Red Rose: segredos do final explicado na Netflix

Red Rose é um terror que tem chamado atenção na Netflix. Com tantos segredos e mistérios, revelamos o final da série.

Red Rose

Ser adolescente é de matar. No caso de Red Rose, estamos falando literalmente.

Comparada a uma mistura entre Derry Girls e Black Mirror, a série está cheia de angústia, drama e, acima de tudo, fantasmas. Mas depois de oito episódios e algumas reviravoltas inesperadas, o que tudo isso significa? O que é exatamente a Rosa Vermelha?

Real ou sobrenatural?

O episódio de abertura usou a desorientação para criar a ilusão do sobrenatural. Do aplicativo atormentando Alyssa (nossa primeira heroína atingida pela tragédia, interpretada por Robyn Cara) até sua morte prematura, até Red Rose encontrando Rochelle misteriosamente e prometendo sua riqueza, proteção e sua mãe morta… tudo cheirava ao paranormal.

Leia também: Red Rose, série da Netflix tem história real? Eis a verdade

Centrado em um “lugar” no Reino Unido conhecido como The Garden, liderado por uma entidade desconhecida chamada The Gardener (interpretado por Harrie Hayes), os espectadores sabiam que algo não estava certo por ali.

A tecnologia sobrenatural em filmes como Unfriended, One Missed Call e Pulse significa que estávamos bem versados em coisas que dão errado. A única pergunta neste caso era: Por quê? Foi um código hackeado? Um demônio preso em um aplicativo? Tantas perguntas para as quais precisávamos de respostas.

Imagem: Divulgação.

A grande verdade sobre Red Rose

Red Rose não era um caso de demônios vingativos, mas ameaças de carne e osso – rostos sem nome atrás de telas de computador.

Red Rose nada mais era do que uma fachada para os usuários da dark web. Um meio para eles realizarem todas as fantasias pervertidas e sinistras que quisessem, sem limites. O que começou como um aplicativo para invadir obsessivamente a privacidade de Alyssa (sim, aquela Alyssa), se transformou em um passe de acesso total à tecnologia de qualquer pessoa. Tornou-se um caminho digital para caçar outros humanos, torturá-los e matá-los por esporte.

No entanto, as perguntas que todos tínhamos antes, embora diferentes agora, ainda permanecem. Indiscutivelmente, eles aumentaram. Aqui está tudo o que descobrimos quando a série chegou ao seu final de roer as unhas.

Red Rose
Imagem: Divulgação.

Qual é o propósito da Rosa Vermelha?

Esta é a principal questão que persegue o show, especialmente depois de sua grande reviravolta e revelação. Infelizmente, e um pouco irritantemente, não obtemos nenhuma resposta sólida.

Embora saibamos que esses elementos online sinistros estão tendo prazer em matar outros, não somos informados de suas motivações além disso. O final nos deixa com a sensação de que eles fazem isso porque podem. É apenas mais um meio de entretenimento online, como um jogo, mas com controle e consequências da vida real.

Talvez, em última análise, seja disso que se trata Red Rose: ter direito à vida de todos, ao mesmo tempo em que é capaz de comandá-la. Você se torna um deus através do poder da internet.

Red Rose Netflix
Imagem: Divulgação.

Quem é o Jardineiro e o que eles querem?

De maneira semelhante ao objetivo geral do aplicativo, as motivações do Jardineiro também são ambíguas. Podemos conhecê-los no último episódio, quando é revelado que o jardineiro é uma mulher. No entanto, enquanto a conhecemos, sabemos pouco sobre ela.

Ela é a orquestradora, a feiticeira por trás da cortina e, no entanto, o jardineiro realmente ajuda os adolescentes no final, aparentemente porque ela se apegou a eles.

Leia também: Red Rose: história, elenco e tudo sobre a série Netflix

Mas, na verdade, parece que a ajuda dela é simplesmente outro meio de alterar o jogo para mantê-lo interessante. Afinal, tudo isso é um jogo para ela.

Isso fica evidente na maneira como ela não apenas poupa a vida de Noah, mas também diz a ele para onde Wren está indo. Mas seu raciocínio está longe de ser inocente. Quando Jaya a encontra no final, The Gardener explica que ela queria ver até onde Wren iria e se ela poderia ser empurrada para matar.

Red Rose história real
Imagem: Divulgação.

O que realmente aconteceu com Rochelle?

A morte de Roch (interpretada por Isis Hainsworth) foi um destino esperado, mas triste para um dos melhores personagens da série. Mal-humorada, teimosa e sensível de coração, ela conseguiu roubar o show apesar de morrer no segundo episódio. No entanto, o que atormentou sua morte foi a questão do que realmente aconteceu. Foi su*cídio como parecia ou o aplicativo a afetou?

A maioria dos espectadores suspeitava de crime, mas não foi até o episódio final que descobrimos que não era morte por fantasmas, mas assassinato de coração frio. Wren (interpretada por Amelia Clarkson) assistiu à filmagem de alguém invadindo a casa de Roch e a atacando, a imagem final de Roch gritando foi um momento assustador que transformou sua história em algo ainda mais trágico.

Rick será culpado por Red Rose?

O final sombrio deste show assume um significado mais profundo quando vemos o pai de Wren, Rick (interpretado por Adam Nagaitis), preso. Embora saibamos que ele não teve nada a ver com Red Rose, seu passado criminoso e o fato de ter sido encontrado ao lado de um cadáver com a arma do crime selaram seu destino. Outra vítima do aplicativo.

Se ele realmente assumirá a culpa pelo que aconteceu, ninguém sabe, não apenas porque uma segunda série (em fevereiro de 2023) ainda não foi anunciada, mas porque todas as evidências de Red Rose foram excluídas.

Diante de poucas maneiras de salvar Wren, Jaya e Noah não viram outro meio de ajudá-la a não ser tirar a principal ferramenta do Jardineiro: o aplicativo. Ao excluir Red Rose, seu público foi perdido. Mas, dado o fato de que o jardineiro não parece afetado por isso quando Jaya finalmente a conhece, parece que excluir o aplicativo foi em vão e pode haver mais truques na manga.

Red Rose
Imagem: Divulgação.

A rosa vermelha vive

Depois de toda a morte, dor e desgosto, o final nos deixou com pouca paz de espírito enquanto viajávamos das ruas chuvosas de Bolton, na Inglaterra, para Tóquio, no Japão.

Lá, encontramos outro grupo de amigos cujos mundos estavam prestes a mudar para sempre. O familiar som de notificação de Red Rose soou, quando um membro do grupo foi alvo do aplicativo. Agora decorado em branco e dourado, o aplicativo apareceu na tela perguntando “Você quer realmente viver?”

Leia também: Red Rose: Netflix traz série de terror dos produtores de Sex Education

Foi um final arrepiante. Aquele que nos lembra que o aplicativo nunca acaba, mesmo que a série termine. Red Rose é uma ideia, um conceito que prospera na conectividade e na influência, tanto boa quanto ruim, das mídias sociais.

Mesmo que nunca tenhamos uma segunda série, o que, honestamente, não é necessário, o legado de Red Rose continua vivo.

Sobre o autor
Avatar

Matheus Pereira

Coordenação editorial

Matheus Pereira é Jornalista e mora em Pelotas, no Rio Grande do Sul. Depois de quase seguir carreira na Arquitetura, enveredou para o campo da Comunicação, pelo qual sempre nutriu grande paixão. Escritor assíduo na época dos blogs, Matheus desenvolveu seus textos e conhecimentos em Cinema e TV numa experiência que já soma quase 15 anos. Destes, quase dez são dedicados ao Mix de Séries. No Mix, onde é redator desde 2014, já escreveu inúmeras resenhas, notícias, criou e desenvolveu colunas e aperfeiçoou seus conhecimentos televisivos. Sempre versando pelo senso crítico e pela riqueza da informação, já cobriu eventos, acompanha premiações, as notícias mais quentes e joga luz em nomes e produções que muitas vezes estão fora dos grandes holofotes. Além disso, trabalha há mais de dez anos no campo da comunicação e marketing educacional, sendo assessor de imprensa e publicidade em grandes escolas e instituições de ensino. Assim, se divide entre dois pilares que representam a sua carreira: de um lado, a educação; de outro, as séries de TV e o Cinema.

Baixe nosso App Oficial

Logo Mix de Séries

Aproveite todo conteúdo do Mix diretamente celular. Baixe já, é de graça!