Por que o Jay de Chicago PD parece tão familiar?

Um dos astros de Chicago PD faz sucesso hoje em dia. Mas por onde andava o ator antes de se aventurar pela polícia de Chicago?

Chicago PD

Ao explorar o universo dos bombeiros, médicos e policiais, a saga “One Chicago” necessariamente captura a comunidade unida entre os socorristas. Em nenhum lugar isso é mais evidente do que os irmãos Halstead, cujo vínculo familiar se estende além dos limites do mero profissionalismo. Enquanto o Dr. Will Halstead (Nick Gehlfuss) de Chicago Med age precipitadamente às vezes, seu irmão, o detetive Jay (Jesse Lee Soffer), está determinado a cumprir o chamado do dever, mesmo que isso leve a uma busca singular e às vezes cega pela justiça.

Imagem: Divulgação.

Um membro integral do universo “One Chicago”, Jesse Lee Soffer apareceu pela primeira vez como personagem recorrente em Chicago Fire em 2013. Embora ele tenha sido escalado para um papel principal em Chicago PD, o personagem surgiu em todas as três séries baseadas em Chicago, aparecendo em 18 episódios de Fire, 28 episódios de Med e 180 episódios de PD. Sua entrada em Chicago PD começa um mês após sua transferência como policial disfarçado para um membro da Unidade de Inteligência. Além do extenso mundo de “One Chicago”, Soffer apareceu em vários filmes e séries de TV. Aqui é onde os fãs podem reconhecer Soffer – isto é, quando ele não está agindo como um jovem detetive impetuoso.

Aos 10 anos, Jesse Lee Soffer estrelou The Brady Bunch Movie

Antes de Chicago PD, Soffer começou como ator mirim, aparecendo ao lado de John Goodman e Susan Sarandon em Matinee de 1993 e Safe Passage de 1994. A partir desse período, então, ele talvez seja mais conhecido por interpretar Bobby Brady em The Brady Bunch Movie de 1995 e seu sucessor. Embora o renascimento de “Brady Bunch” tenha recebido críticas mistas, foi uma benção nas bilheterias, arrecadando mais de US $ 54 milhões. Além disso, o filme e sua sequência alcançaram um culto de seguidores.

PUBLICIDADE

Soffer apareceu em Dose Dupla ao lado das gêmeas Olsen

Durante seus anos de Bobby Brady, entretanto, Soffer acrescentou outros shows em seu currículo de atuação infantil. Ele apareceu no seriado Wings e teve um papel de protagonista em uma adaptação de From the Mixed-Up Files of Mrs. Basil E. Frankweiler. O filme de TV, aliás, deu ao jovem Soffer a oportunidade de atuar ao lado da lenda de Hollywood Lauren Bacall.

Leia também: Esses atores de Chicago Fire são mesmo amigos na vida real?

Falando em lendas de Hollywood, o astro de Chicago PD garantiu seu primeiro papel recorrente em Dose Dupla, a comédia de Mary-Kate e Ashely Olsen que decorreu de 1998 a 1999. Em seu arco de seis episódios, Soffer estrela como Taylor Donovan, tutor de matemática e o assunto da paixão debilitante de Ashley. Dose Dupla, então, ajudou a lançar Soffer, de 14 anos, no mundo da televisão, e também permitiu que ele mostrasse seu penteado galã do final dos anos 90. Além disso, sua virada no seriado inspira uma das muitas tramas de troca de irmãs que as gêmeas incorporariam ao longo de sua carreira.

Ele recebeu indicações ao Emmy por estrelar As The World Turns

Antes de ingressar em “One Chicago”, Soffer fez seu nome em novelas. Em 1999, ele originou o papel de Max Nickerson em Guiding Light. Depois de fazer uma pausa na atuação para retomar seus estudos, Soffer voltou às novelas em 2004 interpretando Will Munson em As The World Turns. Soffer deixou a série em 2008, depois reprisou seu papel em 2010 para a 54ª e última temporada da série. Ao todo, o ator apareceu em 500 episódios, período durante o qual recebeu três indicações ao Daytime Emmy de Melhor Ator Jovem em Série Dramática.

Como filho do detetive Hal Munson (Benjamin Hendrickson) e Barbara Ryan (Colleen Zenk), Munson se envolveu em mais do que alguns problemas, incluindo arrombamento e roubo. Soffer insiste que, apesar das travessuras angustiantes de seu personagem, a vibração no set foi mais do que amigável: “Fiz isso por quatro anos e quando você trabalha tanto tempo com o mesmo elenco, você se aproxima deles.”

Após seu tempo em As The World Turns, Soffer apareceu em vários procedurais criminais e episódios de televisão pontuais, incluindo CSI: Miami, The Mentalist e Rizzoli e Iles. Esses papéis, para não mencionar suas indicações a prêmios que reforçam sua carreira, parecem tê-lo preparado para sua vez como um policial durão, mas adorável em Chicago PD.

Um papel de curta duração levou Soffer a Chicago PD

Em um episódio de 2008 de CSI: Miami, Soffer interpreta Shane Huntington, um empresário renegado que é pego no assassinato de sua ex-namorada. 

Leia também: Ator de Chicago PD diz que nova história da série decepcionou

Em 2012, enfim, Soffer conseguiu um papel principal no drama da Fox The Mob Doctor. A série segue Grace Devlin (Jordana Spiro), uma cirurgiã que concorda em pagar a dívida de seu irmão com a máfia, com Soffer estrelando como o irmão. A série, no entanto, foi cancelada após uma temporada. Felizmente para Soffer, seu trabalho na série deve ter despertado o interesse dos chefões de “One Chicago” na NBC, levando a seu papel como Halstead.

Sobre o autor

Matheus Pereira

Coordenação editorial

Matheus Pereira é Jornalista e mora em Pelotas, no Rio Grande do Sul. Depois de quase seguir carreira na Arquitetura, enveredou para o campo da Comunicação, pelo qual sempre nutriu grande paixão. Escritor assíduo na época dos blogs, Matheus desenvolveu seus textos e conhecimentos em Cinema e TV numa experiência que já soma quase 15 anos. Destes, quase dez são dedicados ao Mix de Séries. No Mix, onde é redator desde 2014, já escreveu inúmeras resenhas, notícias, criou e desenvolveu colunas e aperfeiçoou seus conhecimentos televisivos. Sempre versando pelo senso crítico e pela riqueza da informação, já cobriu eventos, acompanha premiações, as notícias mais quentes e joga luz em nomes e produções que muitas vezes estão fora dos grandes holofotes. Além disso, trabalha há mais de dez anos no campo da comunicação e marketing educacional, sendo assessor de imprensa e publicidade em grandes escolas e instituições de ensino. Assim, se divide entre dois pilares que representam a sua carreira: de um lado, a educação; de outro, as séries de TV e o Cinema.