Por que Sex and the City foi cancelada na HBO?

Sex and the City encerrou sua trajetória na HBO há alguns anos. Apesar disso, o brilho continuou, e filmes e derivados vieram depois.

Sex and the City

“Sex and the City” foi um marco televisivo do final dos anos 90 e início dos anos 2000. Mas ainda há questões sobre por que terminou após a sexta temporada.

Ao longo de sua impressionante trajetória, “Sex and the City” reuniu uma ampla audiência que amava o drama sarcástico relacionado ao sexo e elementos românticos. Assim, tornando-se um dos programas mais populares da HBO de sua época.

A série narrou as muitas aventuras sexuais e relacionamentos que os personagens principais tiveram enquanto viviam em Manhattan. E a fórmula vencedora provou ser um grande sucesso, levando a vários filmes e a uma sequência, “And Just Like That”.

PUBLICIDADE

Carrie Bradshaw (interpretada por Sarah Jessica Parker) narrou e liderou o elenco de “Sex and the City”. E a abordagem moderna da série sobre feminilidade e empoderamento sexual era refrescante, conquistando uma base de fãs leal.

Tornou-se icônico devido ao drama aparentemente interminável de Nova York e às escolhas de moda, que influenciaram muitos fãs devotos da série.

A HBO encerrou “Sex and the City” em 2004 após exibir seis temporadas. Não há evidências de que cancelaram a série. No entanto, alguns especulam que a encerraram abruptamente em vez de permitir um encerramento natural.

Rumores sugerem que o programa chegou ao fim por causa da disputa financeira entre Sarah Jessica Parker e Kim Cattrall. Elas estavam envolvidas em colunas de fofocas e publicações discutindo sua amizade.

Supostamente, elas não se falavam durante as filmagens. Segundo Kim Cattrall, as disputas por dinheiro tiveram um grande papel no fim do programa. Ela descreveu que era hora de todos os atores do programa “participarem do sucesso financeiro de ‘Sex and the City'”; pelo visto, os executivos da HBO não concordaram.

Leia mais sobre “Sex and the City“:

Havia um terceiro filme em produção, mas foi cancelado porque a Warner Brothers não conseguiu atender às demandas de Kim Cattrall. Quando a série terminou em 2004, um filme baseado na série já estava em desenvolvimento. No entanto, a produção foi interrompida quando Cattrall não quis fazer parte dela.

Em 2008, suas demandas foram atendidas e a produção recomeçou; dois anos depois, uma sequência foi lançada. Havia um terceiro filme em produção, mas foi cancelado porque a Warner Brothers não conseguiu atender às demandas de Kim Cattrall. Era mais fácil cancelar o projeto do que fazer o filme sem um personagem vital, mas anteriormente, era mais fácil fazer um filme do que continuar com a série.

“Sex and the City” é um dos programas mais conhecidos que já passaram na televisão. O motivo de seu fim abrupto é certamente estranho, mas com todas as sequências e spin-offs que foram feitos ao longo dos anos, fica claro que o programa não perdeu seu brilho.

Enquanto “Sex and the City” terminou após a sexta temporada e os filmes não se tornaram uma trilogia como planejado, a franquia conseguiu sobreviver. Tudo quando, em 2021, Carrie, Miranda e Charlotte retornaram para a sequência do spin-off “And Just Like That” (embora a Samantha de Kim Catrall estivesse notavelmente ausente).

A segunda série da franquia se passava 11 anos após o filme de 2010, “Sex and the City 2”, e foi uma abordagem refrescante para os personagens centrais.

Novos ares para um sucesso

“And Just Like That” narra como Carrie, Miranda, Charlotte e o resto dos personagens restantes navegaram pelos altos e baixos de relacionamentos e amizades enquanto estavam na meia-idade.

Em vez de serem mulheres solteiras na casa dos 30 anos como eram, “And Just Like That” narra como Carrie, Miranda, Charlotte e o resto dos personagens restantes navegaram pelos altos e baixos de relacionamentos e amizades enquanto estavam na meia-idade.

Vê-las na casa dos 50 anos abriu um leque de novas histórias para contar e dinâmicas para explorar, e a expectativa era claramente alta, já que se tornou a estreia de série mais assistida do Max.

“And Just Like That” não esteve sem suas controvérsias, no entanto. Além da ausência de Samantha na primeira temporada, que alguns fãs sentiram que prejudicou a química do elenco principal, decisões como a morte de Mr. Big mexeram com os espectadores – e nem sempre de forma positiva.

Embora isso certamente tenha gerado conversas, isso não impediu o sucesso do spin-off, como evidenciado pelo fato de que “And Just Like That” a terceira temporada está confirmada e a caminho após a segunda temporada chegar em 2023. Enquanto “Sex and the City” terminou na sexta temporada, a franquia está longe de estar morta.

Sobre o autor

Matheus Pereira

Coordenação editorial

Matheus Pereira é Jornalista e mora em Pelotas, no Rio Grande do Sul. Depois de quase seguir carreira na Arquitetura, enveredou para o campo da Comunicação, pelo qual sempre nutriu grande paixão. Escritor assíduo na época dos blogs, Matheus desenvolveu seus textos e conhecimentos em Cinema e TV numa experiência que já soma quase 15 anos. Destes, quase dez são dedicados ao Mix de Séries. No Mix, onde é redator desde 2014, já escreveu inúmeras resenhas, notícias, criou e desenvolveu colunas e aperfeiçoou seus conhecimentos televisivos. Sempre versando pelo senso crítico e pela riqueza da informação, já cobriu eventos, acompanha premiações, as notícias mais quentes e joga luz em nomes e produções que muitas vezes estão fora dos grandes holofotes. Além disso, trabalha há mais de dez anos no campo da comunicação e marketing educacional, sendo assessor de imprensa e publicidade em grandes escolas e instituições de ensino. Assim, se divide entre dois pilares que representam a sua carreira: de um lado, a educação; de outro, as séries de TV e o Cinema.