Netflix: balanço do 4º trimestre é modesto, apesar de muito conteúdo
O resultados do 4º trimestre de 2021 foram modestos para Netflix, apesar de estouros como 'Não Olhe Para Cima' e 'The Watcher'.
A Netflix anunciou nesta quinta-feira (20), logo após o fechamento do mercado, o balanço do quarto trimestre de 2021. A expectativa dos investidores é uma adição de 8.32 milhões de assinantes, um pouco abaixo do prometido pelo streaming: 8.5 milhões. Além disso, o mercado espera que a empresa consiga fazer com que seu crescimento volte a superar os 20%, como fazia até pouco tempo atrás.
Os resultados foram: 7.71 bilhões de receita, na linha com as expectativas. Já o número de assinantes, foram 8.28 milhões, um pouquinho abaixo das expectativas. O resultado modesto, apesar de um trimestre estrondoso de sucesso e conteúdo de qualidade, faz com que a métrica seja questionada.
Há um entendimento que a Netflix deveria abandonar o número de assinantes como representação de sucesso. A companhia começa a investir pesado em games, da mesma forma que também está produzindo branded content, como roupas, brinquedos e até mesmo utensílios domésticos, como bowls e copos.
O serviço de streaming divulgou no início de janeiro que Não Olhe Para Cima se tornou o segundo filme mais assistido da história da Netflix, superando Bird Box. O longa metragem de Adam McKay acumula 321.5 milhões de horas assistidas desde o lançamento em 24 de dezembro. Em primeiro lugar ficou Alerta Vermelho, lançado também no quatro trimestre, com incríveis 364 milhões de horas assistidas.
Em terceiro lugar vem Imperdoável, estrelado por Sandra Bullock, com 215 milhões de horas assistidas. Por fim, Army of Thieves, prequel de Army of the Dead, com 158 milhões de horas assistidas. No que se refere a séries, destaca-se The Witcher (484 milhões de horas), assim como You (468 milhões de horas), Emily in Paris (287 milhões de horas); Cobra Kai (274 milhões de horas), e Maid (469 milhões de horas).
Informações importantes
Em 14 de janeiro de 2022, empresa anuncia aumento de preços nos Estados Unidos e Canadá. O plano básico aumentou em um dólar (indo para US$ 9,99); o plano padrão subiu um dólar e cinquenta (para US$ 15,49), enquanto o plano premium cresceu em dois dólares (para US$ 19,99).
De acordo com Lucas Shaw, da Bloomberg, tem sido comum a Netflix elevar os preços às vésperas da divulgação de balanços. Seria uma forma de indicar aos investidores para aumentar o caixa. Além do aumento dos valores, a empresa também vem anunciando projetos que podem contribuir para crescimento no futuro.
Um desses é uma série documentário, aos moldes de F1: Dirigir Para Viver, sobre o Tênis. Os produtores, inclusive, são os mesmos. Também há no forno uma nova versão de Iron Chef, icônico reality show gastronômico exibido pela última vez pelo Food Network em 2018.