Para abaixar preço, Netflix poderá ter propaganda entre as séries
Netflix pôs a culpa em quatro fatores, dentre eles a guerra na Ucrânia, inflação generalizada e forte competição.
A Netflix vai ‘explorar’ a possibilidade de lançar uma opção de assinatura mais barata, mas com alguns anúncios. As informações são da CNBC.
O anúncio vem após a empresa negar, por anos, que algum dia sequer consideraria a ideia de introduzir anúncios na sua plataforma. Analistas e especialistas, contudo, consideravam a opção inviável. Com o streaming atingindo um nível de saturação, precisa de outros meios de gerar receita e atrair novos assinantes.
Com o desenvolvimento do departamento de games ainda engatinhando, não há outra saída além de recorrer ao mercado publicitário. A Netflix possui hoje a maior base de assinantes, cerca de 221.64 milhões de pessoas, mas precisa correr.
A Paramount Global lançou recentemente no Brasil a Pluto TV, um streaming gratuito com anúncios, sem contar que a Peacock, a HBO Max, a Paramount+ e outros, têm tais modalidades nos Estados Unidos há algum tempo.
Netflix perde assinantes pela primeira vez em dez anos
O reconhecimento de que algo precisa ser feito feito após a Netflix anunciar, na tarde desta terça-feira (19) o balanço do primeiro trimestre de 2022. Os resultados, contudo, não poderiam ser piores. A empresa anunciou sua primeira perda de assinantes em dez anos. As informações são do The New York Times.
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O mercado, por outro lado, esperava um ganho de 2.5 milhões de assinantes. Em carta aos acionistas, a empresa explica que a queda pode ser explicada a partir de quadro ângulos. 1º) queda do uso de Smart TVs e lenta implementação de banda larga; 2º) compartilhamento de senha entre residências; 3º) aumento da competição das televisões aberta e fechada, além de outros serviços de streamings; 4º) fatores macroeconômicos, como guerra na Ucrânia e inflação generalizada ao redor do mundo.
De acordo com o jornalista Lucas Shaw, da Bloomberg, relatórios da Parrot Analytics indicam que a demanda por originais da Netflix está em constante queda. A explicação é bastante simples: competição.
Demanda por conteúdo aumenta
Há um crescimento de interesse por títulos como Ted Lasso, na AppleTV+ e Halo, da Paramount+. Tais plataformas e conteúdos não existiam há cinco anos, por exemplo. Mesmo assim, verifica-se que a empresa vem conseguindo crescer num dos mercados mais competitivos do mundo: Ásia.
Além de tudo isso, o resultado também indica uma saturação do mercado. Há poucos lugares onde a Netflix ainda consegue florescer. A Ásia continua sendo o melhor destino para investimentos, em países como Índia e Coréia do Sul, embora já haja competição da Amazon e da Disney. A China, vale lembrar, continua fechada para esse tipo plataforma.
Títulos em destaque nesse período incluem: O Projeto Adam, a 2ª temporada de Bridgerton e o contínuo sucesso de Inventando Anna. Países onde a Netflix teve crescimento: Japão, assim como Índia e Filipinas.