O Senhor dos Anéis: imagens revelam pistas importantes da série
A série de O Senhor dos Anéis atiça a curiosidade do público cada vez mais. Agora, cartazes dão pistas sobre o que podemos ver.
O Senhor dos Anéis: Os Anéis do Poder está começando a ganhar força. Apenas algumas semanas após a revelação do título épico, o estúdio revelou um pedaço muito maior de conteúdo. Isso porque o estúdio divulgou não uma, nem duas, mas 23 fotos de personagens.
Isso soa como uma notícia realmente empolgante – e de certa forma, definitivamente é. O único problema é o fato de que nenhuma das imagens tem rostos. Ou nomes de personagens. Ou nomes de atores. Cada um está envolto em mistério, revelando apenas uma imagem estática que captura cada indivíduo mais ou menos abaixo do pescoço até a barriga. Claramente, a revelação destina-se a atiçar especulações, em vez de fazer anúncios chamativos e definitivos.
Felizmente, não faltam detalhes. Pelo contrário, as quase duas dúzias de imagens estão repletas de pequenas jóias que são claramente projetadas para atrair especulações. E você pode apostar seu último centavo que o fandom de Tolkien está à altura da tarefa, assim como nós. Nós vasculhamos as imagens e encontramos algumas das informações mais intrigantes escondidas nelas. Aqui estão nossas descobertas, juntamente com algumas de nossas próprias especulações sobre quem e o que o programa está sugerindo.
Referências a grandes vilões de O Senhor dos Anéis
Uma das imagens que mais chamou a atenção foi uma foto escura de uma mão de armadura preta segurando uma espada preta. Embora não haja anéis visíveis, parece haver algumas jóias no punho da espada. O indivíduo está vestindo o que parece ser uma armadura de cota de malha acima de suas mãos enluvadas, enquanto uma armadura de placas duras e escuras adorna seu peito. O design do punho da espada também é fino e aracnídeo.
Embora haja muito para ver aqui, não há indicação clara de que seja uma única pessoa. A cena inicial emite vibrações de uma versão menor de Sauron dos filmes O Senhor dos Anéis, de Peter Jackson. Isso é possível, já que Sauron passa pelo menos algum tempo como senhor da guerra ao longo da era coberta pelo programa. No entanto, existem também muitas outras opções potenciais.
Leia também: Tudo sobre a série de O Senhor dos Anéis no Amazon: data e mais
Por exemplo, poderia ser um dos Espectros do Anel no início de seu estado de evolução em suas versões fantasmagóricas. Alguns dos Nazgûl também vêm de um grupo de rebeldes númenorianos chamados de “Númenorianos Negros”. Esta iteração maligna dos Homens é rica e poderosa, e poderia facilmente ostentar um líder com uma armadura preta.
Alguns fãs estão até especulando que poderia ser Morgoth, o Lorde das Trevas original. No entanto, o foco da série é na Segunda Era (Morgoth é da Primeira Era e anterior). Além disso, o tamanho e a aparência menores da pessoa, nos fazem pensar que isso não é provável.
Raça de Aragorn desempenhará papel importante na série
Uma das fotos mostra uma pessoa que está vestindo um manto marrom claro. Mas não é a roupa que chama atenção. É o que ele está segurando: uma vara de ouro. O bastão é primorosamente esculpido e parece ter um edifício ou possivelmente até mesmo uma parte de uma cidade esculpida no topo.
Embora a roupa possa não parecer real, nosso palpite é que estamos olhando para o cetro que todos os Reis de Númenor usaram para marcar seu poder. No apêndice de O Retorno do Rei, explica-se que o cetro “era a principal marca da realeza em Númenor”. Sabemos pela sinopse do programa e outros anúncios que a poderosa e trágica nação insular de Númenor desempenhará um papel crítico no programa.
Existem outros cetros importantes ao longo da história da Terra-média. Aragorn até herda um quando se torna rei. Mas esse é o Cetro de Annúminas de prata — que ainda pode aparecer no show. Este, porém, é de ouro, e parece apontar diretamente para a liderança real de Númenor, mais do que qualquer outra coisa.
Um punhal muito especial
Uma das fotos nos mostra um personagem com armadura completa. Isso é com nervuras e delicadamente moldado em um padrão fluido. Eles também são vistos usando cota de malha leve sob a armadura. Apenas uma mão é mostrada, e está segurando uma adaga apontada para baixo.
Primeiro, é difícil não obter fortes vibrações élficas nesta foto, e estamos dispostos a apostar que estamos olhando para um lorde élfico, como Gil-galad, Celebrimbor ou possivelmente até Elrond. Se for esse o caso, a cota de malha leve também pode ser nosso primeiro vislumbre de Mithril (o metal extremamente raro de que é feita a cota de malha de Bilbo e Frodo).
Leia também: Série de O Senhor dos Anéis ganha nome oficial e data de estreia
A grande vantagem aqui, porém, são as Duas Árvores. O cabo da adaga é habilmente forjado em ouro e prata, com o que parecem ser folhas de metal e pérolas incrustadas no topo do punho – as pérolas são um clássico favorito dos senhores élficos, a propósito. Mas a parte inferior da alça é claramente moldada em duas árvores – uma dourada e a outra prata. Este é um retorno às Duas Árvores de Valinor, que a Amazon já sugeriu em sua primeira imagem da série em agosto de 2021. O par de árvores fornece luz para o mundo inteiro antes que o sol e a lua sejam criados a partir de seus frutos, e eles são uma parte icônica do folclore élfico.
Ouro em todos os lugares
Uma das imagens de O Senhor dos Anéis: Os Anéis de Poder nos mostra alguém com as mãos cruzadas na frente do corpo. Suas mãos estão cobertas de anéis. Existem até vários pingentes adornando suas roupas. A impressionante exibição de cores gloriosas imediatamente nos lembra de um dos personagens mais covardes de toda a Segunda Era: Ar-Pharazôn, o último rei de Númenor.
Ar-Pharazôn é um cara desagradável que força seu primo a se casar com ele para que ele possa assumir o trono. Ele é ganancioso pela imortalidade e acaba sendo completamente corrompido por Sauron. Seu governo deliberado também é o catalisador para a destruição de seu próprio reino. Mas por que achamos que esse cara, em particular, é Ar-Pharazôn? Porque o vilão governa sob o nome de “Ar-Pharazôn, o Dourado”.
Claro, pode ser outros também. Alguns adivinharam que os anéis em seus dedos poderiam apontar para o ferreiro élfico Celebrimbor, que ajuda a criar os Anéis do Poder. Também poderia ser Sauron em seu disfarce de Annatar, “Senhor dos Presentes”. Pode até ser o Alto Elfo Rei Gil-galad.
Já estamos recebendo vibrações de Hobbits?
Goste ou não, o programa já confirmou que haverá Hobbits – ou pelo menos uma iteração inicial do pequenos. Na verdade, Sir Lenny Henry já confirmou que fará o papel de Harfoot, um dos três grupos originais de Hobbits.
As imagens revelam alguns personagens que poderiam facilmente ser Hobbits. Uma imagem parece ser o próprio Henry, segurando um mapa enrolado. Outro mostra um personagem com as mãos sujas e roupas ásperas, parecidas com Hobbits.
Leia também: Amazon confirma elenco da série de O Senhor dos Anéis; Confira
No entanto, também vale a pena notar que o sujeito também possui uma garra afiada. Essa sensação mais violenta e áspera é muito menos parecida com Hobbit – pelo menos para aqueles que estão acostumados com Hobbits durante o final da Terceira Era. No início de sua história, porém, os Hobbits eram muito mais durões. Eles ainda não tinham passado séculos vivendo no Condado. De fato, no prólogo de A Sociedade do Anel, Tolkien explica que os Hobbits anteriores tiveram que lidar com “uma sombra que caiu na floresta” da Floresta das Trevas, assim como com Homens intrusos. Eles até realizam o que o livro chama de “uma travessia difícil e perigosa das [Montanhas Nebulosas]” para finalmente chegar à área do Condado.
Os hobbits claramente nem sempre foram moles. E sim, eles tecnicamente só aparecem no texto em meados da Terceira Era da Terra-média. Mas a Amazon decidiu tomar algumas liberdades criativas para incluí-los na Segunda Era.
O que há com todas as frutas?
Uma das coisas mais estranhas sobre todas as imagens de Os Anéis de Poder é que várias delas ostentam algum tipo de fruta ou noz. Um tem um punhado de bolotas. Outro tem algumas framboesas. Ainda outro tem uma maçã. Nenhuma dessas imagens tem algo específico em comum. No entanto, todos eles parecem ser indivíduos mais desgastados e robustos. Um tem uma barba grisalha. Todas as suas roupas são ásperas e tortas.
Mas nada disso explica por que tantas das fotos teriam frutas como peça central. Não é como se eles fossem sutis. Eles estão na frente e no centro e fornecem vibrantes salpicos de cores vermelhas e verdes.
Talvez a aparência rústica de cada foto implique que estamos vendo ainda mais Hobbits? Ou talvez essas sejam dicas agrícolas apontando para muitos dos grupos mais rurais de Homens que vivem na Terra-média neste momento? Durante a Segunda Era, muitos dos Homens do continente fazem parte de tribos pobres, selvagens e errantes. Muitos deles são dominados por Sauron ou pelos Númenorianos (que começam como salvadores para esses Homens e depois viram maus).
Há dois Anões no grupo?
Um grupo de pessoas que não recebe muita atenção durante a Segunda Era são os Anões. E, no entanto, se você ler o material de origem, eles estão lá, silenciosamente fazendo suas coisas, o tempo todo. De fato, Moria, que na época é chamada de Khazad-dûm, está no auge, e seus senhores nunca foram tão ricos.
Os anões também ajudam a combater Sauron, salvam um exército liderado por Elrond em um ponto, lutam em ambos os lados na Guerra da Última Aliança… ah sim, e eles também recebem seus anéis de anões. Claro, Sauron os entrega na esperança de controlá-los como ele faz com os Nazgûl, mas no livro O Retorno do Rei, afirma que o único poder que os anéis tinham sobre os Anões “era inflamar seus corações”, com uma ganância de ouro e coisas preciosas …” Acrescenta que eles resistem firmemente à dominação e “embora pudessem ser mortos ou quebrados, não poderiam ser reduzidos a sombras escravizadas por outra vontade …”
Leia também: A verdade sobre A Roda do Tempo no Amazon Prime Video
Então, onde estão os anões nesta nova versão de imagens? Que tal alguns dos primeiros publicados? Eles mostram dois personagens, um com o que parece ser uma longa barba grisalha (ou possivelmente apenas roupas estranhas) que é enfeitada com bugigangas douradas. O outro tem uma barba ruiva amarrada acima de duas mãos ásperas apoiadas em um martelo gigante claramente marcado com runas anãs. Ambos os personagens também têm pó de ouro em seus dedos.
Os elfos da floresta poderiam estar envolvidos?
Uma das fotos mostra uma imagem curiosa de alguém segurando uma flecha na mão. Isso imediatamente sugere os Elfos, embora Homens e Anões claramente usem flechas também. Ainda assim, a arma élfica de assinatura tem algumas outras coisas para nos fazer pensar em Elfos. E não apenas em qualquer Elfo.
Veja, a pessoa também está usando uma armadura extravagante coberta de esculturas de folhas. No topo, um rosto esculpido pode ser visto claramente espreitando das folhas antes de ser cortado pelo que parece ser um manto verde ou cinza. Isso tem muitas pessoas especulando que o que estamos vendo não é apenas um elfo, mas um elfo da floresta. Talvez até um elfo vindo direto do Reino da Floresta na Floresta das Trevas.
Se for esse o caso, poderíamos estar olhando para uma das duas pessoas importantes, ou seja, um membro da família real do reino. Se for esse o caso, provavelmente é Oropher, um rei dos Elfos da Floresta das Trevas, o fundador daquele reino e avô de Legolas. Oropher tem um papel épico na Guerra da Última Aliança e pode ser um grande personagem na série. Então, novamente, também poderia ser seu filho imortal Thranduil, ou mesmo Legolas, que tecnicamente não tem uma data de nascimento oficializada em O Senhor dos Anéis.
Uma espada quebrada… de novo?
Quando ouvimos falar de uma espada quebrada na Terra-média de O Senhor dos Anéis, a primeira coisa que vem à mente é a lâmina sagrada de Aragorn, Andúril. Bem, parece que estamos no segundo round do Andúril, já que uma das fotos mostra uma pessoa em um manto de peles segurando o cabo de uma espada quebrada na mão.
A pergunta é: o que é essa espada misteriosa? Parece muito decrépita e poderia facilmente ser uma espada que acabou de ser encontrada em uma ruína em algum lugar ao longo do caminho. Pelo menos, não há um elemento claro e óbvio de “espada quebrada” no material de origem existente da Segunda Era que conhecemos. Dito isto, alguns fãs estão postulando que isso não poderia ser outro senão os restos de Gurthang, uma espada mortal de propriedade do herói trágico da Primeira Era, Turin Turambar.
A espada é usada como uma ferramenta para o bem e para o mal. Turin o usa para matar um dragão e a arma até fala em um ponto. Embora essa lâmina se quebre da última vez que foi vista, seria um grande salto tê-la aparecendo em um show ambientado centenas de anos depois na Segunda Era, especialmente porque Tolkien nunca sentiu a necessidade de ressuscitá-la.
Os Cavaleiros… mas não os de Rohan
Rohan é um reino muito novo durante O Senhor dos Anéis. Na verdade, tem apenas cerca de 500 anos – o que é praticamente a infância em um mundo onde muitos dos seres, sem falar em seus reinos, têm milhares de anos ou mais. Dito isso, não há como Rohan, como nação, ter algo a ver com qualquer coisa durante o show da Amazon.
Leia também: Confusão da série de O Senhor dos Anéis pode ser resolvida
Mesmo assim, como os Hobbits, os ancestrais dos Rohirrim têm uma rica história de fundo. Na verdade, eles vêm da mesma região do mapa de onde os proto-Hobbits eventualmente migram. Eles têm histórias de desentendimentos com dragões e anões, e claramente vivem uma vida muito emocionante antes de seguirem para o sul e se tornarem melhores amigos dos Gondorianos.
Uma das imagens mostra uma pessoa blindada segurando uma espada que claramente tem uma cabeça de cavalo no cabo. De fato, a descrição aponta literalmente o pomo como “um cavalo branco com crina dourada”.
Há muitos anéis… muitos deles
É difícil passar por tantas fotos de mãos e não notar a abundância de anéis, especialmente com um show que literalmente tem essa palavra no título… duas vezes. Vemos anéis de ouro, anéis planos, anéis simples, anéis cravejados de joias. Alguns parecem ser usados nas mãos dos anões. Outros nas mãos dos Elfos. Ainda outros nas mãos dos homens.
Até mesmo um dos aparentes Hobbits está usando um anel em um colar. E o elfo mais óbvio do lote – a imagem de um personagem com as mãos limpas e uma adaga com duas árvores entrelaçadas no cabo – deliberadamente tem uma de suas mãos fora da imagem. A mão escondida nos faz pensar se o personagem não é outro senão o próprio Alto Rei Gil-galad, já que ele possui não um, mas dois dos Anéis Élficos por um tempo antes de passá-los para outros proprietários.