O pavio da abertura de Missão Impossível

Missao ImpossibleVocê pode conhecer Missão Impossível das versões de Tom Cruise que fazem sucesso nos cinemas até hoje. Mas os seriadores das antigas irão lembrar de um grande sucesso que embalou a juventude de muitos coroas da atualidade. Trata-se da clássica série protagonizada por Peter Graves, que interpretava o líder da inteligência da Força Missão Impossível, Jim Phelps.

Conhecida pelas artimanhas e saídas mais mirabolantes das missões enfrentadas pela equipe, um elemento que virou marca registrada da franquia foi a abertura da série, que esteve no ar entre 1966 e 1973, desenvolvida por Bruce Geller.

Embalada pela música tema composta pelo argentino Lalo Schifrin, a sequência de introdução de cada episódio de Missão Impossível tinha como principal destaque um fósforo e um pavio que ia queimando, a medida que os créditos iniciais iam rolando. A imagem acabou se tornando sinônimo da série.

 

Continua após a publicidade

008-mission-impossible-theredlist

 

Uma importante característica da abertura era mostrar antes do elenco os grandes elementos que viraram característica da atração, intercalada com ação, momentos de perigo e tensão que davam o tom certo para a série de espionagem.

 

[youtube]https://www.youtube.com/watch?v=iq-YeD4L-bg[/youtube]

 

A série depois de cancelada acabou ganhando mais uma versão, desta vez exibida pela CBS, entre 1988 e 1990. Também protagonizada por Peter Graves, desta vez Missão Impossível vinha numa versão mais moderna, e assim como seu tema que ganhou alguns tons mais high tech, as imagens que apareciam na abertura também seguiram esta linha.

 

Missao Impossivel

 

Computadores, máscaras realistas e tudo de mais moderno que a década de 1980 poderia servir. Este era o embalo perfeito para a abertura da sequência que ficou no ar por apenas dois anos.

 

[youtube]https://www.youtube.com/watch?v=1Glj7DlLNeo[/youtube]

 

As aberturas foram tão marcantes, que a franquia desenvolvida logo depois, a partir dos anos 1990, por Tom Cruise se inspirou em ambas para a introdução dos longas metragens. Tal qual a produção, a abertura de Missão Impossível é um clássico. Confira uma compilação de todas elas, logo após a abertura da primeira versão da TV:

 

[youtube]https://www.youtube.com/watch?v=ACV4r7oiPHU[/youtube]

Anderson Narciso

Anderson Narciso

Criador, editor e redator do site Mix de Séries, é apaixonado por séries desde sempre. Fã incondicional de One Tree Hill, ER, Friends, e não perde um episódio da Franquia Chicago.

No comments

Add yours