Sombra e Ossos, guia explicado: tudo para entender a série

Sombra e Ossos promete ser o grande sucesso da Netflix deste mês e, agora, revelamos o que você precisa saber antes da estreia da série.

Sombra e Ossos série

Não está entendendo Sombra e Ossos na Netflix? Nós explicamos!

A nova série da Netflix, Shadow and Bone (Sombra e Ossos, em português), promete ser um grande sucesso entre os assinantes da plataforma.

Sombra e Ossos é uma fantasia elevada que segue os personagens enquanto eles tentam navegar em um mundo dilacerado pela guerra com várias facções, algumas criaturas assustadoras e uma escuridão que ameaça a sobrevivência de todos.

Só que uma história com tanta construção de mundo pode parecer assustadora – mas, felizmente, há um cânone inteiro em torno deste universo. E que pode te ajudar a se inteirar mais da trama.

PUBLICIDADE

De informações básicas sobre a região em que a história se passa, a fatos essenciais sobre os personagens principais, há muito que você pode ler antes de começar assistir Sombra e Ossos. E nós do Mix de Séries trazemos para vocês (via Looper).

A série abordará alguns livros diferentes

Sombra e Ossos série
Imagem: Divulgação.

Como muitas séries de TV de fantasia, Sombra e Ossos usa alguns livros como base. Aliás, a maioria das novas séries parecem se inspirar nesse tipo de fonte.

Só que Sombra e Ossos usará um recurso bastante único: em vez de construir a história a partir de uma única série de livros, na verdade ela trará elementos de duas fontes distintas. Ambas do autor Leigh Bardugo.

Bardugo criou o “Grishaverse“, um amplo cenário de fantasia que atualmente abriga uma trilogia, duas duologias, oito contos e dois livros complementares. É sem dúvida o mais rico tesouro de material original. A primeira temporada de Sombra e Ossos, da Netflix, trará elementos narrativos tanto da trilogia Grisha original, que inclui o romance de 2012 com o mesmo nome, quanto da duologia Six of Crows.

Os fãs da série de livros obviamente terão um pouco de vantagem quando se trata da densa mitologia da série. Mas não é um pré-requisito ter lido os livros se você quiser assistir a Sombra e Ossos.

A história se passa em uma terra de fantasia baseada na Rússia Imperial

Imagem: Divulgação.

Uma das partes mais difíceis de assistir a uma série de fantasia é se orientar dentro do mundo que seus personagens habitam.

Sombra e Ossos foca sua história principalmente em Ravka, devastada pela guerra, que tem semelhanças notáveis com a Rússia czarista da Dinastia Romanov. (Observação: Leigh Bardugo sempre deixou claro que não deveria ser visto como uma história alternativa, mas sim como um cenário inspirado no Império Russo)

A região, que é governada por uma monarquia, é na verdade, dividido ao meio, com a outra metade conhecida como West Ravka. É aí que a rebelião está se formando no início de Sombra e Ossos.

A série também apresentará aos fãs Ketch, uma pequena ilha que abriga a cidade de Ketterdam. A cidade é o lar dos Corvos, um grupo de charmosos vigaristas que possui um papel significativo na série. Há também Fjerda, uma região ao norte de Ravka que desconfia do modo de vida dos ravkanos. E, além disso, cujo povo se parece muito com os vikings.

Finalmente, os fãs verão Shu Han, um misterioso local que conflitua com os Ravkans. Alguns elementos, como os Corvos, vieram da duologia Seis dos Corvos que mencionamos acima, e não da trilogia Grisha, da qual a série de TV tira seu nome.

Todos esses locais desempenham um papel importante na narrativa de Sombra e Ossos – assim como mais um local que representa uma ameaça aparentemente intransponível para os personagens da história.

Sobre os Grishas

Sombra e Ossos série
Imagem: Divulgação.

No centro de qualquer boa história estão personagens inesquecíveis, e Sombra e Ossos não é diferente. A série acompanha Alina Starkov (Jessie Mei Li), uma cartógrafa órfã que descobre cedo que ela é uma Conjuradora do Sol. Este, que é um tipo de humano mágico que pensaram que foi extinto há muito tempo.

No entanto, ela é levada pelos Grisha, uma ordem de mágicos cuja magia se baseia na ciência. Os Grishas são humanos e existem três categorias deles. 

Os Corporalki, que podem manipular o corpo humano. Além disso, os Materialki, também conhecidos como Fabricantes, que podem manipular materiais como madeira, vidro e metal. E os Etheralki, ou Invocadores, que podem manipular os elementos naturais.

Alina é atraída pelo Darkling (Ben Barnes), que chefia a ordem. Mas ela também é confidente da família real. Barduga comparou-o a Rasputin, mas assim que ele descobre o poder de Alina, ela acaba se tornando uma parte integrante da busca para libertar Ravka da entidade aterrorizante e misteriosa que vem lentamente drenando sua vida por anos.

Cuidado com a Dobra

Sombra e Ossos série
Imagem: Divulgação.

Lembra daquela coisa sobre Ravka sendo dividido em dois? Isso se deve à Dobra das Sombras, ou Não Mar – uma faixa enorme e misteriosa de pura escuridão que pode ser melhor descrita como a ausência de tudo.

Suas origens não são claras para os Ravkans. Mas eles estão bem cientes do dano que causou. Dessa forma, ao isolar grande parte da terra, incluindo Os Alta, sua capital, de West Ravka, é quase impossível navegar de um lado para o outro pela terra. Com rotas comerciais e cidades portuárias inacessíveis, é difícil encontrar suprimentos e mercadorias. Logo, isso acabará por tornar a vida em Ravka insustentável.

A Dobra é perigosa, não apenas porque sua escuridão é aparentemente sensível e resiste à maioria das formas de luz, mas porque é guardada pelo terrível Volcra alado. A habilidade de Alina de invocar luz, portanto, é obviamente uma vantagem na tentativa de navegar na Dobra – e pode ser a chave para destruí-la para sempre.

Quais são os Volcra?

Do mesmo modo, Baghra revela que os Volcra comedores de carne têm um passado trágico: a Dobra transformou os humanos em monstros há muito tempo.

Todos esses elementos compõem Sombra e Ossos, então esperamos que esse texto tenha ajudado.

 

E então, você está animado para a nova série? Deixe nos comentários e, igualmente, continue acompanhando as novidades do Mix de Séries.

Sobre o autor

Anderson Narciso

Editor-chefe

Criador do Mix de Séries, atua hoje como redator e editor chefe do portal que está no ar desde 2014. Autor na internet desde 2011, passou pelos portais Tele Séries e Box de Séries, antes de criar o Mix. Formado em História pela UFJF e Mestre em História da Saúde pela Fiocruz/RJ, Anderson Narciso se aventurou no mundo da criação de conteúdo para Internet há 15 anos, onde passou a estudar sobre Google, SEO e outras técnicas de produção para web. É também certificado em Gestão Completa de Redes Sociais pela E-Dialog Comunicação Digital, além de estudar a prática de Growth Hack desde 2018, em que é certificado. Com o crescimento do site, e sua parceria com o portal UOL, passou a atuar na cobertura jornalística, realizando entrevistas nacionais e internacionais, cobertura de eventos para as redes sociais do Mix de Séries, entre outros. Atua como repórter no Rio de Janeiro e São Paulo, e pelo Mix já cobriu eventos como CCXP, Rock in Rio, além de ser convidados para coberturas e entrevistas presenciais nos Estúdios Globo, Netflix, Prime Vídeo, entre outros. No Mix de Séries, com experiência de dez anos, se especializou no nicho de séries e filmes. Hoje, como editor chefe, é o responsável por eleger as pautas diárias do portal, escolhendo os temas mais relevantes que ganham destaque tanto nas notícias quanto nas matérias especiais e críticas. Também atua como mediador entre a equipe, que está espalhada por todo o Brasil. Atuante no portal Mix de Séries diariamente, também atende trabalhos solicitados envolvendo crescimento de redes sociais, produção de textos para internet e web writing voltado para todos os nichos.