a extensão de suas capacidades Inumanas. Ms. Marvel pode aumentar (ou diminuir) o tamanho de seu corpo inteiro de uma só vez, não muito diferente das habilidades de mudança de tamanho de Hank Pym e Scott Lang.

Além disso, seus poderes de mudança de forma permitem que ela altere completamente sua estrutura corporal, cabelo e características faciais, o que é útil quando são necessários disfarces. Uma habilidade adicional que a Sra. Marvel ostenta nos quadrinhos é um fator de cura.

Como a Ms. Marvel não tem durabilidade sobre-humana, ela pode morrer de uma ferida de bala fatal, mas seu fator de cura rápida pode consertar a maioria dos ferimentos.

Ms Marvel história
Imagem: Divulgação.

Série da Ms. Marvel mudou seus poderes

O trailer de Ms. Marvel já adiantou alguns detalhes, mostrando Kamala usando energia roxa cristalina em vez de seus poderes de alongamento de quadrinhos.

Enquanto uma cena mostra Kamala usando uma mão gigante que parece uma adaptação de seu soco “engrandecido”, é aí que as semelhanças terminam entre os poderes e origens da Ms. Marvel do MCU e seus colegas de quadrinhos.

Como os poderes do MCU para a Ms. Marvel não vêm de névoas terrígenas e genes inumanos, eles têm um alcance totalmente diferente. Além de usar seu punho clássico, Kamala também pode conjurar campos de energia para defesa, tiros ou até mesmo andar no ar. Isso tudo, no entanto, se deve ao fato de que a origem de seus poderes também é drasticamente diferente.

De acordo com um release oficial da Marvel Studios, a protagonista da nova série original da Marvel Studios para o Disney+ apresenta poderes diferentes de outros personagens do Universo Cinematográfico da Marvel. Ms. Marvel tem a capacidade de ampliar e diminuir partes do seu corpo, alongando os braços, mãos e pernas, aumentando sua capacidade física para combater os inimigos. Além disso, a protagonista apresenta uma força cósmica que a ajuda em todos os seus desafios. 

Mas é importante considerar o significado dessas mudanças. Por um lado, como a Ms. Marvel do Universo Cinematográfico Marvel pode não ter superpoderes reais, pode ser uma mudança um tanto decepcionante. Por outro lado, existem algumas boas razões pelas quais os poderes da Sra. Marvel foram alterados para o MCU.

Ms Marvel história
Imagem: Divulgação.

O motivo da mudança

Para a Marvel fazer ajustes tão grandes em um personagem dos quadrinhos que os fãs amam, faz sentido que o estúdio tenha muitas razões para fazê-lo.

Uma possível motivação são os efeitos especiais. Fazer com que seus ataques “engrandecidos” pareçam idênticos às mãos do personagem pode ser feito com CGI, mas seguir a rota do Lanterna Verde pode ser mais fácil. Há também a questão de como as habilidades de Ms. Marvel se comparam com suas co-estrelas em The Marvels.

Tanto a Capitã Marvel quanto Monica Rambeau contam com ataques de energia de alta potência. Dessa forma, como seus poderes são tão diferentes dos deles, uma Kamala precisa se destacar ao lutar ao lado de Carol Danvers e Monica. A versão MCU, no entanto, deve estar mais próxima de seus níveis de poder e ter uma conexão mais forte com eles.

A mudança de poder da Ms. Marvel evita um problema do filme do Quarteto Fantástico

Por todas as razões logísticas aparentemente sensatas, no entanto, os poderes alterados do MCU para a Ms. Marvel indignaram alguns. A principal das reclamações é o fato de que os poderes de Kamala dos quadrinhos desempenham um papel fundamental em sua jornada de autodescoberta e como ela navega pela vida como adolescente, sua cultura e sua identidade de super-herói.

Embora esses temas possam teoricamente permanecer no programa da Disney +, Ms. Marvel, os fãs estão certos em apontar que mudar os poderes de Kamala Khan simplesmente para atender às necessidades do MCU tira a especificidade de seu personagem, que é o que a tornou tão popular.

Imagem: Divulgação.

Em um nível ainda mais básico, é sempre difícil para leitores ávidos e espectadores de conteúdo original verem propriedades amadas alteradas para cinema e TV, muitas vezes aparentemente sem uma boa razão. Enquanto a maioria dos personagens da Marvel obteve traduções muito precisas em quadrinhos, as mudanças de poder da Ms. Marvel são muito mais significativas, o que parece estranho. Independentemente de como é recebido pelos fãs, no entanto, o programa Ms. Marvel da Disney + certamente atrairá muita atenção de uma forma ou de outra.

Ms. Marvel, portanto, estreia no Disney+ nesta quarta, 8 de junho.

Sobre o autor

Anderson Narciso

Editor-chefe

Criador do Mix de Séries, atua hoje como redator e editor chefe do portal que está no ar desde 2014. Autor na internet desde 2011, passou pelos portais Tele Séries e Box de Séries, antes de criar o Mix. Formado em História pela UFJF e Mestre em História da Saúde pela Fiocruz/RJ, Anderson Narciso se aventurou no mundo da criação de conteúdo para Internet há 15 anos, onde passou a estudar sobre Google, SEO e outras técnicas de produção para web. É também certificado em Gestão Completa de Redes Sociais pela E-Dialog Comunicação Digital, além de estudar a prática de Growth Hack desde 2018, em que é certificado. Com o crescimento do site, e sua parceria com o portal UOL, passou a atuar na cobertura jornalística, realizando entrevistas nacionais e internacionais, cobertura de eventos para as redes sociais do Mix de Séries, entre outros. Atua como repórter no Rio de Janeiro e São Paulo, e pelo Mix já cobriu eventos como CCXP, Rock in Rio, além de ser convidados para coberturas e entrevistas presenciais nos Estúdios Globo, Netflix, Prime Vídeo, entre outros. No Mix de Séries, com experiência de dez anos, se especializou no nicho de séries e filmes. Hoje, como editor chefe, é o responsável por eleger as pautas diárias do portal, escolhendo os temas mais relevantes que ganham destaque tanto nas notícias quanto nas matérias especiais e críticas. Também atua como mediador entre a equipe, que está espalhada por todo o Brasil. Atuante no portal Mix de Séries diariamente, também atende trabalhos solicitados envolvendo crescimento de redes sociais, produção de textos para internet e web writing voltado para todos os nichos.