Power Rangers: teoria sinistra sobre Zordon muda tudo

Uma nova teoria sinistra sobre o Zordon muda tudo para os Power Rangers originais dos anos 1990. Entenda a teoria.

Power Rangers teoria
Imagem: Divulgação.

Entre a tradição que dá início à formação dos Mighty Morphin Power Rangers, existe a ideia de que os Power Rangers devem ser “adolescentes com atitude“. Mas, agora, uma trágica teoria dos anos 1990 explica por que isso deve acontecer.

Mighty Morphin Power Rangers surgiu pela primeira vez em 1993, e foi a primeira parcela da franquia americana Power Rangers que é sucesso no mundo todo até hoje. A história tem base na série japonesa Super Sentai e segue um grupo de adolescentes que se tornam super-heróis sob a supervisão de um ser interdimensional chamado Zordon. Claro, nesse meio tempo, eles lutam contra vilões mágicos.

Um fato básico sobre os Mighty Morphin Power Rangers é que eles vieram a partir da escolha de Zordon, um homem que parece ser nada mais do que uma cabeça flutuante. Mas, na verdade, ele liderou a luta contra as forças do mal por milênios.

PUBLICIDADE

Mais do que isso, o Zordon de Power Rangers pode dar poderes a qualquer um de sua escolha. Então, quando se trata de formar um grupo de super-heróis, pode parecer lógico escolher humanos especialmente poderosos. Poderia ser por exemplo soldados ou atletas. Mas Zordon tem requisitos específicos que não são tão sensatos.

Embora esses pré-requisitos possam parecer inócuos a princípio, eles podem, na verdade, ter um significado muito mais sombrio.

Os Power Rangers de Zordon precisavam possuir qualidades específicas

Mighty Morphin Power Rangers
Imagem: Divulgação.

O principal requisito de Zordon para seus Power Rangers ideais é “adolescentes com atitude“. Decompondo, este é um pedido bastante estranho. Em primeiro lugar, pedir aos adolescentes que assumam o manto de um super-herói parece absurdo.

Os adolescentes não apenas carecem de maturidade e experiências de vida, mas também estão frequentemente preocupados com suas vidas pessoais, deixando pouco espaço para a justiça ou o bem e o mal.

Leia também: Power Rangers Agora e Sempre teve um erro imperdoável

Além disso, o aspecto “atitude” também é estranho. Embora faça sentido querer indivíduos enérgicos e apaixonados em uma equipe de super-heróis, isso pode se tornar perigoso se muita atitude levar a uma má tomada de decisão ou a uma superabundância de emoções.

Outro pedido que Zordon faz no episódio 1 de Mighty Morphin Power Rangers é para pessoas “autoritárias e excessivamente emocionais“. Se o pedido de “adolescentes com atitude” parecia fora do comum, essas qualidades são ainda piores.

O excesso de autoridade quase nunca é considerado uma característica positiva, e o excesso de emoção também pode ser visto mais como um fardo do que como um benefício.

No entanto, parece que Zordon busca essas qualidades, presumivelmente porque elas levam a outras características mais resgatáveis, como determinação, carinho e ambição.

Teoria: A razão sombria de Zordon escolher adolescentes para ser seus Power Rangers

Mighty Morphin Power Rangers
Imagem: Divulgação.

Embora as exigências de Zordon façam sentido uma vez que são separadas, pode haver uma razão maior e mais sombria para o líder dos Power Rangers procurar adolescentes emocionais e intensos. Talvez Zordon procure por tais indivíduos porque sabe que pode tirar vantagem deles.

Em primeiro lugar, os adolescentes tendem a fazer menos perguntas do que os adultos. E não há dúvida de que eles seriam influenciados com muito mais facilidade para se tornarem super-heróis do que um adulto faria.

Zordon pode entender esse senso de ingenuidade e disposição, então ele visa especificamente adolescentes para se tornarem os Power Rangers para evitar grandes preocupações ou obstáculos.

Além disso, a disposição de um adolescente só piora quando ele é um indivíduo emocional e apaixonado. Um adolescente de cabeça quente é definitivamente mais provável do que investir em uma causa como lutar contra os poderes do mal, apesar dos riscos ou consequências.

Sua personalidade os torna mais apegados e menos propensos a desistir quando as coisas se tornam difíceis. Desta forma, os pedidos de Zordon fazem todo o sentido. Ele escolhe “adolescentes com atitude” porque são mais facilmente manipulados e predispostos a serem leais e determinados.

Zordon escolhendo Power Rangers adolescentes tem uma explicação menos maligna

Power Rangers
Imagem: Divulgação/Netflix.

Embora essa teoria sombria sobre Zordon faça sentido, sua escolha por Power Rangers também pode ser explicada de uma maneira muito mais inocente.

Por exemplo, Zordon pode preferir adolescentes porque eles tendem a ter mais resistência e flexibilidade do que os adultos. Os adolescentes se curam mais rapidamente e se recuperam melhor do que os indivíduos mais velhos. Mais do que isso, os adolescentes são menos cansados do que os adultos.

Eles normalmente têm mais esperança e crença no bem do mundo e, dessa forma, espalham o otimismo e a emoção dos Power Rangers. Sem preconceitos ou dúvidas sobre o mundo, os adolescentes são os perfeitos Power Rangers e super-heróis em geral.

No final, essa teoria sombria dos Power Rangers é cativante, mas pode não ser o fim, porque os Power Rangers são “adolescentes com atitude”. Esse pedido é obviamente estranho e, por isso, pode levar a várias direções sinistras e sensatas. De qualquer forma, é interessante dissecar as origens dos Mighty Morphin Power Rangers e trazer mais significado para o que os super-heróis realmente representam.

Sobre o autor

Anderson Narciso

Editor-chefe

Criador do Mix de Séries, atua hoje como redator e editor chefe do portal que está no ar desde 2014. Autor na internet desde 2011, passou pelos portais Tele Séries e Box de Séries, antes de criar o Mix. Formado em História pela UFJF e Mestre em História da Saúde pela Fiocruz/RJ, Anderson Narciso se aventurou no mundo da criação de conteúdo para Internet há 15 anos, onde passou a estudar sobre Google, SEO e outras técnicas de produção para web. É também certificado em Gestão Completa de Redes Sociais pela E-Dialog Comunicação Digital, além de estudar a prática de Growth Hack desde 2018, em que é certificado. Com o crescimento do site, e sua parceria com o portal UOL, passou a atuar na cobertura jornalística, realizando entrevistas nacionais e internacionais, cobertura de eventos para as redes sociais do Mix de Séries, entre outros. Atua como repórter no Rio de Janeiro e São Paulo, e pelo Mix já cobriu eventos como CCXP, Rock in Rio, além de ser convidados para coberturas e entrevistas presenciais nos Estúdios Globo, Netflix, Prime Vídeo, entre outros. No Mix de Séries, com experiência de dez anos, se especializou no nicho de séries e filmes. Hoje, como editor chefe, é o responsável por eleger as pautas diárias do portal, escolhendo os temas mais relevantes que ganham destaque tanto nas notícias quanto nas matérias especiais e críticas. Também atua como mediador entre a equipe, que está espalhada por todo o Brasil. Atuante no portal Mix de Séries diariamente, também atende trabalhos solicitados envolvendo crescimento de redes sociais, produção de textos para internet e web writing voltado para todos os nichos.