Outlander: final da 5ª temporada trouxe reviravolta “brutal”; Confira

Outlander 5 temporada final

O final da quinta temporada contou com reviravolta impactante

Mais uma temporada de Outlander chegou ao fim e, fiel à forma, o final foi intenso do começo ao fim. O episódio foi exibido ontem (10), nos Estados Unidos, pelo canal STARZ. No Brasil, ele terá transmissão nesta segunda (11), pelo canal FOX Premium.

Continua após publicidade

Dessa forma, nossa matéria trará spoilers do que aconteceu. Portanto, se você não assistiu ou não quer descobrir, recomendamos que leia outra matéria de Outlander aqui no Mix de Séries.

Continua após a publicidade

Cena brutal com protagonista de Outlander

No episódio, vimos que o sequestro de Claire orquestrado por Lionel Brown e seus homens provou ser tão brutal quanto qualquer coisa que a série já tenha mostrado. O motivo? Claire acabou sendo estuprada repetidamente por seus captores. Os leitores da saga dos livros de Diana Gabaldon já sabiam que o ataque provavelmente estava chegando, e seria difícil assistir. E, aparentemente, a série resolveu retratar tal acontecimento de forma brutal. 

Continua após publicidade

O episódio deixou bem claro desde o início que algo horrível aconteceria com Claire, principalmente porque ele pulou completamente a sequência de créditos de abertura. Considerando que Claire foi vista pela última vez sendo sequestrada por alguns homens terríveis, e como em Outlander a agressão sexual a personagens importantes é uma ocorrência sazonal, os fãs – incluindo os que não são leitores dos livros – provavelmente adivinharam o que iria acontecer.

Como aconteceu?

O final de temporada mostrou o que aconteceu com Claire em três partes: no “presente”, com Claire, enquanto ela estava espancada e exposta no chão da floresta, cercada por Lionel Brown e seus homens; Claire relembrando o que aconteceu entre o final de o episódio anterior e onde este episódio da 5ª temporada estava situado, e Claire tentando se retirar para um mundo imaginário no qual ela estava segura na década de 1960 e cercada por aqueles que amava.

Continua após publicidade

No “presente”, Claire estava desamparada e ferida, com a atriz Caitriona Balfe retratando uma Claire exausta e aterrorizada, cheia de desespero. Ela teve um breve momento de esperança quando um dos homens de Brown acabou sendo outro viajante do tempo que entrou com os bandidos. Balfe foi tão eficaz que os fãs temeram em uma cena no qual Claire começou a engasgar com sua mordaça.

Nos flashbacks, Claire foi cortada e exposta enquanto tentava fugir, e Caitriona Balfe mostrou o desafio de Claire, apesar do perigo. Se não fosse pelas cenas dela no presente, poderia ter sido um momento de esperança, mas o episódio já havia demonstrado que quaisquer esforços não seriam suficientes para poupá-la desta vez.

Continua após a publicidade
O MIX DE SÉRIES atingiu 10 milhões de visitas mensais e vamos ensinar tudo que aprendemos nessa caminhada! Aumente o tráfego do seu site com técnicas avançadas de SEO.
Faça seu pré-cadastro aqui!

Eventualmente, a personagem foi resgatada por seu marido, Jamie; e depois seus amigos e familiares realizaram uma vingança em nome de Claire.

Momentos fortes em Outlander

Como dissemos, Outlander já trouxe o assunto de violência sexual com outros personagens, sendo essa a terceira vez que ela retratou acontecendo com um personagem importante: Jamie Fraser, de Sam Heughan, foi estuprado na 1ª temporada, e Brianna Fraser, de Sophie Skelton, foi estuprada na 4ª temporada.

Em conversa com o The New York Times, Balfe disse que por estar nos livros de Diana Gabladon, o momento na série precisava ter um significado extra.

Se vamos contar esse tipo de história, precisamos destacar algo que não foi visto aos olhos do público através do livro“, disse Balfe. “Com a recuperação de Jamie nas temporadas 1 e 2, lidamos com algo que realmente não havia sido muito explorado na TV, que era a ideia de estupro masculino. Com Claire, é o mecanismo psicológico da dissociação.

Ela se referiu ao sonho escapista ao qual Claire se retirou durante o ataque: uma casa moderna, onde sua família – toda atualizada com os guarda-roupas e penteados do final dos anos 1960 – se reunia para o jantar de Ação de Graças. Balfe acrescentou que a série Inacreditável da Netflix, um drama sobre uma jovem acusada de mentir sobre estupro, influenciou como o ataque de Claire foi filmado. “Você nunca vê os agressores”, disse ela. “Não queríamos dar espaço a eles“.

Quando a série finalmente voltar para a 6ª temporada – já encomendada, os espectadores assistirão a Claire processando o que aconteceu com ela, acrescentou Balfe. “Eu acho que o perigo de Claire ser considerada uma personagem feminina forte é que às vezes as pessoas esquecem que ela não é Teflon. As coisas podem machucá-la profundamente.”.

Todos os episódios da quinta temporada estarão disponíveis a partir de hoje a noite no App do Fox Premium. No entanto, a sexta temporada não tem previsão de estreia confirmada. 

E então, o que você achou do final? Deixe nos comentários. Além disso, continue acompanhando todas as novidades do mundo das séries aqui no Mix de Séries e em nossas redes sociais (Instagram, Twitter e Facebook).