Respire, série da Netflix, tem misterioso final: eis a explicação

O final da série Respire explicado.

Respire final explicado

Respire (Keep Breathing) da Netflix é um drama de sobrevivência que tem uma mulher no centro. Liv é uma advogada de Nova York que tem se concentrado singularmente em seu trabalho. Ela nunca tirou férias, e é isso que preocupa sua amiga quando descobre que Liv de repente saiu sem avisar ninguém. As coisas ficam mais complicadas quando Liv fica presa no meio da floresta sem meios de contato com alguém que possa ajudá-la.

Continua após publicidade

A série se concentra nos esforços de Liv para se manter viva. Seu bom senso e algum conhecimento que ela adquiriu enquanto seu tempo como escoteira a ajuda muito. No final, no entanto, sua situação toma um rumo sombrio, pois ela sofre ferimentos que normalmente matariam uma pessoa. Se você está se perguntando o que acontece com Liv e o que isso significa para o futuro dela, nós o cobrimos.

Resumo da série Respire na Netflix

Respire final explicado
Imagem: Divulgação.

Em Respire, Liv precisa ir para Inuvik, mas seu voo está atrasado em um dia. Ela precisa conhecer alguém que não vai ficar no mesmo lugar por mais um dia, e é por isso que ela aproveita a opção de compartilhar uma viagem de avião com dois homens estranhos. Acaba sendo uma má decisão quando o avião cai, os dois homens morrem e ela percebe que eles não eram quem alegavam. Eles não são o tipo de pessoa que alguém procura e, como Liv nunca contou a ninguém para onde estava indo, ninguém virá procurá-la.

Continua após publicidade

Sozinha no meio de uma floresta sem sinal de civilização, Liv usa sua inteligência e raciocínio rápido para se manter viva. Ela sofre alucinações e teme um ataque de urso, ao mesmo tempo em que passa por todos os eventos que a levaram a fazer a viagem e acabar no deserto. Depois de muito pensar, ela escolhe uma direção onde espera encontrar uma cidade ou pelo menos uma única pessoa que possa ajudá-la. No entanto, as coisas parecem piorar quando ela se perde algumas vezes e perde suas coisas.

O final de Respire: Liv sobrevive?

Respire final explicado
Imagem: Divulgação.

Liv é uma pessoa determinada. Ela não desiste, não importa a situação. Ao longo da série, fica claro que ela fará tudo ao seu alcance para encontrar a civilização e se salvar. Com algum raciocínio rápido e muita sorte, as coisas parecem acabar bem para ela. Manter-se viva ainda é uma luta, mas pelo menos ela está viva, ao contrário dos dois homens que acompanhou na viagem. Não importa o quão longe as coisas possam parecer, Liv encontra algo que pode ajudá-la a melhorar sua situação. Ela prova ser engenhosa dessa maneira, também mostrando ao público por que ela é tão boa em seu trabalho, em Nova York.

Leia também: Uncoupled: tudo sobre a nova série de romance gay da Netflix

No final, no entanto, ela fica sem nada. Sua bolsa é deixada para trás na caverna, então ela não tem água, nenhum recurso que ela carregou com ela do local do acidente. Ela está de mãos vazias, com apenas os cartões postais de sua mãe como bagagem. Uma de suas pernas está quebrada, e ela está desidratada e faminta. Ela não pode andar por muito tempo, e ainda não há uma única pessoa à vista. Há também o problema do rio em seu caminho. Ela não tem como atravessá-lo, o que significa que ela está presa em um lugar agora. Ela alucina seu pai que a ajuda com algum fechamento sobre sua mãe, mostrando-lhe que ela não necessariamente se tornará ela.

Continua após publicidade

Eventualmente em Respire, Liv deixa de lado o medo que resta nela e decide dar uma última chance para ser encontrada por alguém. Ela segura os cartões-postais e entra no rio com um tronco para mantê-la flutuando. O rio a leva para longe, e ela perde o tronco e os cartões-postais. Toda a sua vida passa por sua mente, enquanto ela se lembra de todos os bons e maus momentos, todas as escolhas que fez, bem como o impacto sobre ela das escolhas feitas por seus pais.

Quando parece que ela vai se afogar no rio e ninguém vai saber o que aconteceu com ela, duas pessoas a encontram. Eles a puxam para fora da água, mas ela está inconsciente. Além de seus ferimentos anteriores, ela também sofreu um pouco mais no rio. E também há o caso de hipotermia e toda a água que ela engoliu enquanto subia e descia na água. Depois de algumas tentativas, os homens desistem, mas Liv não. Ela está bastante espancada, mas ainda tem algumas respirações. Ela acorda logo antes da câmera ficar preta, e o público sabe que, contra todas as probabilidades, Liv sobreviveu em Respire.

Liv e Danny ficam juntos?

Respire final explicado
Imagem: Divulgação.

Muitas coisas ruins aconteceram com Liv em Respire, o que a fez se fechar para os outros. Porque sua mãe a abandonou, Liv sente que todos no mundo vão fazer o mesmo também, e é por isso que ela não permite que ninguém se aproxime dela. Mas então, Danny entra em sua vida e as coisas parecem boas com ele. Ela sorri e dança e se diverte, mas então, o medo do abandono vem à tona e ela começa a afastá-lo. Apenas quando as coisas começam a ficar boas, ela abruptamente termina com ele.

Continua após publicidade

Leia também: Todas as séries da Netflix canceladas e renovadas em 2022

Presa no deserto, enquanto ela passa pelos eventos que definiram sua vida, ela olha para trás no tempo com Danny como uma fonte de conforto. Ela começa a se arrepender de manter suas paredes e não permitir que ele se aproximasse, mesmo que ambos claramente gostassem muito um do outro. Ela temia que ela pudesse se tornar como sua mãe. Que ou Danny a deixaria, ou ela o deixaria, como sua mãe deixou seu pai. Na mesma linha, ela também se preocupa em não ser uma boa mãe e pode empurrar seu filho para a mesma vida que sua mãe a empurrou. No final, no entanto, ela percebe que ao querer não acabar como sua mãe, ela está fazendo exatamente a mesma coisa.

Então, depois que sua vida passa por ela, enquanto ela flutua no rio, ela tem um vislumbre de seu futuro. Anteriormente, ela havia alucinado Danny, e a conversa a fez perceber que, se ela o deixasse, ele poderia ter sido um ótimo sistema de apoio para ela. Ele teria ouvido seus problemas e teria sido um bom pai também. Isso também garante a ela que todas as dúvidas que ela tinha sobre si mesma também não eram tão convincentes. Se tentasse, também seria uma boa mãe. E como seria isso? Ela estava presa no passado todo esse tempo, mas agora ela olha para o futuro e percebe que poderia ser bom, apenas se ela deixasse. Ela poderia estar com Danny, eles poderiam criar um filho juntos e serem felizes.

Embora não seja revelado o que exatamente aconteceu depois que Liv foi resgatada, pode-se extrapolar que ela voltou para Nova York com uma visão diferente da vida. Ela voltou para Danny e começou a viver a vida que ela pensou, o que parecia ser, seus momentos finais no rio. Ela conseguiu deixar para trás o controle de sua mãe sobre sua vida e, livre dessa influência, tornou-se sua própria pessoa.

Criador do Mix de Séries, atua hoje como redator e editor chefe do portal. Especialista em SEO e construção de textos para internet, também atua como webwriter com foco em textos para o Google. Autor na internet desde 2011, passou pelos portais TeleSéries e Box de Séries. Fã de carteirinha de Friends, ER e One Tree Hill, é aficionado pelo mundo dos seriados. Também é fã de procedurais, sabendo tudo sobre o universo das séries Chicago, Grey's Anatomy, e séries de sucesso como La Casa de Papel e Lucifer. Também é fã da DC Comics, e acompanha produções inspiradas em personagens da editora, como Titans e até o mais recente produto da editora, Sweet Tooth.