Smallville: criadores revelam que canal quase arruinou a série

Smallville foi um dos grandes títulos dos anos 2000. O que poucos sabem é que o canal tentou interferir em vários pontos da série.

Smallville

Os criadores de Smallville revelaram que a rede WB originalmente queria que Clark Kent, de Tom Welling, tivesse um relacionamento antagônico com seus pais na série prequel do Superman. O gênero de super-heróis e histórias em quadrinhos tem sido mainstream por quase duas décadas. Uma das franquias que se destacaram ao longo dos anos é o Arrowverse da CW, criado pelo produtor executivo Greg Berlanti. O universo interconectado lançou vários programas de sucesso, como Arrow, The Flash, Black Lightning e muitos outros.

No entanto, antes do universo da DC TV decolar na rede, sua principal série original era Smallville. Trata-se de uma aventura prequel do Superman que começou no The WB. O show girava em torno de um jovem Clark Kent anos antes de se tornar o Homem de Aço. Desde aprender mais sobre sua herança e poderes kryptonianos até enfrentar vários vilões da DC, Smallville é considerada a melhor história de origem do Superman. De muitas maneiras, Smallville abriu o caminho para o Arrowverse, já que não havia vários programas de super-heróis no ar no início dos anos 2000.

Canal queria briga entre Clark e seus pais

No início deste ano, Welling e seu parceiro de tela, Michael Rosenbaum, que interpretou Lex Luthor, lançaram o Talk Ville Podcast, que acompanha a série desde o início. Em seu episódio recente, eles cobriram o episódio da primeira temporada Jitters e se juntaram a Al Gough e Miles Millar, os criadores de Smallville. Millar falou um pouco sobre algumas das ideias que The WB tentou forçar na equipe de Smallville. A rede queria, por exemplo, que o relacionamento de Clark com Jonathan e Martha Kent fosse mais antagônico, o que Miller enfatizou que eles tinham que lutar contra:

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Nos primeiros dias antes de irmos ao ar, tínhamos toda essa política de bastidores com a rede e as pessoas dizendo: ‘Você sabe que esses pais deveriam ser muito mais antagônicos e ele deveria odiar os pais…’ E é muito mais do que isso, é um tipo de drama adolescente clichê. E nós realmente lutamos contra isso.

Mudança teria apelado ao clichê e estragado experiência

O canal WB, assim como o The CW hoje, visava significativamente o público adolescente. No entanto, do ponto de vista do Superman, um relacionamento conflitante entre Clark e os Kents teria se sentido forçado. Enquanto Clark – seja em Smallville ou em Superman & Lois – teve angústia adolescente como qualquer outra pessoa, seu vínculo com os Kents sempre foi um aspecto central da mitologia do herói. Ouvir isso de Gough e Millar não é totalmente chocante, pois eles já falaram sobre sua complicada relação de trabalho com a WB quando estavam trabalhando em Smallville.

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Mesmo que Clark tivesse conflitos com seus pais ao longo das temporadas, este não era o tipo de drama que a WB estava tentando impor aos criadores de Smallville. Isso teria, então, arruinado a experiência geral do retrato de Jonathan e Martha no programa. No final, havia outros relacionamentos dramáticos para Clark lidar, seja com um futuro vilão como Lex ou um interesse amoroso como Lana Lang.

Smallville pode ser assistida na HBO Max.

Sobre o autor

Matheus Pereira

Coordenação editorial

Matheus Pereira é Jornalista e mora em Pelotas, no Rio Grande do Sul. Depois de quase seguir carreira na Arquitetura, enveredou para o campo da Comunicação, pelo qual sempre nutriu grande paixão. Escritor assíduo na época dos blogs, Matheus desenvolveu seus textos e conhecimentos em Cinema e TV numa experiência que já soma quase 15 anos. Destes, quase dez são dedicados ao Mix de Séries. No Mix, onde é redator desde 2014, já escreveu inúmeras resenhas, notícias, criou e desenvolveu colunas e aperfeiçoou seus conhecimentos televisivos. Sempre versando pelo senso crítico e pela riqueza da informação, já cobriu eventos, acompanha premiações, as notícias mais quentes e joga luz em nomes e produções que muitas vezes estão fora dos grandes holofotes. Além disso, trabalha há mais de dez anos no campo da comunicação e marketing educacional, sendo assessor de imprensa e publicidade em grandes escolas e instituições de ensino. Assim, se divide entre dois pilares que representam a sua carreira: de um lado, a educação; de outro, as séries de TV e o Cinema.