Séries originais Netflix são chamadas de “medíocres” em avaliação de qualidade

Séries da Netflix são as piores avaliadas dentre críticos, indica estudo.

Imagem: Daily Hunt/Release
Imagem: Daily Hunt/Release

[spacer height=”10px”]

Estudo mensurou qualidade de séries produzidas por serviços de streaming

A Netflix pode ser campeã de produção de conteúdo, e uma das mais indicadas ao Emmy deste ano. Entretanto, parece que nem todo mundo gosta do conteúdo que ela produz.

Um estudo publicado pelo Streaming Observer indicou que a Netflix tem as séries com mais baixas avaliações de crítica, dentre todos os serviços que produzem conteúdo original. Isso indica que, em sites como Rotten Tomatoes e Metacritics, a maioria das avaliações das séries da Netflix são baixas. O estudo qualificou tais séries como “medíocres”, ao comparar suas notas com outros streamings (via Quartz).

PUBLICIDADE

No Tomatometer do Rotten Tomatoes, que mede a parcela de críticas positivas ou “frescas” dos críticos, as originais da Netflix tiveram uma média de 74% – considerada razoável. Tal número é um pouco abaixo dos 76% que as originais da Amazon Prime, e os 78% que as originais do Hulu receberam.

Continua após a publicidade

Master of None e Dear White People estavam entre as mais bem avaliadas, enquanto Insatiable é a que tem a nota mais baixa. Já séries como Ozark e Altered Carbon estão classificadas na média.

Já no Metacritic, a situação das séries da Netflix é um pouco pior: a média cai para 66, se distanciando dos 70 alcançados pelas atrações do Hulu. A Amazon Prime fica com 67.

Na análise, ainda entram produções originais da HBO, AMC e outros canais a cabo. Confira a tabela.

best original series

Ranking geral: 

  1. HBO: 75
  2. Hulu: 74
  3. AMC: 74
  4. Amazon: 72
  5. Starz: 72
  6. FX: 72
  7. Netflix: 70
  8. Showtime: 68
  9. USA: 66
Continua após a publicidade

Da última vez que essa pesquisa foi feita, em 2016, a Netflix liderava a corrida. Na época, a gigante do streaming ainda estava começando a produzir séries originais e House of Cards era um de seus carros-chefe.

Na pesquisa atual, o Streaming Observer analisou cerca de 60 séries orignais da Netflix como parte do estudo, em comparação com 24 da Amazon e 18 do Hulu. O grande volume de produção da Netflix pode ter levado à sua pontuação geral mais baixa.

Leia também: TV Guide elege as 100 melhores séries da atualidade; Confira a lista 

Sobre o autor

Anderson Narciso

Editor-chefe

Criador do Mix de Séries, atua hoje como redator e editor chefe do portal que está no ar desde 2014. Autor na internet desde 2011, passou pelos portais Tele Séries e Box de Séries, antes de criar o Mix. Formado em História pela UFJF e Mestre em História da Saúde pela Fiocruz/RJ, Anderson Narciso se aventurou no mundo da criação de conteúdo para Internet há 15 anos, onde passou a estudar sobre Google, SEO e outras técnicas de produção para web. É também certificado em Gestão Completa de Redes Sociais pela E-Dialog Comunicação Digital, além de estudar a prática de Growth Hack desde 2018, em que é certificado. Com o crescimento do site, e sua parceria com o portal UOL, passou a atuar na cobertura jornalística, realizando entrevistas nacionais e internacionais, cobertura de eventos para as redes sociais do Mix de Séries, entre outros. Atua como repórter no Rio de Janeiro e São Paulo, e pelo Mix já cobriu eventos como CCXP, Rock in Rio, além de ser convidados para coberturas e entrevistas presenciais nos Estúdios Globo, Netflix, Prime Vídeo, entre outros. No Mix de Séries, com experiência de dez anos, se especializou no nicho de séries e filmes. Hoje, como editor chefe, é o responsável por eleger as pautas diárias do portal, escolhendo os temas mais relevantes que ganham destaque tanto nas notícias quanto nas matérias especiais e críticas. Também atua como mediador entre a equipe, que está espalhada por todo o Brasil. Atuante no portal Mix de Séries diariamente, também atende trabalhos solicitados envolvendo crescimento de redes sociais, produção de textos para internet e web writing voltado para todos os nichos.