Série de Harry Potter na HBO precisa reparar grande problema

A série de Harry Potter vem aí. Pode levar tempo para estrear, mas o ideal é já ir pensando nas mudanças necessárias para a franquia.

Harry Potter

“Harry Potter” é uma das franquias mais reconhecíveis, com sete livros, oito filmes, uma futura série de TV e até mesmo uma peça oficial. No entanto, cada nova versão traz mudanças. Embora amplamente adorados pelos fãs, os filmes diferem dos livros.

Enquanto isso, “The Cursed Child”, a peça, pode ter recebido críticas dos fãs devido a falhas na trama e mudanças fundamentais nos personagens. Embora a série da HBO ainda não tenha anunciado detalhes, uma mudança de “The Cursed Child” deve ser mantida: a raça de Hermione.

A série carece de diversidade, mas a produção teatral escalou uma mulher negra como Hermione, dando um passo na direção certa. Mudar a raça de personagens em uma adaptação é comum, mas essa mudança não seria apenas para alcançar um nível aceitável de diversidade para um programa moderno, pois se encaixa com o personagem.

PUBLICIDADE

Hermione não é apenas uma das melhores amigas de Harry, mas também uma brilhante bruxa nascida trouxa em um conflito onde isso não é seguro. Ao longo da série, ela enfrenta discriminação de bruxos e bruxas com base em seu status de sangue, o que é uma parte crucial da história que poderia ser melhor traduzida para a sociedade tornando a personagem negra.

Leia mais sobre “Harry Potter“:

Para uma história que tem um foco intenso em discriminação (admitidamente mágica), a representação deixa a desejar. A série tem alguns personagens que diversificam o elenco, mas nenhum deles tem papéis principais.

Os personagens não brancos mais significativos são Dean Thomas, Kingsley Shacklbolt e Cho Chang, nenhum dos quais desempenha consistentemente um papel importante. Outros são principalmente personagens secundários, como Angelina Johnson, Lee Jordan, as gêmeas Patil e Blaise Zabini.

Embora esses personagens possam e devam ter mais destaque na nova série, isso não é suficiente para resolver o problema. A série não pode mudar a história o suficiente para tornar qualquer um deles uma parte importante. Mas mudar a raça de um membro do trio principal seria um grande avanço para adicionar diversidade.

Curiosamente, essa mudança não impacta muito a descrição geral de Hermione. Ela é descrita como branca, o que os filmes enfatizam ao escalar Emma Watson, mas os livros a descrevem com cabelos encaracolados e olhos castanhos, que não precisariam mudar.

Isso não acontece da mesma forma para Ron, que provavelmente perderia o cabelo ruivo clássico da família Weasley, ou Harry, cujos olhos verdes refletem sua mãe. Se a série decidir tornar Hermione negra, muitas de suas características físicas podem permanecer as mesmas.

Sobre o autor

Matheus Pereira

Coordenação editorial

Matheus Pereira é Jornalista e mora em Pelotas, no Rio Grande do Sul. Depois de quase seguir carreira na Arquitetura, enveredou para o campo da Comunicação, pelo qual sempre nutriu grande paixão. Escritor assíduo na época dos blogs, Matheus desenvolveu seus textos e conhecimentos em Cinema e TV numa experiência que já soma quase 15 anos. Destes, quase dez são dedicados ao Mix de Séries. No Mix, onde é redator desde 2014, já escreveu inúmeras resenhas, notícias, criou e desenvolveu colunas e aperfeiçoou seus conhecimentos televisivos. Sempre versando pelo senso crítico e pela riqueza da informação, já cobriu eventos, acompanha premiações, as notícias mais quentes e joga luz em nomes e produções que muitas vezes estão fora dos grandes holofotes. Além disso, trabalha há mais de dez anos no campo da comunicação e marketing educacional, sendo assessor de imprensa e publicidade em grandes escolas e instituições de ensino. Assim, se divide entre dois pilares que representam a sua carreira: de um lado, a educação; de outro, as séries de TV e o Cinema.