Os bastidores de Prison Break: curiosidades por trás das câmeras

Prison Break Cast
Imagem: E! Online

Originalmente exibida entre os anos de 2005 a 2009 na Fox, Prison Break foi uma das séries mais importantes do seu tempo. Seja pela grandiosa audiência, pela ousada proposta de história, personagens incomuns para o momento que a televisão passava naquele momento nos Estados Unidos e, principalmente, visionária por quebrar uma certa corrente criativa das produções da época que dedicavam-se a explorar hospitais e subúrbios.

Continua após a publicidade

Entretanto, com todo esse peso e relevância, é sabido que o drama teve algumas curiosidades nos seus bastidores, um legado muito importante para a televisão e, acreditem, algumas mudanças significativas em alguns setores na sociedade americana. Vale lembrar que há boatos de que algumas brigas aconteceram nos bastidores, principalmente envolvendo a atriz Sarah Wayne Callies, mas como nada foi realmente provado ou confirmado por algum membro do elenco e objetivo desta coluna é exaltar coisas positivas, nos ateremos a isso. 

De segunda

Fox_logo-300x168Mesmo fazendo todo o sucesso que fez, Prison Break não atraiu a atenção da Fox logo no começo do processo da escolha de materiais para virarem pilotos, mais conhecida como Pilot Season. Na verdade, a emissora recusou o projeto em 2003 por avaliar que a história apresentada seria muito longa e não teria um futuro definido. O projeto, portanto, retornou para mesa dos roteiristas e produtores e foi completamente reformulado.

Continua após a publicidade

A ideia retornou a ser considerada na Fox, entrou em contenção para receber a encomenda de um episódio piloto e chegou até sabemos. O interessante é que Steven Spielberg ficou tão interessado na ideia original que teve vontade de transformar a ideia numa minissérie, mas ao saber da reformulação, deu preferência para o longa Guerra dos Mundos, lançado em 2005.

Colocando no mal caminho

Continua após a publicidade
Departament of Justice
Logo do Departamento de Justiça dos Estados Unidos Imagem: Justice.gov

Diferentemente do Brasil, nos Estados Unidos e no Reino Unido, o preso tem a possibilidade de assistir televisão nas suas respectivas celas. Entretanto, a programação é, logicamente, controlada pelas autoridade competentes e não é completamente livre. É sabido que Prison Break, surpreendentemente ou não, foi oficialmente banida de treze penitenciárias americanas pelo entendimento de que daria aos presos um “mau exemplo” e os daria, presumidamente, uma aula de como escapar.

Esta coluna entrou em contato com o Departamento de Justiça dos Estados Unidos, responsável pela administração das prisões, sejam elas de segurança máxima ou não, mas não obtivemos resposta até a conclusão desta edição.

Continua após a publicidade

Версия на русском языке (Versão Russa)

Continua após a publicidade
Pobeg
Imagem: Haykarot

Assim como as inúmeras séries bem sucedidas para a televisão americana, Prison Break também experimentou um vasto número de adaptações e mídias originárias da sua história. Em abril de 2010, foi anunciado que a produção ganharia uma versão russa chamada de Pobeg, cuja estreia aconteceu naquele mesmo ano pelo canal Channel Zero e durou até junho de 2012. O curioso (ou não?) é que o remake russo teve diálogos idênticos ao original e a única novidade que trouxe aos telespectadores locais foi uma adaptação da história para a realidade do país.

[youtube] https://www.youtube.com/watch?v=v2s8A2tUKu4 [/youtube]

Video Game e atração turística

Desenvolvido pelo PlayStation 3 e o Xbox 360, o game baseado em Prison Break foi lançado em fevereiro de 2009, mas cancelado quando a Brash Entertainment. Entretanto, após uma longa batalha judicial, o desenvolvimento do jogo Prison Break: The Conspiracy foi retomado quando foi encontrado uma nova plataforma de lançamento. O lançamento oficial aconteceu em março de 31 de 2010.

Criado pela Sudden Impact! Entertainment Company, a atração turística Prison Break LIVE! trazia a proposta para fãs em trazer todas as sensações e a atmosfera da série a vida real. O evento rodou pelos Estados Unidos, Austrália, Reino Unido, China, Alemanha e México de 2006 até o ano de 2008.

[youtube] https://www.youtube.com/watch?v=URHa2TRj5F4 [/youtube]

Prisão de verdade

Joliet Correctional Center
Fachada do Centro Correcional Joliet Imagem: Flickr

A primeira temporada de Prison Break foi realmente filmada numa prisão de verdade. Todas as cenas da prisão de Fox River foram feitas no Centro Correcional Joliet, na cidade de Joliet, estado americano do Illinois, que foi fechado em 2002 em razão de cortes no orçamento e o obsoleto estado dos prédios. As celas, o jardim e a enfermaria eram todas reais. Fox River, curiosamente, é um rio de verdade que corre no lado ocidental da cidade de Chicago, perto de Joliet.

O Centro Correcional Joliet já serviu de pano de fundo para os filmes Os Irmãos Cara-de-Pau Bem-vindo à Prisão.

Ficha suja

No Arrested
Imagem: Mix de Séries

Ironicamente numa série em que uma prisão é o pano de fundo, de todos os 17 atores que participavam do elenco regular de Prison Break, apenas dois deles Veronica Donovan (personagem de Robin Tunney) e Sofia Lugo (interpretado por Danay Garcia), nunca foram presos.

Quatro horas e alguns trocados

Wentworth Miller Tatoo
Imagem: Pinterest

A tatuagem de Fox River que Scofield traz consigo demoraria, na verdade, quatro anos para ficar pronta na vida real. O custo seria algo em torno de 20 mil dólares (ou 13 mil euros) para ficar pronta. Na caracterização em Prison Break, Wentworth Miller era obrigado a ficar sentado por quase cinco horas para que tudo ficasse nos conformes.

Uma continuação que nunca aconteceu

Writers Strike
Imagem: Wiki Supernatural

Como de costume, um Spin-Off de Prison Break foi desenvolvido e planejado. O projeto foi batizado de Prison Break: Cherry Hill com a proposta de acompanhar a dona de casa Molly, a partir do momento que era presa numa penitenciária feminina. A série não veio a acontecer por conta da greve dos roteiristas em 2007-2008, que não prejudicou apenas a concretização da ideia, mas sim todas as outras produções que estavam no ar à época como The New Adventures of Old ChristineLostGrey’s AnatomyDesperate HousewivesDamagesHouse e entre outras.