O Agente Noturno: explicado porque a série mudou o assassino
Criador de O Agente Noturno explicou porque resolveu mudar o assassino do livro em que inspirou a série da Netflix.
A história de O Agente Noturno fisgou os fãs na Netflix, mas o que muitos não sabem é que a história tem base em um material prévio. E, ainda, que a série da Netflix acabou se desviando dele.
Agora, o showrunner de O Agente Noturno, Shawn Ryan, explicou por que o thriller de ação da Netflix mudou a identidade do assassino.
A série tem base no romance homônimo de 2019 do autor americano Matthew Quirk, e estrela Gabriel Basso como o agente do FBI Peter Sutherland. Ele trabalha ao lado da ex-CEO de segurança cibernética Rose Larkin (Luciana Buchanan) e descobre um traidor que se plantou no mais alto níveis de governo.
Sucesso na Netflix, O Agente Noturno obteve altos números de audiência em seu fim de semana de estreia, recebendo a terceira maior estreia de uma nova série da plataforma.
A mudança de quem é o assassino em O Agente Noturno
Conversando com o Collider, após a estreia da primeira temporada de O Agente Noturno na Netflix, Ryan abordou as mudanças do romance original que foram feitas na adaptação para a televisão. Incluindo a maior delas, sobre a identidade dos assassinos da série.
Leia também: O Agente Noturno é renovada para 2ª temporada com grande feito
O showrunner explicou que desde que Quirk aprovou seu desejo de mudar certos detalhes, ele reciclou ideias de personagens de outros projetos nos quais trabalhou. Tudo isso, para utilizar personagens que funcionariam melhor no meio da televisão. Claro, sem ter que depender de exposição.
Sim. Houve algumas mudanças que fizemos do livro. Em primeiro lugar, o livro é fantástico e todos deveriam comprá-lo e lê-lo. É uma experiência diferente de assistir a série. Tem muita coisa parecida, mas tem muita coisa diferente. E conversei com Matthew Quirk, o romancista, sobre isso. Ele foi ótimo com: ‘Ei, isso vai ser uma coisa diferente’ e disse: ‘Você faz do jeito que precisa fazer’. Mas a espinha, o gancho básico e os personagens principais, em Peter e Rose e Diane Farr, são todos tirados exatamente do livro. E então, tivemos que detalhar o mundo de uma maneira maior. Há um assassino diferente.“
E ele ainda aprofundou mais em sua explicação.
Dale e Ellen, os assassinos de namorado e namorada, foram criações que tive quando estava trabalhando na minha ideia do Serviço Secreto, que achei que ficaria melhor na TV. No livro, é um assassino russo mais velho trabalhando sozinho, e na TV é difícil saber o que esse personagem está pensando. Em um livro, você pode fazer isso com a exposição e dizer ao público o que o personagem está pensando, mas isso não funciona na TV. E, então, pensei que seria mais interessante ver essas duas pessoas que podem interagir uma com a outra, e você tem uma noção melhor delas dessa forma. Então, é apenas caso a caso, indo, o que está no livro? Isso vai funcionar? Se não, o que é algo que poderia funcionar? Nunca queremos nos afastar muito do livro. Queremos que pareça o mesmo mundo do livro, mas como esse mundo fica maior e como preenche nossos 10 episódios?“
As mudanças na história da série afetarão as próximas temporadas?
Em uma das muitas reviravoltas de O Agente Noturno, Dale (Phoenix Raei) e Ellen (Eve Harlow) são revelados como os responsáveis pelo assassinato da tia e do tio de Rose. O casal recebeu ordens de indivíduos por trás do atentado no metrô quando os parentes de Rose chegaram muito perto de descobrir a verdade.
Essas mudanças marcam uma grande mudança do livro original, onde tanto o traidor na Casa Branca quanto o assassino tinham laços com a Rússia. Outras mudanças em O Agente Noturno incluem a introdução do vice-presidente Ashley Redfield (Christopher Shyer) e sua filha, Maddie (Sarah Desjardins). Que, aliás, são novas adições criadas por Ryan.
Embora as mudanças de O Agente Noturno se desviem da narrativa da história original, os novos elementos da série podem ser benéficos para a direção de longo prazo da série. Com a segunda temporada de O Agente Noturno confirmada, haverá mais aventuras com Peter Sutherland após sua promoção na Ação Noturno.
Como a série tem base em um único livro, Ryan é livre para desenvolver o futuro de Sutherland na direção que achar melhor. Bem como expandir novos elementos e personagens que ele introduziu.
Enquanto aqueles familiarizados com o romance original podem ter críticas sobre as mudanças feitas na série, a explicação de Ryan dá uma razão compreensível. Assassinos individuais podem ter suas motivações e personagens explorados por meio de diálogo interno.
Então, dividir o personagem em duas figuras separadas pode permitir uma transição mais fácil para a televisão. Além disso, certas mudanças podem oferecer ao público um vislumbre da visão de Ryan para a segunda temporada de O Agente Noturno . Dessa forma, mostrando suas prioridades com certos detalhes da história adicionados à narrativa.