Prison Break teve grande erro irreparável

Prison Break teve mais de um final, mas todos preservaram o mesmo erro da série. Apesar de ser um sucesso, programa carrega fardo pesado.

Prison Break

A 5ª temporada de Prison Break pode finalmente ter dado a Michael Scofield e seu irmão Lincoln um final feliz, mas o revival foi um erro. A primeira temporada de Prison Break foi um thriller polpudo e altamente divertido, com ótimos personagens e forneceu uma nova visão do subgênero de prisão. Desde o início, porém, a série tinha uma falha inerente – o próprio conceito. A primeira temporada de Prison Break teve que terminar com a fuga dos Scofields, e a segunda temporada os encontrou em fuga. Claro, eles estavam de volta em outra prisão no final daquela temporada e esse padrão subsequente se repetiria de maneiras que logo se tornaram muito tediosas.

O show terminou pela primeira vez com a 4ª temporada que revelou, em um flashforward, que Michael Scofield (Wentworth Miller) morreu, presumivelmente como resultado de seu diagnóstico de câncer cerebral terminal. Um filme de TV chamado Prison Break: The Final Break mais tarde mostrou que ele se sacrificou para salvar sua esposa e irmão uma última vez eletrocutando-se para abrir a porta trancada da prisão. Então, Michael estava definitivamente morto – até a 5ª temporada de Prison Break chegar em 2017. Claro, o show lutou para explicar como seu personagem principal ainda poderia estar vivo. Mesmo que ele sobrevivesse ao surto elétrico de The Final Break, ainda havia o problema do câncer cerebral terminal. Isso garantiu que a 5ª temporada de Prison Break acabaria sendo forçada a explicar sua sobrevivência por meio de alguns retcons rebuscados, o que significa que o revival de Prison Break acabou sendo um grande erro.

Por que a 5ª temporada de Prison Break foi a pior temporada

Das cinco temporadas do programa, a 5ª temporada de Prison Break é sem dúvida a pior. Não apenas continua a tendência descendente de adicionar conspirações desnecessárias à história apenas para mantê-la em andamento, mas também arruinou a morte de Michael Scofield. Sete anos após a temporada anterior, o roteiro acaba revelando que Michael estava realmente vivo em uma prisão do Iêmen o tempo todo.

PUBLICIDADE

Leia também: Prison Break, 6ª temporada: o motivo por que a série acabou

Os outros personagens principais, Burrows, Sara, T-Bag e C-Note, têm que ajudá-lo a escapar da prisão (novamente) e desvendar (outra) conspiração rebuscada que explica por que ele foi preso. Todos esses fatores desnecessários e complicados são o motivo pelo qual a 5ª temporada de Prison Break é a pior de toda a série e fornece uma prova bastante concreta de que o revival foi um grande erro.

Por que a série foi cancelada?

Apesar da queda na audiência, o final original de Prison Break foi por um motivo completamente diferente. No TV Critics Press Tour de 2009, o ex-executivo de mídia da Fox Kevin Reilly disse aos repórteres que Prison Break havia sido cancelada devido à falta de criatividade na sala do roteirista, levando muitos a se perguntarem qual era o sentido da quinta temporada.

Por que a série revival foi um erro

Prison Break teve um problema em reverter as mortes de personagens principais, mesmo antes de trazer Michael Scofield de volta do além. Sarah Wayne Callies originalmente deixou o show durante uma disputa contratual na 3ª temporada, com Lincoln (Dominic Purcell) descobrindo a cabeça decepada de sua personagem em uma caixa. Callies mais tarde voltou para a 4ª temporada de Prison Break, com sua morte descartada como um estratagema elaborado pelos vilões. Embora Prison Break nunca tenha sido exatamente realista, a crescente dependência de reviravoltas bobas gradualmente afastou os fãs da série.

A morte emocional de Michael na 4ª temporada pelo menos ofereceu algum fechamento a esse respeito, mas a 5ª temporada de Prison Break até desfez esse mínimo de finalidade. A 5ª temporada também não ofereceu muitas ideias novas para o conceito central, criando outra conspiração complicada para reunir todos os personagens principais novamente. A suspensão da descrença exigida até mesmo do público mais leal em busca de mensagens ocultas significou que a quinta temporada de Prison Break dividiu os críticos e alienou os fãs.

Haverá Prison Break 6?

A 5ª temporada de Prison Break foi projetada como um final concreto para a série. Dito isso, a 5ª temporada configura a 6ª temporada, com Michael recebendo uma oferta de emprego no governo para fazer uso de suas habilidades únicas. A estrela Wentworth Miller também revelou naquele mesmo ano que lançou uma ideia tola e cativante para a 6ª temporada. Nela, os irmãos são presos por seu psicótico e não revelado irmão Tag, e eles teriam que reviver suas fugas passadas em uma nova prisão.

Leia também: Prison Break, Supernatural e mais: as mortes mais polêmicas da TV

O criador da série, Paul Scheuring, por outro lado, parece satisfeito com o fato de a 5ª temporada de Prison Break ser a última. A declaração mais recente da Fox sobre o futuro da série em agosto de 2019 confirma os sentimentos de Scheuring, com a rede afirmando que não há planos atuais para reviver Prison Break até o momento. O último prego no caixão para o futuro do programa, no entanto, chegou em fevereiro de 2021. Isso depois que o anteriormente entusiasmado Wentworth Miller reverteu sua postura, avisando que não haveria mais planos para Michael.

O que o elenco fez desde então

Por mais surpreendente que seja que a 5ª temporada de Prison Break tenha acontecido em primeiro lugar, o que é ainda mais surpreendente é que o elenco concordou em retornar quando suas carreiras estavam indo bem. Dominic Purcell (Lincoln Burrows) assumiu o papel de Mick Rory/Heat Wave no Arrowverse. Ele apareceu como o personagem em Arrow, Supergirl, Batwoman, The Flash e Legends of Tomorrow. Ele também apareceu no filme de terror britânico-alemão Blood Red Sky como Berg. Wentworth Miller (Michael Scofield) se juntou a sua co-estrela no Arrowverse, interpretando Leonard Snart/Capitão Cold em The Flash e DC’s Legends of Tomorrow.

Outros atores de Prison Break seguiram em frente desde o primeiro final da série, sem realmente se preocupar em entrar na 5ª temporada. Robin Tunney (Veronica Donovan) é conhecida principalmente por clássicos cult dos anos 90 como Empire Records e The Craft. Mas desde Prison Break, ela teve uma passagem por The Mentalist e o filme de drama psicológico de 2020, Horse Girl. Peter Stormare (John Abruzzi) se ramificou principalmente no trabalho de dublagem. Ele está aparecendo em séries de televisão e videogames populares como Castlevania, Elder Scrolls Online e Destiny. Amaury Nolasco (Fernando Sucre) pode ser visto como Frankie Cuevas Sr. em Hightown. Enquanto isso, Sarah Wayne Callies (Sara Tancredi) pode ser mais lembrada como Lori em The Walking Dead.

Sobre o autor

Matheus Pereira

Coordenação editorial

Matheus Pereira é Jornalista e mora em Pelotas, no Rio Grande do Sul. Depois de quase seguir carreira na Arquitetura, enveredou para o campo da Comunicação, pelo qual sempre nutriu grande paixão. Escritor assíduo na época dos blogs, Matheus desenvolveu seus textos e conhecimentos em Cinema e TV numa experiência que já soma quase 15 anos. Destes, quase dez são dedicados ao Mix de Séries. No Mix, onde é redator desde 2014, já escreveu inúmeras resenhas, notícias, criou e desenvolveu colunas e aperfeiçoou seus conhecimentos televisivos. Sempre versando pelo senso crítico e pela riqueza da informação, já cobriu eventos, acompanha premiações, as notícias mais quentes e joga luz em nomes e produções que muitas vezes estão fora dos grandes holofotes. Além disso, trabalha há mais de dez anos no campo da comunicação e marketing educacional, sendo assessor de imprensa e publicidade em grandes escolas e instituições de ensino. Assim, se divide entre dois pilares que representam a sua carreira: de um lado, a educação; de outro, as séries de TV e o Cinema.