O 5º filme do Superman com Christopher Reeve que quase aconteceu
Christopher Reeve quase protagonizou um "Superman V" no início dos anos 1990. Saiba como seria o seu "último filme".
Nos primórdios dos anos 90, um projeto para “Superman V” com Christopher Reeve quase saiu do papel, prometendo trazer de volta o lendário ator para o manto do Homem de Aço. Após o sucesso estrondoso do primeiro filme que catapultou Reeve ao estrelato, o ator se viu marcado eternamente pelo papel icônico, mas também enfrentou o desafio do tipo de encasulamento que grandes papéis podem trazer.
Apesar de sua insatisfação declarada com os rumos tomados em “Superman III” e “Superman IV” – este último criticado tanto pelo orçamento limitado quanto pela narrativa – Reeve não descartou completamente a ideia de retornar ao papel, desde que a história fosse atraente.
Durante um período de reflexão sobre sua carreira e o legado de Superman, Reeve considerou seriamente a proposta de um quinto filme. Em uma convenção de 1994, ele revelou que um bom roteiro seria o suficiente para trazê-lo de volta. E foi então que Ilya Salkind, produtor dos filmes anteriores da franquia, apresentou um script audacioso para “Superman V”, onde o herói morreria e renasceria na cidade kryptoniana de Kandor, encapsulada. Esse roteiro prometia não apenas resgatar a essência perdida nas sequências anteriores, mas também apresentar uma trama digna do legado do primeiro filme.
Saiba mais sobre Superman:
- Superman & Lois: fãs estão furiosos com a DC após nova confirmação
- Smallville: Tom Welling quer fazer filme sobre Superman
- Filho do Superman Christopher Reeve fala de aparição do pai no Oscar
Salkind e Reeve chegaram a discutir o projeto durante um almoço em Nova York, sinalizando que Reeve estava “pronto para fazer isso”. Entretanto, o sucesso de “Batman” e a nova abordagem da Warner Bros em relação às suas propriedades de quadrinhos influenciaram a decisão do estúdio de começar do zero com a franquia Superman, o que acabou engavetando o projeto de “Superman V”. Salkind, desiludido, afastou-se da franquia, levando à criação de “Lois & Clark: As Novas Aventuras do Superman”.
Reeve estabeleceu condições claras para sua participação em “Superman V”: uma história sólida e um orçamento que permitisse competir com outros blockbusters da época. Ele acreditava que os efeitos especiais modestos de quarto filme haviam prejudicado a experiência do público, algo que ele não estava disposto a repetir. Se essas condições fossem atendidas, talvez tivéssemos visto Reeve vestir a capa do Superman mais uma vez.
“Superman V” tinha o potencial de encerrar a era Reeve com chave de ouro. Apresentando um enredo inovador, um vilão aterrorizante como Brainiac e culminando com um emocionante pedido de casamento de Superman para Lois Lane.
No entanto, com o projeto relegado ao limbo do desenvolvimento e a franquia buscando um novo começo, a visão de Reeve para esse filme permanece uma das grandes “quase-histórias” de Hollywood, deixando fãs e admiradores do trabalho de Reeve a ponderar sobre o que poderia ter sido um fechamento épico para sua jornada como o último filho de Krypton.