O Fim de uma Era da Publicidade

mad men

 

Mad Men chegou ao seu término após sete temporadas. Isso significa que ao longo de sete anos acompanhamos o dia-a-dia dos empregados da Sterling Cooper e o processo de como se produzir uma propaganda para alguma marca afiliada a agência de publicidade da Sterling Cooper. Mad Men foi uma das poucas séries que conseguiu abordar do tema da publicidade tão bem feito de modo que nos sentíamos próximos aos personagens.

 Sua season finale foi ao ar no último dia 17 pela HBO e foi um estrondoso sucesso. A série terminou no tempo certo e proporcionou um destino certo aos seus personagens e a sua história. Sobre a series finale, você pode ler mais atentamente aqui.

Continua após a publicidade

 Esta temporada teve dois desmembramentos: na primeira metade, o personagem Don Draper estava casado e tinha uma vida aparentemente perfeita, pois ele era bem sucedido no trabalho e tinha um casamento perfeito; na segunda metade da temporada, podemos ver a derrocada de Don. À medida que o tempo passava, ele se dava conta de que faltava algo na sua vida, pois, mesmo sendo rico e respeitado no seu ambiente de trabalho, o personagem era infeliz. Cada vez mais, Don não tinha ânimo para viver e ele chegou a ficar em depressão. Acreditei por um momento que ele poderia dar um fim a própria vida.

 Tivemos ainda o fim da agência Sterling Cooper que foi incorporado pela agência dos McCann. Isso acarretou problemas sérios como a saída da Joan da empresa e o fim da autoridade e a liberdade de criação que os publicitários da Sterling tinham. A partir de agora, eles tinham que se subordinar a alguém e a publicidade dos produtos que já tinham um destino certo, se tornou incerto com essa mudança sofrida na Sterling.

 Vimos personagens amadurecerem e mudar a feição do rosto como a Sally e Bob Draper. Começaram crianças e agora viraram adolescentes. A Sally, por sua vez, foi a que mais mudou, pois começou a descobrir as dúvidas e incertezas das adolescentes. Seus desejos, prazeres, o despertar sexual foram itens que Sally teve a oportunidade de presenciar. Nessa temporada, podemos assistir esse desenvolvimento maravilhoso da Sally e atá nos identificarmos com os seus dilemas.

 Mad Men conseguiu abordar a sociedade contemporânea da época como ninguém. É inegável que a publicidade ajudou o consumismo em nossa sociedade, pois ela fazia propagandas dos produtos e queríamos experimentá-los. Ainda hoje a publicidade exerce um papel fundamental na sociedade do século XXI. Temos vários Don Draper, Joan, Peggy, Roger Cooper, Betty etc ao nosso redor. Por isso, o seriado virou uma referência da TV para quem gostaria de entender a publicidade na década de 1960. Uma amiga que estudou Publicidade e Propaganda, por exemplo, me contou que seu professor recomendou a turma de assistir a série para que eles entendessem os meios de propaganda da época. É uma série atemporal, pois podemos assistir a qualquer momento, entender um pouco a história da publicidade e como é a arte de criação de uma propaganda.

Daniele Duarte

Daniele Duarte

Carioca da gema, amante de literatura clássica. Machado de Assis é o seu autor favorito. O tríade de melhores séries são Six Feet Under, Breaking Bad e Sherlock . Séries inglesas também faz parte da sua grade de séries. Ela é a pessoa que chora rios com a series finale de SFU.

No comments

Add yours