O real motivo por que The Good Doctor quase não foi ao ar

Bastidores de The Good Doctor foi tumultuado, antes que a série conseguisse se consolidar nos EUA pelo canal ABC.

The Good Doctor foi ao ar

Os fãs do Dr. Shaun Murphy (Freddie Highmore) se alegraram quando o canal ABC anunciou que The Good Doctor, que está atualmente em sua 5ª temporada, voltaria com episódios inéditos em 28 de fevereiro de 2022, uma data mais cedo do que o previsto.

Desde a estreia do programa em 2017, milhões de espectadores dedicaram suas noites de segunda-feira nos EUA a assistir Shaun e outros cirurgiões altamente qualificados do Hospital San Jose St. Bonaventure completarem procedimentos complicados em pacientes gravemente doentes e moribundos.

Apesar de ir ao ar às 22h, que muitas vezes é visto como um horário temido, The Good Doctor conquistou uma base de fãs instantânea cinco anos atrás. Em 2017 (via Vulture), a adaptação americana do drama coreano chegou a bater This Is Us da NBC e NCIS da CBS em termos de audiência, após apenas seus primeiros episódios.

PUBLICIDADE

Embora os dramas hospitalares não sejam novidade, há algo em The Good Doctor que está ressoando com as pessoas. Quase todos os momentos são acelerados e emocionais de alguma forma. Todos com uma pitada ocasional de humor muito necessária, enquanto Shaun, que está no espectro do autismo e tem síndrome de Savant, navega em sua carreira e vida amorosa com Lea Dilallo (Paige Spara). Bem como sua missão para melhor se comunicar com os pacientes.

Mas, apesar do grupo de fãs cada vez maior por trás do Dr. Shaun Murphy, The Good Doctor quase não foi ao ar na ABC.

The Good Doctor foi ao ar
Imagem: Divulgação.

The Good Doctor deveria originalmente ir ao ar na CBS

Inicialmente, The Good Doctor estava programado para ir ao ar na CBS. Em 2014, foi relatado que a rede estava trabalhando com o ator de Lost e Hawaii Five-0 Daniel Dae Kim, para criar a adaptação americana (via Korea JoongAng Daily) com data de exibição prevista para 2015.

Leia também: The Good Doctor anuncia volta de Claire na 5ª temporada

No entanto, o projeto nunca se concretizou na CBS, que rejeitou The Good Doctor duas vezes. Essa informação veio do próprio Kim, que admitiu ao The New York Times. Ele então comprou de volta os direitos da série e foi até a ABC (via Deadline), que aproveitou a oportunidade de produzi-la.

Kim pegou o cargo de produtor, embora tenha aparecido em The Good Doctor por alguns episódios como Dr. Jackson Han, que tem sua própria maneira de fazer as coisas como o novo chefe de cirurgia, para grande desconforto de Shaun (via Deadline).

De acordo com Channing Dungey, que estava servindo como presidente do ABC Entertainment Group na época em que a rede adquiriu The Good Doctor, a decisão de fazer a série foi “sem pensar” (via The Hollywood Reporter). Ela disse: “Chegamos a um ponto como uma rede em que estávamos inclinando fortemente as mulheres em termos de algumas das histórias que estávamos contando. E sentindo que queríamos ter um ponto de acesso um pouco mais amplo que permitiria que homens e mulheres, velhas e jovens, assistissem…”.

Então, The Good Doctor viu sua oportunidade nascer.

The Good Doctor foi ao ar
Imagem: Divulgação.

A melhor cena de Freddie Highmore em The Good Doctor, segundo os fãs

Highmore recebeu muitos elogios por sua atuação, incluindo uma indicação ao Globo de Ouro em 2018. Seu compromisso vai além do que está na frente da tela também, com Highmore atuando como produtor executivo e até escrevendo e dirigindo episódios (via LA Times).

Para sua atuação, o ator é chamado não apenas a liderar um drama médico, que pode ter suas próprias dificuldades em traduzir procedimentos e termos complicados para o público, mas também a habitar de forma realista a personalidade muito específica de seu personagem.

Leia também: O real motivo que fez Claire sair de The Good Doctor

Um desses momentos na segunda temporada foi declarado por alguns fãs como a melhor atuação de Highmore no programa. Na segunda temporada de The Good Doctor, o hospital do Dr. Shaun Murphy recebe um novo Chefe de Cirurgia, Dr. Jackson Han (Daniel Dae Kim). Os confrontos de personalidade entre Han e Murphy eram evidentes desde o início.

Han discorda da maneira de dormir de Murphy, ou do que ele vê como falta dela, embora reconheça as habilidades inegáveis ​​do cirurgião. Isso leva a uma transferência para a Patologia, onde Murphy não terá que lidar diretamente com os pacientes.

Murphy confronta Han no episódio “Breakdown” depois que sua experiência é invocada para salvar a vida de um paciente. Murphy declara “Eu sou um cirurgião!” repetidamente depois que Han se recusa a devolver seu antigo emprego. Ele continua insistindo que a recusa de Murphy em aceitar seus desejos prova sua “imaturidade”. Esse confronto ainda leva à demissão temporária de Murphy.

Os fãs estavam claramente do lado de Murphy na discussão, inquestionavelmente graças ao desempenho de Freddie Highmore. Um tópico do Reddit insistiu que Highmore merecia reconhecimento pela cena: “Isso é definitivamente uma atuação do calibre do Emmy. E não apenas uma indicação – o troféu real”, disse um fã.

Outros fãs previram que Han sabia que ele estava pressionando Murphy e queria “desencadear” uma explosão. “Han está basicamente insinuando que Shaun teve a explosão especificamente porque ele é autista e não porque está cutucando Shaun com um pau desde que chegou lá”, teorizou outro fã.

Murphy percorreu um longo caminho desde sua demissão, mas ainda enfrenta muitos obstáculos, na 5ª temporada de The Good Doctor.

Os novos episódios ainda não têm previsão de estreia no Brasil.

Sobre o autor

Anderson Narciso

Editor-chefe

Criador do Mix de Séries, atua hoje como redator e editor chefe do portal que está no ar desde 2014. Autor na internet desde 2011, passou pelos portais Tele Séries e Box de Séries, antes de criar o Mix. Formado em História pela UFJF e Mestre em História da Saúde pela Fiocruz/RJ, Anderson Narciso se aventurou no mundo da criação de conteúdo para Internet há 15 anos, onde passou a estudar sobre Google, SEO e outras técnicas de produção para web. É também certificado em Gestão Completa de Redes Sociais pela E-Dialog Comunicação Digital, além de estudar a prática de Growth Hack desde 2018, em que é certificado. Com o crescimento do site, e sua parceria com o portal UOL, passou a atuar na cobertura jornalística, realizando entrevistas nacionais e internacionais, cobertura de eventos para as redes sociais do Mix de Séries, entre outros. Atua como repórter no Rio de Janeiro e São Paulo, e pelo Mix já cobriu eventos como CCXP, Rock in Rio, além de ser convidados para coberturas e entrevistas presenciais nos Estúdios Globo, Netflix, Prime Vídeo, entre outros. No Mix de Séries, com experiência de dez anos, se especializou no nicho de séries e filmes. Hoje, como editor chefe, é o responsável por eleger as pautas diárias do portal, escolhendo os temas mais relevantes que ganham destaque tanto nas notícias quanto nas matérias especiais e críticas. Também atua como mediador entre a equipe, que está espalhada por todo o Brasil. Atuante no portal Mix de Séries diariamente, também atende trabalhos solicitados envolvendo crescimento de redes sociais, produção de textos para internet e web writing voltado para todos os nichos.