Outlander: personagem volta na 5ª temporada e agita trama
Personagem retornou em episódio de Outlander na 5ª temporada e agitou a trama. Confira detalhes na matéria do Mix com spoilers.
Reviravolta agitou a trama
Apenas uma semana depois de matar um dos personagens mais queridos de Outlander (descanse em paz, Murtagh) a trama da série trouxe um rosto familiar direto do passado. E esse retorno, sem dúvidas, veio para agitar a atrama.
Antes de continuarmos, precisamos avisar que traremos spoilers do episódio “Famous Last Words”, o oitavo da quinta temporada. Portanto, siga por sua conta e risco.
No episódio, o jovem Ian (John Bell) retornou após um bom tempo sumido. E esse retorno foi em um exato momento em Roger precisa de ajuda para se recuperar do recente trauma.
O retorno de Ian
Para aqueles cujas memórias podem estar esquecidas, Ian James Fitzgibbons Fraser Murray é o sobrinho de Claire e Jamie. Ele é o filho mais novo da irmã de Jamie, Jenny Fraser e seu marido Ian, e é a razão pela qual Claire e Jamie se envolveram nesse negócio de “Novo Mundo”. Na terceira temporada, o jovem Ian é sequestrado, trazido para a Jamaica e vendido para a sra. Abernathy (também conhecida como Geillis), que procura uma pedra encontrada apenas em virgens. Ian sobrevive porque não é virgem, mas é agredido sexualmente por Geillis, que o droga e o estupra.
Eventualmente, Jamie e Claire resgatam o jovem Ian no final da terceira temporada e todos se mudam para o Fraser’s Ridge juntos na quarta temporada. A vida de Ian é bastante estável e pacífica no Fraser’s Ridge, onde ele parece se encaixar bem. Além de ter Claire, Jamie e Bree, ele cultiva uma amizade com o “homem da montanha” John Quincy Myers, que é amigo da população indígena local. No final da quarta temporada, Ian concorda em ficar com a tribo Mohawk em troca da liberdade de Roger, uma decisão que ele vê como uma nova aventura.
O final da quarta temporada foi a última vez que vimos Ian… até o oitavo episódio da quinta temporada. Obviamente, Ian viveu alguma vida em sua ausência na série, e não está indo tão bem. Além do trauma significativo que Ian já sofreu ao ser sequestrado, agredido sexualmente e ter que assistir Bonnet matar um homem a sangue frio, algo obviamente aconteceu com ele durante seu tempo com a tribo Mohawk para deixá-lo gravemente deprimido.
O que aconteceu com esposa de Ian?
Embora grande parte do episódio seja sobre o transtorno pós traumático de Roger e pensamentos e impulsos suicidas, Ian também está sofrendo de uma doença semelhante. Quando o Hemlock de Água de Claire desaparece, eles assumem que Roger o pegou, mas na verdade foi Ian. Roger interrompe Ian antes que ele morra por suicídio, e Ian confidencia a Roger que ele teve uma esposa enquanto morava com o Mohawk, mas não entra em detalhes sobre o que aconteceu com ela.
“Ian Murray perdeu a coisa mais importante para ele”, disse a autora de Outlander, Diana Gabaldon ao Parade sobre o personagem de Ian. “A perda dele não é explicada em detalhes, mas nós (e Roger) concluímos que o que ele perdeu é a esposa (desconhecida para nós). Ian tem todas as habilidades do século XVIII que Roger não tem, mas ele não tem mais a esposa. Roger tem.”.
Então, o que aconteceu com a esposa de Ian? Desde que a série tem sido bem fiel a livro, podemos trazer um SPOILER da trama literária. Então, se não quiser descobrir, pare a leitura aqui mesmo.
Em A Breath of Snow and Ashes, sexto livro da franquia, Ian revela que sua esposa – conhecida como Emily – sofreu vários abortos, o que acabou separando-os. Ela reaparece em An Echo in the Bone, sétimo livro, no qual eles se reencontram.
Se a série seguirá o livro? Provavelmente, mas teremos de aguardar para ver. Por enquanto, continuaremos assistindo a quinta temporada de Outlander.
E você, o que está achando dos episódios? Deixe nos comentários. Além disso, continue acompanhando todas as novidades do mundo das séries aqui no Mix de Séries.