O Gambito da Rainha e mais: as séries mais influentes do momento

O Gambito da Rainha séries influentes momento

O Gambito da Rainha e outras séries estão “ditando” influencia na atualidade

Se você procurar pelo título “séries mais influentes do momento”, certamente encontrará títulos como “O Gambito da Rainha”, “The Crown”, entre outras.

Continua após as recomendações

A verdade é que muitas destas atrações, disponíveis em streamings populares como a Netflix, começam a moldar as pesquisas, interesses e passatempos de muitos espectadores. Tudo isso, baseado no contexto em que se propõem mostrar nas suas respectivas tramas.

Não para menos, o streaming passou a fazer parte da vida das pessoas ainda mais em 2020. Um estudo recente publicado em um artigo da Betway destacou, inclusive, o tempo de utilização de streamings aumentou em 63% em relação a 2019. Mas o estudo foi além para entender as séries que estavam, de fato, moldando o interesse cultural das pessoas.

Continua após a publicidade

The Queen's Gambit, O Gambito da Rainha

Imagem: Netflix/Divulgação

Série sobre xadrez tornou-se fenômeno

Claro que, ao discutir um tema como este, é impossível não mencionar o sucesso – e a influência de O Gambito da Rainha. Esta que, talvez, seja uma das séries mais comentadas do ano passado.

A série que conta a história de Beth Harmon, uma prodígio do xadrez, se passa nos anos 1960 e dá destaque justamente para um jogo que, até então, era visto com preconceito pelo grande público. Um jogo “chato” e entediante. Mas a série mostrou que ele não era nada disso do que se esperava.

De acordo com o estudo publicado pelo time de roleta online da Betway, O Gambito da Rainha é hoje a oitava série mais buscada mundialmente no Google. Além disso, ela foi um grande fenômeno para a Netflix. Para se ter uma ideia, o público que assistiu a série na plataforma da Netflix atingiu a marca de 62 milhões de casas – tudo isso, em apenas 28 dias.

O Gambito da Rainha Fenômeno Netflix

Imagem: Divulgação.

Já os minutos assistidos são impressionantes: 551 milhões, tudo isso em 3 dias. Isso equivale a 382 mil dias, mais de 1000 anos ou, mais de um século. 

Mas como que garantimos que essa série influenciou tal público? Pelo resultados das buscas relacionadas a série. De acordo com o estudo, as buscas por xadrez cresceram 88%, desde a estreia da série em 23 de outubro de 2020. 

Termos como “O Gambito da Rainha” e “Xadrez” também figuraram entre os mais buscados. Aliás, as procuras pelos próprios jogos de xadrez aumentou em 150%. Até mesmo a jogada “siciliana”, mostrada na série” teve um aumento de procura no google: cerca de 300%.

Os impactos não param

E se analisarmos o cenário como um todo, os impactos não param por aí. A série, para quem não sabe, é baseada em um livro. Só que este livro tornou-se best-seller – 37 anos após seu lançamento. Tudo isso, por causa da série da Netflix. Ou seja, a atração despertou o interesse do público no hábito da leitura, e os fez buscar a “fonte” desta história extremamente envolvente. 

Para completar, o número de jogadores no site Chess. com aumentou 500%. Dessa forma, sim, O Gambito da Rainha está moldando os hábitos de grande parte do público. 

Outras séries que estão impactando

Mas a relevância das séries não param em O Gambito da Rainha. Um exemplo interessante de influência, além dela, é a série Emily em Paris, que influenciou as buscas em diversos setores. Desde o mundo da moda, até as buscas por francês – que cresceu 47% desde a estreia da série, Emily em Paris mostrou ser um grande sucesso. 

Até mesmo ela gerou um “tour” na capital francesa, com fãs querendo visitar alguns lugares vistos na série. Tais locais incluem o “Jardim de Luxemburgo”, a “Praça da Estrápade”, onde a personagem mora, entre outros.

Até mesmo The Crown, que com uma história impactante em sua quarta temporada, aumentou as buscas sobre o estilo da Princesa Diana mostrado nos anos 1980. As procuras por terno azul subiram 1000%, já o laço na gola, 2900%. A gola alta, além disso, 7000%.

Série Emily em Paris. Imagem: Divulgação.

Dessa forma, as séries não se tornaram um simples meio de entretenimento, mas também um modo de influenciar e ditar a vida daqueles que as assistem.

E você, se viu pesquisando sobre algum assunto a partir dessas séries? Deixe nos comentários e continue acompanhando as novidades, aqui do Mix de Séries.

Nenhum comentário

Adicione o seu