Ninguém Pode Saber, final explicado: quem matou Martin Queller?
Afinal, quem matou Martin Queller em Ninguém Pode Saber? Eis o final explicado com spoilers da série da Netflix.
Ninguém Pode Saber, na Netflix, segue uma jovem chamada Andy. Seu mundo vira de cabeça para baixo depois que ela sobrevive por pouco ao ataque de um atirador. O que realmente deixa Andy desconfiada é a reação incomumente rápida de sua mãe ao ataque. Dessa forma, fazendo com que a filha comece a se perguntar o quão bem ela conhece seus próprios pais.
Com base no romance de 2018 de Karin Slaughter, a série da Netflix reúne lentamente o passado surpreendente de mãe e filha, por meio de uma jornada sinuosa. As revelações vêm duras e rápidas perto do final, tornando o clímax da temporada bastante explosivo.
Se você ficou se perguntando sobre alguns dos detalhes mais sutis do que acontece, eis o resumo e SPOILERS do final de Ninguém Pode Saber. (via The CinemaHolic)
Resumo da série Ninguém Pode Saber
Ninguém Pode Saber começa com Andy e Laura no almoço, quando um atirador entra e mata duas mulheres. Andy, uma funcionária novata do departamento de polícia local (que atende telefones) fica chocada com o evento. E ainda mais surpresa quando sua mãe, Laura, corta habilmente a garganta do agressor.
Logo depois, Laura começa agir de forma estranha e implora a Andy que não volte para casa. Depois que um intruso ataca a mãe à noite, a filha confusa finalmente sai de sua casa.
Andy segue as instruções da mãe e descobre uma mala cheia de dinheiro. Cada vez mais desconfiada, ela procura um velho amigo da família chamado Charlie Bass, mas percebe que ele também está mentindo para ela. Seguida por homens misteriosos, ela finalmente começa a descobrir que sua mãe é parente da rica família Queller.
Percebendo que o verdadeiro nome de sua mãe é Jane, Andy rastreia Jasper, que revela ser o irmão de Jane. Infelizmente, Jasper, que é candidato a vice-presidente, também parece ter segundas intenções e tenta roubar a mala de dinheiro de Andy.
Leia também: Ninguém Pode Saber, tudo sobre a história, elenco e mais
Enquanto isso, através de flashbacks, a série mostra que Laura (como Jane) e sua filha entraram no programa de proteção a testemunhas anos atrás. E que Charlie era seu manipulador. Quando jovem, Jane se tornou parte de um grupo radical conhecido como Exército do Mundo em Mudança, ao mesmo tempo em que teve um caso com seu líder, Nick Harp.
Este último, acreditando que a empresa farmacêutica da família de Jane, Quellcorp, está por trás da disseminação de medicamentos opioides perigosos, planejou um elaborado ataque público em 1988 contra seu pai e chefe da empresa, Martin Queller.
Quando a verdade começa a despontar em Andy, ela finalmente se reencontra com Laura. Mãe e filha têm uma conversa franca. E a primeira revela que o pai de Andy é na verdade Nick Harp, que está foragido há trinta anos. Então, procuram Nick pelo assassinato de Martin Queller e, à medida que o final da temporada se aproxima, o criminoso e ex-amante de Jane finalmente aparece.
Final de Ninguém Pode Saber: quem matou Martin Queller? O que aconteceu em Oslo?
Sozinho em uma cabana na floresta, Nick finalmente confronta Jane (agora chamada Laura) e sua filha Andy. Ele toma posse da mala cheia de dinheiro, mas Andy provoca uma distração, permitindo que ela e Laura assumam Nick. No meio da briga que se seguiu, as autoridades chegam e Nick vai para a prisão, depois de estar foragido por trinta anos.
À medida que as coisas começam a voltar ao normal em Ninguém Pode Saber, Andy não consegue esquecer o que exatamente aconteceu no fatídico dia em que seu avô, Martin Queller, foi baleado. Ela se aprofunda e descobre que a culpa de Nick é baseada apenas no testemunho de sua mãe.
Percebendo que Nick pode ser inocente e possivelmente incriminado por sua mãe, Andy corre para encontrar Laura. Ela vê esta última parada à beira do mar. E, sem revelar que sabe a verdade, a filha gentilmente pergunta à mãe se ela gostaria de dar um passeio na praia.
Leia também: Naquele Fim de Semana, a verdade por trás do filme da Netflix
Portanto, algumas reviravoltas e revelações de última hora viram a história de cabeça para baixo. Elas sugerem fortemente que Nick, que é o antagonista da maior parte da narrativa, pode ser inocente do assassinato pelo qual foi preso.
O episódio final revela que o fugitivo não foi quem forneceu a arma do crime para Grace Juno – a mulher que realmente atirou em Martin. Em vez disso, é chocantemente revelado através de um flashback nos momentos finais que Jane deu a arma a Grace trocando suas bolsas.
E, assim, embora seja Grace quem puxa o gatilho fatal (antes de virar a arma para si mesma) em Ninguém Pode Saber, a pessoa por trás do plano para matar Martin Queller é, na verdade, sua filha.
Durante o Fórum Econômico Internacional de Oslo de 1988, Jane encontra Grace pouco antes de esta ter uma sessão de painel com Martin. Dizendo que seu pai controla tudo, Jane revela que está grávida e que Martin tentou abortar seu filho. Acontece que matá-lo é a única maneira de Jane dizer que pode garantir a segurança de seu filho. A criança em questão, como você deve ter adivinhado, é Andy.
Grace, que perdeu o marido e três filhos em uma tragédia que acredita ter causa pelos efeitos de uma droga da Quellcorp, é facilmente convencida por Jane e aceita a arma. Nick, culpado por fornecer a arma, permanece ignorante da presença da arma até ver Grace usá-la. Seu plano o tempo todo é detonar uma bomba de tinta no palco para envergonhar Martin. E o fugitivo, ao que parece, nunca planejou matar o rico chefe da empresa farmacêutica.
O que acontece com Nick Harp?
Nick Harp é preso no episódio final, enquanto ele e Laura estão em um impasse na floresta. As autoridades cercam os dois, e ele, que está fugindo há trinta anos (desde o assassinato de Martin Queller), finalmente vai à justiça. Claro, como descobrimos mais tarde, Nick não tem culpa no assassinato de Martin (embora ele mate um professor sequestrado).
No entanto, como Laura (e mais tarde Andy) parecem ser os únicos que sabem a verdade, parece que Nick assumirá a culpa pelo assassinato de Martin. Assim, Nick provavelmente enfrentará a sentença legal mais severa devido a seus supostos crimes.
Embora sua sentença exata não ganhe revelação em Ninguém Pode Saber, um funcionário do governo não identificado diz que ele será enviado para uma instalação supermax. Provavelmente, dessa forma, cumprindo uma sentença de prisão perpétua.
O que está na fita na mala?
A mala, cheia de dinheiro e descoberta por Andy por ordem da mãe, continua sendo um constante ponto de intriga. A fonte do dinheiro levanta todos os tipos de questões até que revelem que o dinheiro é, na verdade, o pagamento do resgate do professor sequestrado por Nick há tantos anos.
Quando Nick se esconde após o assassinato de Martin, Jane fica com a mala para si. Ela percebe que ela e sua filha ainda não nascida podem precisar dos fundos algum dia, já que ela espera que Nick a localize e a confronte (o que é essencialmente o que acontece).
No entanto, não é o dinheiro, mas algo totalmente diferente que está escondido na mala e é de extrema importância. Quando Nick finalmente coloca as mãos nela, ele joga o dinheiro de lado e rapidamente encontra uma pequena fita escondida no forro da mala. A fita contém uma gravação de voz provando que Jasper Queller, que sucedeu Martin, colaborou com Nick no ataque planejado (bomba de tinta) contra seu pai.
Como Jasper está concorrendo a vice-presidente, a fita é essencialmente a chave para chantagear um dos homens mais poderosos do país. Isso também explica por que Jasper tenta roubar a mala de Andy, mas acaba sendo frustrado.
Em última análise, parece que a fita foi destruída. Isso porque Jasper parece estar firmemente no controle da situação no final e não parece mais temer ser chantageado.
Claro, se a história de Ninguém Pode Saber continuar, podemos descobrir que Laura ou Andy realmente pegaram a fita no último momento. O que mais uma vez viraria a mesa a favor da mãe e da filha. No entanto, parece improvável que eles o usem para chantagear Jasper.