Ponto Cego, criador explica final na Netflix: Jane morreu?

Ponto Cego acabou: última temporada chegou na Netflix e os fãs brasileiros conferiram desfecho; Criador explica se Jane morreu.

Blindspot final Ponto Cego Netflix

Ponto Cego (Blindspot) finalmente estreou sua quinta e última temporada na Netflix do Brasil. E, agora, os fãs já estão conferindo os últimos episódios da saga de Jane.

Mas, após 11 episódios, a série entregou um final intrigante – e muito duvidoso – que está fazendo o público se questionar.

A exposição de Jane ao ZIP permitiu uma quantidade obscena de participações especiais de personagens anteriores, e também entregou um final que fará os fãs discutirem sobre o que aconteceu, tanto quanto os fãs de Sopranos fazem até hoje.

PUBLICIDADE

O que aconteceu no final de Ponto Cego?

Os telespectadores de Ponto Cego na Netflix conferiram dois finais, depois que Weller e Jane (que usou sua recente exposição ao ZIP para ajudá-la a resolver o caso) desarmaram a bomba ZIP na Times Square.

Em uma realidade, os dois tiveram seu final feliz, criaram vários filhos e todos vieram para uma espécie de jantar em família. Patterson (cujo primeiro nome é ótimo) e Rich (que estava com Boston) estavam se aventurando ao redor do mundo, e Zapata era uma investigadora particular, bem como uma mãe feliz.

Todos estavam se divertindo muito juntos em uma festa, até que Jane foi atingida por uma estranha compreensão. Tudo parecia perfeito demais.

Ponto Cego final Netflix
Imagem: Divulgação.

Naquele momento, Jane lembrou-se do desarmamento da bomba ZIP e os espectadores de Ponto Cego viram uma cena diferente. Weller e Jane se beijaram, a bomba foi desarmada e Jane caiu no chão. Os paramédicos chegaram ao local, mas era tarde demais. O ZIP havia tomado conta do corpo de Jane e ela estava morta.

Em uma ironia do destino, ela termina com seu corpo sendo fechado em uma bolsa na Times Square. Uma alusão ao final, onde a primeira cena é exatamente o oposto, com a bolsa abrindo.

Leia também: Criador explica por que Ponto Cego acabou

Explicando o final

Alguns fãs ficaram na dúvida: qual final é o real? Acreditamos que é bastante óbvio ser o final que Jane morreu, o real. É triste, mas este é o final da série.

De acordo com o portal CinemaBlend, embora Jane tenha dito que recebeu o antídoto “bem na hora”, nunca vimos isso acontecer. A Dra. Horne estava longe da ação quando a bomba foi desarmada, e Jane até disse que sabia que não tinha muito tempo. Devemos acreditar que ela milagrosamente aguentou o tempo suficiente para receber o tratamento?

Para voltar ainda mais longe, vamos revisitar a cena do casamento. Enquanto Jane estava viajando pelos casamentos de vários personagens, ela foi informada pelas alucinações que era tudo uma construção. Dizia-se que era um monte de “saltos ruins” e seu cérebro tentando dar a ela um “final feliz antes de encerrar”.

Portanto, foi exatamente o que aconteceu depois que a bomba ZIP foi desativada, porque, novamente, Jane não iria aguentar por muito mais tempo.

Imagem: Divulgação.

Criador comentou

Em uma esteira, o criador Martin Gero não disse explicitamente qual final é o real. Mas, pelas suas palavras, os fãs podem tirar a conclusão definitiva.

Cabe a você escolher. Quer dizer, acho que está bem claro. Mas o que é tão incrível nisso é que foi projetado para ser um teste de Rorschach. tem sido incrível. Tipo, metade das pessoas realmente pensa, ‘Oh, ela morreu na Time Square’. No entanto, metade das pessoas pensa, ‘Oh, isso é apenas uma memória, ou isso é apenas uma possibilidade imaginária que ela está representando em sua cabeça.’

Martin Gero ao TVGuide.

Leia também: A triste morte da 5ª temporada de Ponto Cego

Os pensamentos de Gero só reafirmam ainda mais a versão de que Jane morreu. Se o final feliz tivesse mostrado a exata cena de Jane recebendo o antídoto, em vez de sair magicamente do elevador, então sim, o final feliz valeria. Infelizmente, isso não aconteceu, e assim como Patterson não morreu, embora parecesse ter acontecido fora da tela, Ponto Cego termina sim com a morte de Jane.

E então, deixa aqui no Mix de Séries as impressões que você teve sobre o final de Ponto Cego.

Sobre o autor

Anderson Narciso

Editor-chefe

Criador do Mix de Séries, atua hoje como redator e editor chefe do portal que está no ar desde 2014. Autor na internet desde 2011, passou pelos portais Tele Séries e Box de Séries, antes de criar o Mix. Formado em História pela UFJF e Mestre em História da Saúde pela Fiocruz/RJ, Anderson Narciso se aventurou no mundo da criação de conteúdo para Internet há 15 anos, onde passou a estudar sobre Google, SEO e outras técnicas de produção para web. É também certificado em Gestão Completa de Redes Sociais pela E-Dialog Comunicação Digital, além de estudar a prática de Growth Hack desde 2018, em que é certificado. Com o crescimento do site, e sua parceria com o portal UOL, passou a atuar na cobertura jornalística, realizando entrevistas nacionais e internacionais, cobertura de eventos para as redes sociais do Mix de Séries, entre outros. Atua como repórter no Rio de Janeiro e São Paulo, e pelo Mix já cobriu eventos como CCXP, Rock in Rio, além de ser convidados para coberturas e entrevistas presenciais nos Estúdios Globo, Netflix, Prime Vídeo, entre outros. No Mix de Séries, com experiência de dez anos, se especializou no nicho de séries e filmes. Hoje, como editor chefe, é o responsável por eleger as pautas diárias do portal, escolhendo os temas mais relevantes que ganham destaque tanto nas notícias quanto nas matérias especiais e críticas. Também atua como mediador entre a equipe, que está espalhada por todo o Brasil. Atuante no portal Mix de Séries diariamente, também atende trabalhos solicitados envolvendo crescimento de redes sociais, produção de textos para internet e web writing voltado para todos os nichos.