Netflix rebate críticas sobre a renovação de 13 Reasons: “Ninguém é obrigado a ver”
Essa foi bem direta…
O CEO da Netflix, Reed Hastings, defendeu a decisão de renovar a polêmica série adolescente, 13 Reasons Why, para uma terceira temporada. A defesa veio em meio as preocupações de um grupo de pais que alertou que o serviço de streaming poderia ter “o sangue das crianças em suas mãos” por conta das representações gráficas da série sobre suicídio e violência sexual.
“13 Reasons Why tem sido muito popular e bem sucedida. É um conteúdo atraente“, disse Hastings durante a reunião anual de acionistas da empresa. “É controverso. Mas é só não assistir”, destacou (via Deadline).
Continua após a publicidade
Série está sendo chamada de “bomba relógio”
A série, cuja primeira temporada foi estruturada em torno da narrativa de uma menina explicando postumamente por que ela cometeu suicídio, foi um enorme sucesso – especialmente entre os adolescentes. Mas a representação gráfica da morte de Hannah Baker provocou críticas de que o programa fascinou o suicídio, levando a Netflix a adicionar alertas aos espectadores.
Na segunda temporada, a controvérsia veio em torno de uma cena gráfica de estupro que chocou o público. Além disso, na abordagem sobre a história de um garoto que planeja fazer um tiroteio na escola – sem explorar as saídas e tratamentos que o jovem precisaria fazer.
“A Netflix entregou uma bomba-relógio para adolescentes e crianças que assistem 13 Reasons Why. O conteúdo e os elementos temáticos da segunda temporada são ainda piores do que esperávamos”, afirmou o presidente da PTC, Tim Winter, em comunicado. “Gostaríamos de ter visto 13 Reasons Why no caminho da esperança e redenção após o suicídio gráfico do protagonista adolescente, mas em vez de fornecer um caminho à frente, a temporada só fornece motivos para desânimo.”.
Continua após a publicidade
O grupo de defesa de direitos é ainda mais ríspido ao criticar a decisão da renovação da série para uma terceira temporada.
“Condenamos a Netflix por renovar seu drama suicida voltado para adolescentes 13 Reasons Why. A empresa já tem potencialmente o sangue de crianças nas mãos em manter esta série – com sua cena gráfica de suicídio, sua sodomização de um garoto adolescente e um potencial tiroteio na escola, entre outros conteúdos adultos – em sua plataforma para as crianças verem ”, destacou o comunicado.
A nova temporada estreia em 2019.