O final de Nove Desconhecidos explicado: o que acontece

Explicamos o significado do desfecho da série Nove Desconhecidos, do Amazon.

Nove Desconhecidos série

Após uma temporada de tratamentos pouco ortodoxos e descobertas chocantes, nossa estadia na Tranquillum chegou ao fim. Antes de terminar, porém, Nove Desconhecidos entregou o que acabou sendo um desfecho feliz para cada um de seus personagens centrais.

Continua após publicidade

O episódio final começou com Carmel (Regina Hall) e Masha (Nicole Kidman) tendo uma discussão aberta e honesta sobre o fato de que Carmel não foi apenas quem atirou em Masha e mudou o curso de sua vida. Mas também a pessoa por trás das mensagens de texto ameaçadoras que a guru do resort tem recebido. Masha dá a Carmel toda a atenção que pode, mas há outros convidados para atender.

Continua após a publicidade

Ela e a família Marconi têm uma jornada pela frente com a ajuda de uma dose inebriante de psicodélicos. Todos eles esperam ter uma experiência que os ajude a lidar com a perda de seus entes queridos – o filho de Marconi, Zach (Hal Cumpston), e a filha de Masha, Tatiana, que morreu em um acidente de carro há muitos anos.

Continua após publicidade

Enquanto isso, os outros convidados suportam a última e mais cansativa terapia de Masha, que provoca algumas revelações surpreendentes de cada um deles. Foi assim que tudo veio à tona no final de “Nine Perfect Strangers”.

Carmel aprende o poder do perdão em Nove Desconhecidos

A preparação para o final revelou a reviravolta mais chocante da série: Carmel foi a pessoa que atirou em Masha, o que ela fez de raiva depois de descobrir que Masha estava dormindo com seu marido. Em um tipo diferente de série, essa revelação pode ter levado a um confronto tenso ou violento, mas no foco do bem-estar em Nove Desconhecidos, as duas mulheres sentam e discutem.

Continua após publicidade

Masha não apenas perdoa Carmel, mas também a agradece. “Todo este lugar é por sua causa, Carmel”, Masha diz a ela. “Por causa da minha experiência de quase morte… Isso é por sua causa.”

Esse tipo de perdão radical não era o que Carmel esperava e, de fato, em um ponto da conversa, ela até implora a Masha que a entregue à polícia. Mais do que a maioria dos outros personagens da série, Carmel levou uma vida dupla. Há o lado dela que é alegre e pateta, e o lado dela que é errático e violento. Depois de suas explosões violentas, ela não apenas mostra remorso extremo, mas também teme que sua incapacidade de se controlar a torne perigosa. Depois de 10 dias na Tranquillum sem nenhuma grande transformação, Carmel acredita que está além de qualquer ajuda. Mas Masha não está disposta a desistir dela.

Nove Desconhecidos s´´erie
Imagem: Divulgação.

Ela submete Carmel a duas terapias adicionais: uma envolvendo um tanque de privação sensorial e a outra uma sala trancada e acolchoada (voltaremos a isso). Embora a claustrofobia de Carmel torne essas experiências desagradáveis, elas a forçam a cavar mais fundo do que antes e enfrentar o medo e a dor que controlaram sua vida. Como podemos ver em um flashforward no final do episódio, o perdão de Masha teve um efeito profundo em Carmel, e a série mostra ela liderando uma aula de terapia em grupo.

Os Marconis fazem as pazes com eles mesmos

Não que seja um concurso, mas de todos os convidados da Tranquillum House, a família Marconi é quem enfrenta as circunstâncias mais tristes. Napoleão (Michael Shannon), Heather (Asher Keddie) e Zoe (Grace Van Patten) estão de luto pela morte do irmão gêmeo de Zoe, Zach, que morreu de suicídio. Cada um dos Marconis encontrou uma maneira de se culpar pela morte de Zach e são oprimidos por sua culpa. Quando Masha os envia em uma viagem psicodélica intensa, ela espera que isso não apenas permita que eles falem diretamente com Zach e façam as pazes com sua morte, mas também que se absolvam de sua vergonha autoimposta.

Como muitos dos tratamentos da Tranquillum House, a viagem é uma estrada rochosa que acaba em um sucesso profundo. A família consegue ter uma visão de grupo de Zach e cada um pede a ele para confirmar ou negar se suas ações tiveram algo a ver com sua decisão de se matar. As conversas são dolorosas, com cada Marconi trazendo à tona o que eles acreditam ser suas próprias falhas em como eles estavam se comunicando com Zach durante seus últimos dias. Napoleão está até atormentado pelo alarme que manteve cochilando na manhã em que Zach morreu.

Nove Desconhecidos série
Imagem: Divulgação.

No final das contas, Zach tem uma mensagem para eles que corta tudo: “Vocês estão todos tentando atribuir razão a um ato ilógico. Não há lógica nem culpa… Não foi nenhum de vocês. Ok? Quer dizer, nem fui eu… É algo que acabou de acontecer comigo … “

Essa experiência obviamente não trouxe Zach de volta, nem apaga a dor de seu suicídio. Mas ajuda os Marconis a se livrar da culpa e a cruzar um importante obstáculo que os impedia de se curar.

Uma experiência de quase morte traz as lições da Tranquillum House à tona

Enquanto os Marconis estão na floresta, o resto dos convidados está tentando entrar na sala em que Carmel foi trancada. Masha eventualmente permite que todos entrem, mas em seguida fecha as portas com todos dentro. Logo, eles começam a sentir o cheiro de fumaça entrando pelas aberturas e, apesar de seus gritos de pânico, ninguém vem para ajudar. Acreditando que estão prestes a morrer em um incêndio, cada um deles tem seu próprio pequeno avanço.

Leia também: Missa da Meia Noite é terror de primeira linha na Netflix

Lars (Luke Evans) assume a responsabilidade pela forma como trata as pessoas; Ben (Melvin Gregg) admite que ganhar na loteria e largar o emprego não lhe trouxe felicidade porque ele perde sua conexão com o mundo real; Jessica (Samara Weaving) tem a intenção de parar de vincular seus próprios sentimentos de autoestima ao que as outras pessoas pensam dela; Carmel decide parar de guardar as memórias dolorosas de seu passado; e Frances (Melissa McCarthy) e Tony (Bobby Cannavale) afirmam que, apesar de suas diferenças, eles estão desenvolvendo sentimentos genuínos um pelo outro.

Antes de serem consumidos pelas chamas, Yao (Manny Jacinto) abre as portas e joga uma bomba: a fumaça era uma estratégia para simular uma experiência de quase morte, que lhes permitiu acessar o que realmente é importante para eles. O tratamento é eticamente duvidoso, mas a montagem do final do episódio “onde eles estão agora” mostra que foi bastante eficaz.

Lars foi capaz de consertar seu relacionamento e ter o bebê com o qual ele sempre sonhou, Ben e Jessica encontraram um propósito mais profundo para si assumindo a Tranquillum, e Frances e Tony estão agora em um relacionamento amoroso. Nenhum desses resultados é o que qualquer um dos personagens tinha em mente quando chegou pela primeira vez para o retiro. No entanto, como Masha prometeu que faria, cada um deles foi radicalmente transformado durante sua estada.

Nove Desconhecidos série
Imagem: Divulgação.

Masha faz novas memórias

Embora Masha tenha começado a temporada como a enigmática facilitadora das jornadas dos personagem, descobrimos que ela também está na Tranquillum buscando a cura. Em episódios recentes, as memórias dolorosas da trágica morte de sua filha vieram à tona. Ela se junta aos Marconis em sua jornada psicodélica e, com a ajuda de Zoe, ela finalmente consegue ter uma visão de sua filha.

Leia também: Nove desconhecidos no Amazon é intrigante e atraente

Masha parece estar genuinamente em paz quando chega a hora de se despedir de Tatiana. Não existe um grande momento de catarse ou revelação, mas sim uma oportunidade de lembrar sua filha como ela era durante a vida, em oposição aos trágicos flashes de sua morte que ela tinha visto antes.

Nove Desconhecidos série
Imagem: Divulgação.

No fllash do “depois” de Masha, ela aparece na cena final, dirigindo o Lamborghini de Ben pela rodovia. Ela imagina que Tatiana está no banco do passageiro e que elas estão curtindo o passeio juntas, rindo e jogando os braços para o alto como se estivessem em uma montanha-russa. Como os Marconis, Masha não superou necessariamente a tristeza que sente em torno da morte de sua filha, mas o que ela ganhou é a capacidade de desfrutar as memórias de sua filha, em vez de mantê-las presas a um momento traumático. Dessa forma, ela é capaz de trazer Tatiana de volta para sua vida sem ser consumida por sua dor.

Este final emocional e comovente pode não ser o que esperávamos em Nove Desconhecidos, mas Masha – e a série – claramente sabia o que era melhor.

E então, você gostou do final de Nove Desconhecidos?

Criador do Mix de Séries, atua hoje como redator e editor chefe do portal. Especialista em SEO e construção de textos para internet, também atua como webwriter com foco em textos para o Google. Autor na internet desde 2011, passou pelos portais TeleSéries e Box de Séries. Fã de carteirinha de Friends, ER e One Tree Hill, é aficionado pelo mundo dos seriados. Também é fã de procedurais, sabendo tudo sobre o universo das séries Chicago, Grey's Anatomy, e séries de sucesso como La Casa de Papel e Lucifer. Também é fã da DC Comics, e acompanha produções inspiradas em personagens da editora, como Titans e até o mais recente produto da editora, Sweet Tooth.