Netflix: balanço do 4º trimestre é modesto, apesar de muito conteúdo

O resultados do 4º trimestre de 2021 foram modestos para Netflix, apesar de estouros como 'Não Olhe Para Cima' e 'The Watcher'.

Red Notice, Alerta Vermelho
Imagem: Netflix / Divulgação

A Netflix anunciou nesta quinta-feira (20), logo após o fechamento do mercado, o balanço do quarto trimestre de 2021. A expectativa dos investidores é uma adição de 8.32 milhões de assinantes, um pouco abaixo do prometido pelo streaming: 8.5 milhões. Além disso, o mercado espera que a empresa consiga fazer com que seu crescimento volte a superar os 20%, como fazia até pouco tempo atrás.

Os resultados foram: 7.71 bilhões de receita, na linha com as expectativas. Já o número de assinantes, foram 8.28 milhões, um pouquinho abaixo das expectativas. O resultado modesto, apesar de um trimestre estrondoso de sucesso e conteúdo de qualidade, faz com que a métrica seja questionada.

Há um entendimento que a Netflix deveria abandonar o número de assinantes como representação de sucesso. A companhia começa a investir pesado em games, da mesma forma que também está produzindo branded content, como roupas, brinquedos e até mesmo utensílios domésticos, como bowls e copos.

PUBLICIDADE

O serviço de streaming divulgou no início de janeiro que Não Olhe Para Cima se tornou o segundo filme mais assistido da história da Netflix, superando Bird Box. O longa metragem de Adam McKay acumula 321.5 milhões de horas assistidas desde o lançamento em 24 de dezembro. Em primeiro lugar ficou Alerta Vermelho, lançado também no quatro trimestre, com incríveis 364 milhões de horas assistidas.

Em terceiro lugar vem Imperdoável, estrelado por Sandra Bullock, com 215 milhões de horas assistidas. Por fim, Army of Thieves, prequel de Army of the Dead, com 158 milhões de horas assistidas. No que se refere a séries, destaca-se The Witcher (484 milhões de horas), assim como You (468 milhões de horas), Emily in Paris (287 milhões de horas); Cobra Kai (274 milhões de horas), e Maid (469 milhões de horas).

Imagem: Netflix / Divulgação

Informações importantes

Em 14 de janeiro de 2022, empresa anuncia aumento de preços nos Estados Unidos e Canadá. O plano básico aumentou em um dólar (indo para US$ 9,99); o plano padrão subiu um dólar e cinquenta (para US$ 15,49), enquanto o plano premium cresceu em dois dólares (para US$ 19,99).

De acordo com Lucas Shaw, da Bloomberg, tem sido comum a Netflix elevar os preços às vésperas da divulgação de balanços. Seria uma forma de indicar aos investidores para aumentar o caixa. Além do aumento dos valores, a empresa também vem anunciando projetos que podem contribuir para crescimento no futuro.

Um desses é uma série documentário, aos moldes de F1: Dirigir Para Viver, sobre o Tênis. Os produtores, inclusive, são os mesmos. Também há no forno uma nova versão de Iron Chef, icônico reality show gastronômico exibido pela última vez pelo Food Network em 2018.

Sobre o autor

Bernardo Vieira

Redação

Bernardo Vieira é um jornalista que reside em São José, Santa Catarina. Bacharel em direito pela Universidade do Sul de Santa Catarina, jornalista e empreendedor digital, é redator no Mix de Séries desde janeiro de 2016. Responsável por cobrir matérias de audiência e spoilers, ele também cuida da editoria de premiações e participa da pauta de notícias diariamente, onde atualiza os leitores do portal com as mais recentes informações sobre o mundo das séries. Ao longo dos anos, se especializou em cobertura de televisão, cinema, celebridades e influenciadores digitais. Destaques para o trabalho na cobertura da temporada de prêmios, apresentação de Upfronts, notícias do momento, assim como na produção de análises sobre bilheteria e audiência, seja dos Estados Unidos ou no Brasil. No Mix de Séries, além disso, é crítico dos mais recentes lançamentos de diversos streamings. Além de redator no Mix de Séries, é fundador de agência de comunicação digital, a Vieira Comunicação, cuido da carreira de diversos criadores de conteúdo e influenciadores digitais. Trabalha com assessoria de imprensa, geração de lead, gerenciamento de crise, gestão de carreira e gestão de redes sociais.