Obi-Wan Kenobi explica 9 mistérios de Star Wars Episódio IV

A série Obi-Wan Kenobi do Disney + é uma carta de amor para os filmes prequel de Star Wars, mas também explica muitos dos mistérios criados em Uma Nova Esperança.

ObI-Wan Kenobi

A série Obi-Wan Kenobi chegou ao Disney+, apresentando uma história que não apenas aprimora a trilogia prequel, ms que também responde a muitos mistérios estabelecidos em Star Wars: Uma Nova Esperança.

Continua após publicidade

Dez anos após os eventos de Star Wars: A Vingança dos Sith, a série Obi-Wan Kenobi segue o ex-Mestre Jedi em sua missão de supervisionar a educação, segurança. E, eventualmente, seu treinamento de Luke Skywalker.

Dessa forma, Kenobi chega 17 anos após a última aparição de Ewan McGregor como o experiente e poderoso membro do Conselho Jedi. E o vê em seu ponto baixo depois de sentir que falhou tanto com Anakin quanto com seu antigo Mestre Jedi, Qui-Gon Jinn.

Continua após publicidade

A conexão de Obi-Wan Kenobi e os filmes Star Wars

As idas e vindas de Kenobi entre A Vingança dos Sith e Uma Nova Esperança têm sido um tópico de grande interesse por muitos anos. O que levou a Ewan McGregor retornar como herói titular em uma série de streaming. Embora a trilogia prequela de Star Wars certamente tenha seus problemas, seu elenco nunca foi um deles. Além disso, a visão geral das prequelas melhorou ao longo do tempo, mas algo nunca mudou. E isso é a apreciação do público de McGregor como Obi-Wan Kenobi.

Leia também: Crítica, Obi-Wan Kenobi começa tímida, mas não decepciona

Agora um trabalhador, Obi-Wan fez de tudo para permanecer escondido, enquanto também continua sua missão de proteger Luke Skywalker. Obi-Wan Kenobi agora está inseguro de si mesmo, mas ainda está sendo paciente, jogando a longo prazo para melhorar todos os Jedi restantes.

Os dois primeiros episódios da série Disney + adicionaram trabalho de base muito necessário, suavemente trazendo Obi-Wan de volta à vida do Jedi. E pronto para seu eventual duelo com Darth Vader. Obi-Wan Kenobi é agora uma ponte entre Star Wars: A Vingança dos Sith e o Star Wars original: Uma Nova Esperança, e já respondeu a uma série de perguntas que foram deixadas por Uma Nova Esperança.

Continua após publicidade

1 – Como Leia sabe sobre Obi-Wan para pedir ajuda/Como ela sabe que ele é Ben

ObI-Wan Kenobi
Imagem: Divulgação.

Uma das falas mais icônicas de Uma Nova Esperança é a princesa Leia Organa (Carrie Fisher) pedindo ajuda a Obi-Wan em uma gravação de holograma, implorando: “Ajude-me, Obi-Wan Kenobi; você é minha única esperança”. Desde que Obi-Wan está escondido desde que Leia era um bebê, como ela sabia quem era Obi-Wan tem sido um mistério.

Leia também: Elenco de Obi-Wan Kenobi, guia completo dos atores

Obi-Wan Kenobi forneceu agora duas explicações. Primeiro, Bail Organa poderia muito bem ter informado Leia para ir a Obi-Wan para ajudar. Embora Leia conhecia Obi-Wan Kenobi quando criança, ela pode não ter conectado os pontos à verdadeira identidade de Obi-Wan quando o conheceu quando o Mestre Jedi foi como Ben Kenobi. Quando Luke resgata Leia da cela 2187 e menciona “Ben Kenobi”, Leia salta e está pronta para encontrá-lo. Embora Leia possa ter suspeitado da conexão, para Obi-Wan e Ben, não foi confirmado até que Luke declarou o nome de Ben na cela.

2 – Como Luke conseguiu sua nave especial de brinquedo

ObI-Wan Kenobi
Imagem: Divulgação.

Tio Owen tem a mente fechada tanto em Obi-Wan Kenobi quanto em Uma Nova Esperança. Owen não deixa Luke sair e ver o mundo, querendo mantê-lo no rancho e seguro, então é um pouco estranho que Luke tenha colocado as mãos em um modelo nave. Enquanto Owen está apenas tentando proteger Luke, ele está apenas atrasando o inevitável.

Continua após publicidade

O esforço de Owen para manter Luke em Tatooine para sempre apenas afasta Luke ainda mais. Obi-Wan presentear secretamente Luke com o modelo da nave faz sentido, pois ele quer que o jovem Luke seja aventureiro. Ao incutir nele um senso da galáxia mais ampla, isso garante que um dia ele estará mais inclinado a se juntar a Obi-Wan e começar seu treinamento Jedi.

3 – O motivo por Obi-Wan dizer a Luke que seu pai estava morto

ObI-Wan Kenobi
Imagem: Divulgação.

Obi-Wan diz a Luke que seu pai foi morto por Darth Vader em Uma Nova Esperança. E isso é expandido ainda mais em Star Wars: O Retorno de Jedi quando Obi-Wan insiste que ele estava dizendo a verdade “de um certo ponto de vista“. No entanto, Obi-Wan Kenobi confirma que o personagem-título nunca suspeitou que seu ex-Padawan ainda estivesse vivo.

Leia também: Stranger Things 4, música que Max ouve vai pro topo, 37 depois

Obi-Wan acreditou por 10 anos que Anakin estava morto, nunca questionando esse fato. Para Obi-Wan Kenobi, Anakin Skywalker morreu em Mustafar. Quando ele deixou Anakin para morrer, foi a última vez que o viu; naquela época, Vader havia assumido seu antigo “irmão”. A quantidade de tempo e dissociação em torno de Anakin torna a mentira de Obi-Wan muito mais compreensível. Para ele, o pai de Luke morreu naquele planeta de lava há muito tempo.

4 – Por que Luke nunca suspeita que Obi-Wan seja mais do que um eremita

ObI-Wan Kenobi
Imagem: Divulgação.

Owen Lars – que não reconheceu C-3po – e Luke são pessoas muito diferentes, e embora se amem, nunca houve um entendimento entre os dois. Owen não queria nada além de Luke passar o resto de sua vida na propriedade. Portanto, fora dos assuntos do Império e da Rebelião, apesar de saber sobre o presente de Luke. Como resultado, Lucas é um tanto ingênuo quanto aos caminhos do universo. É fácil entender por que ele pensou que o “Velho Ben” era apenas um eremita. Tudo isso, apesar de muitos pontos gritantes indicarem que Ben não era o que parecia. O primeiro episódio de Obi-Wan Kenobi mostra o quanto Kenobi fez para parecer nada mais do que um simples eremita, tornando-o ainda mais crível.

5 – A razão pela qual Leia confiou os planos para R2-D2

ObI-Wan Kenobi
Imagem: Divulgação.

Obi-Wan Kenobi martelou um aspecto chave da personalidade de Leia, que é sua apreciação e amor por droides. O amado droide de Leia em Obi-Wan Kenobi se chama Lola. Sua humanização do nome real de Lola, LO-LA59, além de sempre se referir a Lola como “ela” em vez de “isso”, mostra que Leia vê o droide de Star Wars como seu igual.

A afeição de Leia por droides é o que acabará salvando toda a galáxia do Império. Embora muitas pessoas não confiem em seus droides com planos secretos, Leia confia a R2-D2 o destino da galáxia. Para ela, o pequeno droide leal é tão confiável quanto qualquer um de seus amigos e aliados humanos, e talvez até mais.

6 – Como Obi-Wan nunca se envolveu em eventos entre A Vingança do Sith e Uma Nova Esperança

Imagem: Divulgação.

Após a queda dos Jedi, Obi-Wan tem uma missão: cuidar e desenvolver Luke Skywalker quando ele começar a mostrar suas habilidades sensíveis à Força. O sucesso disso depende dele ficar escondido e fora do radar dos Inquisidores. Ele não ajuda o Jedi perdido em Obi-Wan Kenobi pela mesma razão; segredo é sua arma mais vital.

Em Uma Nova Esperança, parecia que Kenobi estava apenas de olho no garoto, mas Obi-Wan Kenobi mostra como o Mestre Jedi tomou isso como um dever sagrado em sua culpa por não ter salvado o pai de Luke. No entanto, ele também usa isso como uma desculpa para não se envolver, como quando ele inicialmente se recusa a salvar Leia. Como Rebels, Rogue One: A Star Wars Story e Han Solo: A Star Wars Story aumentam o tempo entre os episódios III e IV de Star Wars, é justo perguntar por que Kenobi não estava lá para ajudar. Sua devoção a Luke e Leia, particularmente Luke, é a resposta.

7 – Por que Luke não sabe nada sobre os Jedi

Imagem: Divulgação.

Em Uma Nova Esperança, parece um tanto impossível que Luke não soubesse nada sobre os Jedi, que costumavam governar a maior parte da galáxia. No entanto, Obi-Wan Kenobi mostra o quão bons os Jedi eram em permanecer escondidos e subterrâneos. Não apenas isso, mas a maioria dos poucos Jedi restantes vivos após a Ordem 66 estavam constantemente em movimento na tentativa de se esconder dos Inquisidores que os perseguiam. Os Jedi foram praticamente exterminados durante a vida de Luke, e a influência adicional de Owen tentando esconder tudo dele contribuiu para a ignorância de Luke sobre os Jedi.

8 – Como Han Solo acha que a força é apenas uma religião piegas

ObI-Wan Kenobi
Imagem: Divulgação.

Um dos momentos mais inacreditáveis ​​de Uma Nova Esperança é quando Han Solo afirma que a Força é apenas mais uma religião piegas, apesar de ter Obi-Wan e Luke com ele. Mas, novamente, havia poucos Jedi nessa época e os que ainda estavam vivos estavam escondidos. Obi-Wan Kenobi mostrou que, em sua ausência, vigaristas como Haja Estree de Kumail Nanjiani fingiam ser Jedi, enganando as pessoas a acreditar que estavam usando a Força. Com o papel de Han como contrabandista, é provável que os únicos “sensíveis à força” a que ele tenha sido exposto fossem os vigaristas como Estree. Han não tinha ideia de quão poderosos eram os usuários da Força.

9 – Por que Grand Moff Tarkin alvejou Alderaan

Imagem: Divulgação.

A destruição de Alderaan pelo Grand Moff Tarkin em Star Wars: Uma Nova Esperança sempre pareceu extremamente dura. Especialmente porque Leia já havia dito a “verdade” sobre a base Rebelde. Foi especialmente surpreendente, pois Alderaan era um planeta avançado, capaz de trazer créditos para o Império e um planeta importante para a política.

No entanto, Bail Organa provavelmente mudou isso. Começando como apenas mais um senador, Bail Organa cresceu e se tornou a pedra angular da Rebelião. As sementes foram plantadas em Obi-Wan Kenobi quando ele enviou Obi-Wan para resgatar Leia; é claro que Bail é politicamente experiente e mantém seu ouvido no chão. É provável que Tarkin tenha explodido Alderaan não apenas para colocar Leia em seu lugar. Mas também para exterminar a ameaça imperial que Bail Organa apresentou de uma vez por todas.

Criador do Mix de Séries, atua hoje como redator e editor chefe do portal. Especialista em SEO e construção de textos para internet, também atua como webwriter com foco em textos para o Google. Autor na internet desde 2011, passou pelos portais TeleSéries e Box de Séries. Fã de carteirinha de Friends, ER e One Tree Hill, é aficionado pelo mundo dos seriados. Também é fã de procedurais, sabendo tudo sobre o universo das séries Chicago, Grey's Anatomy, e séries de sucesso como La Casa de Papel e Lucifer. Também é fã da DC Comics, e acompanha produções inspiradas em personagens da editora, como Titans e até o mais recente produto da editora, Sweet Tooth.