O final de Titans, 1ª temporada, explicado: saiba o que aconteceu

Imagem: DC/Netflix/Divulgação

O final de Titans realmente aconteceu?

Titãs (Titans) chegou na Netflix nesta sexta (11) e já vem conquistando uma legião de fãs no Brasil. Entretanto, muitos estão se perguntando sobre o final da primeira temporada. Afinal, aquilo realmente aconteceu?

A primeira informação que você precisa saber é esta: aquele episódio possui uma segunda parte. Entretanto, os produtores resolveram deixá-la para a estreia da segunda temporada. Inicialmente, o primeiro ano contaria com 12 episódios, mas os autores perceberam que o final poderia funcionar melhor com a primeira parte do episódio. Assim, só veremos a continuação dessas tramas quando a segunda temporada estrear (ainda sem previsão).

Agora que você já sabe disso, vamos aos fatos…

O que aconteceu e o que não aconteceu

A maioria dos momentos apresentados no final da temporada de Titãs é uma alucinação induzida por Trigon. Dick Grayson acredita que ele é casado com Dawn, também conhecida como Columba (Minka Kelly). Eles têm um filho pequeno e Dawn está grávida de outro. Gar (Ryan Potter) e Raven (Rachel Roth) estão na faculdade e Kory (Anna Diop) é uma agente do FBI. Jason Todd (Curran Walters) chega em uma cadeira de rodas, avisando a Dick que o Batman surtou. Dick vai para Gotham City, atrás de seu antigo mentor, antes que o herói possa matar o Coringa. Porém, ele chega tarde. Uma vez que Batman começa uma série de assassinatos, ele não consegue mais parar. E todos em Arkham estão em sua lista de alvos. Dick dá a identidade secreta do Batman para a Polícia de Gotham que os ajuda a invadir sua casa. Mas Batman estava pronto para recebê-los, e ele mata quase todos os policiais, incluindo Kory. O futuro imaginário de Dick termina quando Batman procura ajuda em sua antiga ala e, em vez disso, Dick o mata.

A dying Batman reaching out to Dick Grayson in the Titans season 1 finale

Dick encontrando Batman, no final de Titãs. Imagem: DC/Divulgação

Na maior parte, nada na visão de Dick em Gotham City era real, exceto por suas escolhas. O próprio Trigon aparece na visão como detetive da Polícia de Gotham, e é possível que ele fosse real. Caso contrário, nada disso tinha acontecido. Dessa forma, Kory não está morta, nem Batman nem a sua galeria de vilões. Jason Todd ainda está andando, e Columa não está grávida.

O que aconteceu com Dick?

A alucinação em Gotham permitiu que o demônio Trigon possuísse Dick. O “ex-Robin” desperta de sua visão na mesma casa onde deixamos Trigon, Ravena e a sua mãe, Angela (Rachel Nichols) no episódio anterior. Seus olhos estão enegrecidos com uma coloração escura, semelhante à uma infecção. A segunda temporada de Titãs, então, estreará com Dick Grayson completamente sob o controle de Trigon.

Então, por que as visões? Por que se preocupar em brincar com Dick antes de levá-lo? Trigon estava apenas sendo um idiota sádico? Ele estava apenas brincando com sua “cobaia”?

Bem, ele é um demônio, então Trigon provavelmente tem muito sadismo de sobra, mas não. Ele não estava apenas sendo um idiota – Trigon precisava da alucinação de Gotham para possuir Dick. O sétimo episódio da temporada, “Asylum”, terminou com Dick queimando seu uniforme de Robin como um símbolo de rejeição dos impulsos mais sombrios que ele sofreu desde que se envolveu com a morte do assassino de seus pais. Trigon precisava arrastar Dick de volta para aquele lugar escuro, e a alucinação de Gotham foi a maneira que encontrou de fazê-lo. Ele o forçou ao ponto de cometer um dos atos mais sombrios que ele poderia imaginar – assassinando seu próprio mentor. Ele realmente não matou o Batman, mas pareceu real para ele, e isso foi o suficiente. Uma vez que ele cruzou essa linha, ele abriu uma porta para a influência de Trigon.

Brenton Thwaites as Dick Grayson in the Titans season 1 finale

Dick é possuído por Trigon em Titans. Imagem: DC/Netflix.

Por que a mãe da Ravena trocou de lado? 

No penúltimo episódio da temporada, descobrimos que Angela – a mãe biológica de Rachel – está empenhada em trazer Trigon para seu o mundo. Angela assassina seu novo e infeliz pretendente, Tommy Carson (Jeff Roop), e enquanto isso, Kori descobre em sua nave, junto de Dick e Donna, as provas da verdadeira lealdade de Angela.

Então, realmente, Angela nunca mudou de lado. Ela trabalhou a serviço de Trigon o tempo todo.

O que naturalmente nos leva à questão de por que Angela estava sendo mantida na instituição que os Titãs a libertaram no 7º episódio da temporada, “Asylum? Pode ser que manter Angela lá e fazê-la parecer uma prisioneira fizesse parte do plano dos seguidores de Trigon. Eles podem ter descoberto que apenas a mãe biológica de Rachel poderia convencê-la a trazer seu pai, de boa vontade, para sua dimensão. E, talvez, eles achassem que a única maneira de fazer os Titãs confiarem em Angela era convencê-los de que eles a resgatariam.

Rachel Nichols as Angela Roth in Titans

A mãe de Rachel sempre trabalhou para Trigon. Imagem: DC/Netflix

Também é possível que as coisas sejam um pouco mais complicadas do que isso. Enquanto os seguidores de Trigon são totalmente dedicados a ele, talvez eles não tenham se oposto a Angela. Talvez, quando a batalha final chegar, Trigon e seus seguidores não estejam necessariamente do mesmo lado.

E a cena pós crédito?

Se você assistiu até o final dos créditos do último episódio, se deparou com uma cena extra. Nela, vemos um vislumbre de dois novos super-heróis, que deverão ser introduzidos na segunda temporada.

A cena pós-créditos apresenta uma figura nua, escondida nas sombras, furiosa através do Cadmus Laboratório em Metrópolis. Há cientistas mortos ou feridos por todo o lado. A cena termina quando essa figura abre uma gaiola, liberando um cachorro que estava lá dentro. Pouco antes da tela ficar preta, os olhos do cachorro brilham em vermelho vivo.

A maior – e certa – hipótese é que o homem nu é o Superboy e o cão é Krypto, embora este último, infelizmente, não tenha sua super capa de cachorro.

Krypto from the post-credits scene

Krypto, o Super Cão. Imagem: DC/Netflix

Existiram alguns personagens diferentes chamados Superboy e um deles foi Kon-El, um clone do Superman que o Laboratório Cadmus desenvolveu após os eventos da Crise das Infinitas Terras, em 1986, e da morte do Superman. em 1993. Suas origens foram retransmitidas eventualmente, mas a origem do clone ganhou força novamente quando o Justiça Jovem de 2010 não só apresentou Superboy, mas os dois primeiros episódios giraram em torno da descoberta do clone.

A aparência de Krypto é a mais curiosa. Pode ser que a versão do super-cachorro dos Titãs seja um clone, e faria sentido que cientistas testassem suas técnicas de clonagem em animais antes das pessoas.

A Liga da Justiça estará envolvida?

Sabemos que alguns personagens importantes da DC, como Batman, Mulher Maravilha e Superman, existem na linha do tempo de Titans. Mas até agora, eles não apareceram e a questão de se ou não eventualmente será interessante.

Promo shot of the Justice League actors

Primeira linha de heróis da DC Comics. Imagem: Warner Bros.

Ironicamente, o final da 1ª temporada – que acontece em uma Gotham City ilusória – serviu como prova de como a equipe criativa do programa não quer trazer os grandes heróis da DC para a série. Eles fizeram um grande esforço para esconder o rosto de Batman e de todos os seus vilões. Sempre que vemos cadáveres, os Titãs nos mostram apenas o suficiente para identificá-los (por exemplo, uma mão sem vida procurando uma moeda familiar e cheia de cicatrizes), mas todos permanecem sem rosto, mesmo dentro da ilusão.

Por outro lado, você deve se perguntar por quanto tempo os Titãs podem continuar sem uma conexão mais direta com os mentores de seus heróis? Dick Grayson e Donna Troy têm suas respectivas conexões com Batman e Mulher Maravilha. Se a cena pós-créditos do final da temporada se confirmar, então parece ser provável que o Superboy se tornará um personagem regular cuja conexão com o Superman é óbvia. Além disso, assim como a Supergirl da CW eventualmente cedeu um lugar especial aqui e ali para o primo mais famoso da personagem, temos de nos perguntar se manter os grandes heróis afastados, a longo prazo, pare de funcionar.

 

De qualquer forma, estamos ansiosos para a segunda temporada, que estreia ainda em 2019 nos Estados Unidos. E, certamente, ficaremos aguardando a inserção dos novos episódios pela Netflix.

E vocês, o que acharam da série?

Leia também: O elenco de Titãs – conheça os atores da série da Netflix/DC

Anderson Narciso

Anderson Narciso

Mestre em História, apaixonado por mídias, é o editor responsável e idealizador do Mix de Séries. Eterno órfão de Friends, One Tree Hill e ER, acompanha séries desde que se entende por gente. No Mix é editor de colunas e de notícias, escreve a coluna 5 Razões e resenha a série Gotham.

No comments

Add yours