Audiência divulgada pela Netflix está sendo contestada por concorrentes

O presidente do FX, o icônico John Landgraf, criticou o modelo da Netflix em divulgar números de audiência. Principalmente no que se refere a You.

You, Lifetime
Imagem: Lifetime/Divulgação
You, Lifetime
Imagem: Lifetime/Divulgação

A Netflix está mesmo com a bola toda?

Durante a turnê da Associação de Críticos de Televisão, o presidente do FX, o icônico John Landgraf, criticou o modelo da Netflix em divulgar números de audiência. Assim como duvidou que Você foi assistida por 40 milhões de pessoas. As informações são do TV Line.

Dedicando parte do seu tempo para discutir e esmiuçar os números secundários de audiência conquistados pelo seu canal, o executivo aproveitou para cutucar a Netflix. De acordo com John, as séries do FX receberam mais menções do que a HBO (259 contra 225). Mas pouco abaixo do streaming (273).

Contudo, Landgraf fez questão de deixar bem claro que não acredita na forma que a gigante de vídeo divulga seus números. Principalmente no que se refere a Você. Segundo a Netflix, “40 milhões de residências assistirão a série resgatada da Lifetime nas primeiras quatro semanas“.

PUBLICIDADE

O executivo pontua que a forma na qual a empresa usa para medir e projetar esses números são incorretas. Ele explicou que a Netflix conta como “uma visualização” quando 70% de qualquer episódio da temporada é assistido. Bem diferente do que os canais abertos e a cabos fazem, que é uma média da audiência de toda temporada.

Baseando-se nos dados da Nielsen, Landgraf afirma que a audiência de Você é na verdade um quinto do divulgado. “Uma média de 08 milhões de telespectadores é boa,” ressaltou. “Mas não tão boa quanto 40 milhões, o que tornaria qualquer série a número um,” completou.

Não é bom para sociedade quando uma entidade ou pessoa faz as regras de forma unilateral e clama como verdade,” afirmou o executivo. Ele ainda lembrou o quão importante é ter reportagem independente e dados que corroboram tais afirmações. “De uma forma ou outra, a verdade é sempre revelada – sempre,” concluiu.

Netflix garantiu sucesso de Você

Em janeiro, a Netflix causou burburinhos ao divulgar que suas séries estavam sendo assistidas por milhares de pessoas. Além disso, de acordo com um tweet da Netflix publicado no dia 17, Você teria sido assistida por mais 40 milhões de assinaturas. Isso tudo, apenas em suas primeiras quatro semanas na Netflix.

Menos de um mês depois, os números passaram a ser questionados pelos concorrentes, o que levou a declaração do Presidente da FX na ocasião.

A trama

Em Você, Guinevere Beck (Elizabeth Lail) é uma aspirante a escritora, que vê sua vida mudar completamente ao entrar em uma livraria no East Village. No local, ela conhece o charmoso gerente, Joe Goldberg (Penn Badgley). Assim que a conhece, Joe tem certeza de que ela é a garota dos seus sonhos. Além disso, ele coloca na cabela que fará de tudo para conquistá-la. É então que ele usa a internet e as redes sociais para descobrir tudo sobre Beck.

O que poderia ser visto como paixão se transforma em uma obsessão perigosa, uma vez que Joe não vai medir esforços para tirar de seu caminho tudo e todos que podem ameaçar seus objetivos.

Todos os episódios da primeira temporada de Você já estão disponíveis na Netflix. Além disso, a série já foi renovada para uma segunda temporada.

Leia também: As 5 séries mais assistidas da Netflix no começo de 2019

Sobre o autor

Bernardo Vieira

Redação

Bernardo Vieira é um jornalista que reside em São José, Santa Catarina. Bacharel em direito pela Universidade do Sul de Santa Catarina, jornalista e empreendedor digital, é redator no Mix de Séries desde janeiro de 2016. Responsável por cobrir matérias de audiência e spoilers, ele também cuida da editoria de premiações e participa da pauta de notícias diariamente, onde atualiza os leitores do portal com as mais recentes informações sobre o mundo das séries. Ao longo dos anos, se especializou em cobertura de televisão, cinema, celebridades e influenciadores digitais. Destaques para o trabalho na cobertura da temporada de prêmios, apresentação de Upfronts, notícias do momento, assim como na produção de análises sobre bilheteria e audiência, seja dos Estados Unidos ou no Brasil. No Mix de Séries, além disso, é crítico dos mais recentes lançamentos de diversos streamings. Além de redator no Mix de Séries, é fundador de agência de comunicação digital, a Vieira Comunicação, cuido da carreira de diversos criadores de conteúdo e influenciadores digitais. Trabalha com assessoria de imprensa, geração de lead, gerenciamento de crise, gestão de carreira e gestão de redes sociais.