Os melhores episódios de séries de 2023

Elegemos os melhores episódios de séries de TV de 2023. The Last of Us, Succession, The Bear e outras marcam presença.

The Last of Us

Foi um ano difícil para a TV. Além das greves dos roteiristas e dos atores, por exemplo, a indústria televisiva vê uma grande mudança quase que diariamente. Seja através de uniões entre estúdios ou da derrocada de empresas, o mundo do entretenimento passa por uma onda severa de transformações. O impacto se vê nas séries, já que 2023 representou um ano fraco neste sentido. Ainda assim, tivemos grandes títulos como “The Last of Us”, “Succession” e “The Bear”.

Para comemorar o que tivemos de bom, enfim, selecionamos os 10 melhores episódios de séries de 2023.

Ahsoka – Shadow Warrior

PUBLICIDADE

“Ahsoka” é a prova de que “Star Wars” é uma franquia em constante crescimento. E não há sinais de que isso vai parar. A personagem central, por exemplo, foi criada há poucos anos, depois da saga ser um sucesso estrondoso. Na série da Disney+, “Ahsoka” permite que a velha “Guerra nas Estrelas” se renove, ao passo que dá a chance de redenção a alguns elementos, como o Vader de Christensen. “Shadow Warrior”, portanto, é uma ode à união do velho e do novo.

The Bear – Forks

“The Bear” poderia ocupar pelo menos três vagas desta lista. Além de “Forks”, “Fishes” e “The Bear”, o capítulo final, representam o que houve de melhor na TV em 2023. Em “Forks”, por exemplo, nos distanciamos dos personagens para focarmos no crescimento de apenas um. E o que vemos é o desenrolar de uma personalidade complexa, mas por isso mesmo encantadora.

Leia mais sobre “The Last of Us” e os melhores episódios:

The Last of Us

Black Mirror – Joan is Awful

“Black Mirror” não é tão boa quanto antes, a gente sabe. Mas a série ainda é capaz de entregar um ou dois capítulos interessantes. E quando consegue, o faz com honras. A temporada recente, por exemplo, conta com pelo menos três história bacanas, sendo “Joan is Awful” a mais curiosa e relevante delas.

The Last of Us – Long, Long Time

Ainda em janeiro, nos primeiros dias do ano, quando “The Last of Us” recém estreara, já sabíamos que “Long, Long Time” seria um sucesso absoluto. Trata-se de um movimento corajoso, já que é um capítulo que desvia quase que totalmente do núcleo principal. Assim, já no terceiro episódio, “The Last of Us” crava seu nome como um dos melhores programas de 2023.

The Last of Us

Loki – Science/Fiction

Muito mais do que o elogiado final da temporada, “Science Fiction” representa uma virada de chave na série e em toda a história de Loki enquanto personagem. O penúltimo capítulo, então, traz o antigo vilão perdido, abalado pela perda dos amigos. Em um dos momentos mais humanos da Marvel, Loki percorre realidades no espaço-tempo para encontrar quem ama. É o aparato Disney/Marvel em prol de uma boa e simples história.

Poker Face – Escape from Shit Moutain

Rian Johnson é tão fascinado por mistérios do tipo “quem matou” que resolveu criar uma série só disso. Assim, “Poker Face” traz vários casos com início, meio e fim. Todos capitaneados por Charlie, a mais inesperada das detetives. Em “Escape from Shit Moutain”, entretanto, as atividades da investigadora quase a levam a um fim irreversível. Humor e mistérios se juntam em uma obra de altíssimo padrão.

Brasil, terror, comédia e o melhor episódio do ano

Os Outros – Episódio 7

Enquanto se atém às desavenças entre vizinhos, “Os Outros” faz um interessante retrato da sociedade brasileira contemporânea. É a era da incomunicabilidade, da pós-verdade. E o capítulo 7, por exemplo, é o ápice violento e incontornável de uma situação que já havia perdido o sentido há muito tempo. O elenco irretocável carrega o drama com exatidão nesta série que é orgulho nacional.

A Queda da Casa de UsherA Máscara da Morte Rubra

Mike Flanagan adapta – com várias liberdades – algumas história de Edgar Alan Poe. Cada episódio traz elementos de um conto diferente. E neste, “A Máscara da Morte Rubra”, vemos o desenrolar da vilã da história. E ela concede aquele que talvez seja o momento mais enervante da TV em 2023: a chuva ácida. Aqui, Flanagan deixa clara a mistura: “Usher” é como a soma de “Succession” e “Hill House”.

The Last of Us

Succession – Connor’s Wedding

Esta lista poderia ser quase que inteiramente ocupada por “Succession”. As vagas remanescentes ficariam com “The Bear” e o resultado seria justo. Como queremos ser mais democráticos, elegemos apenas um capítulo: “Connor’s Wedding”. Este é um daqueles episódios que surgem de tempos em tempos e são lembrados para sempre como ápices televisivos. Antes dele havia sido “Ozymandias”. Depois, só o tempo dirá.

What We do in the Shadows – Local News

“What We do in the Shadows” sempre é engraçada, mas “Local News” é de gargalhar alto. Durante uma entrevista para um jornal local, Nandor, um dos vampiros da história, revela seu maior segredo. A partir daí, o time inicia um gerenciamento de crise para reverter a situação. São vinte minutos preciosos que mostram a força de uma comédia bem escrita e lotada de carisma.

Sobre o autor

Matheus Pereira

Coordenação editorial

Matheus Pereira é Jornalista e mora em Pelotas, no Rio Grande do Sul. Depois de quase seguir carreira na Arquitetura, enveredou para o campo da Comunicação, pelo qual sempre nutriu grande paixão. Escritor assíduo na época dos blogs, Matheus desenvolveu seus textos e conhecimentos em Cinema e TV numa experiência que já soma quase 15 anos. Destes, quase dez são dedicados ao Mix de Séries. No Mix, onde é redator desde 2014, já escreveu inúmeras resenhas, notícias, criou e desenvolveu colunas e aperfeiçoou seus conhecimentos televisivos. Sempre versando pelo senso crítico e pela riqueza da informação, já cobriu eventos, acompanha premiações, as notícias mais quentes e joga luz em nomes e produções que muitas vezes estão fora dos grandes holofotes. Além disso, trabalha há mais de dez anos no campo da comunicação e marketing educacional, sendo assessor de imprensa e publicidade em grandes escolas e instituições de ensino. Assim, se divide entre dois pilares que representam a sua carreira: de um lado, a educação; de outro, as séries de TV e o Cinema.