SPOILER: O final da 4ª temporada de Vis a Vis explicado; o que acontece?

Saiba o que acontece no final de Vis a Vis. Quarta temporada também foi a última da série, e marca desfecho das detentas espanholas.

Confira o que acontece no final do drama espanhol

Se tem uma série que mexeu com o público no último ano, essa série foi Vis a Vis. Surpreendente, o drama espanhol acabou se tornando uma espécie de “sucessora” de La Casa de Papel, principalmente por contar com os mesmos produtores – e de ser exibida no Brasil pela Netflix

No entanto, aqui no Brasil Vis a Vis teve uma vida curta. É que a gigante do streaming trouxe há pouco tempo a série, que vinha sendo exibida na Espanha desde 2015. E por lá, ela foi finalizada em fevereiro deste ano. É portanto, com pesar, que confirmamos que a quarta temporada é também a última. 

Como muitos estão assistindo com calma, ou simplesmente querem saber o que acontece no fim, o Mix de Séries traz alguns spoilers sobre a reta final da trama. Logo, precisamos reforçar que a partir daqui, tudo será SPOILER.

PUBLICIDADE

O que acontece no final de Vis a Vis? Descubra… 

A história chegou ao fim com um último capítulo emocional, que deu o toque final para as quatro temporadas de suspense, ação e amizade. Um resultado redondo e feliz – para a grande maioria dos personagens – terminando com um olhar para o futuro, nos mostrando o que aconteceu com os presos dentro e fora de Cruz del Norte. Tudo isso, parte da perspectiva de Tere, que vira Assistente Social. 

O produtor Iván Escobar explicou na época do fim da série para a Antena 3 que, com esse fechamento, a série tentou dar um impulso na vida. “Em nossas vidas, há momentos difíceis, felizes, horríveis e ternos… e queríamos que fosse assim no final”. Aos poucos, vimos que as detentas foram saindo, e tentando recuperar suas vidas. 

Na intermitência sentimental de Rizos, sua história com Macarena tem um grande peso. Depois de temporadas de idas e vindas, as duas presas fecham sua história permanentemente por caminhos separados e com um compromisso que resume o final: “Não seria justo estender uma história tão especial”.

O roteirista ainda afirmou que “tomamos decisões politicamente incorretas. Se quiséssemos condescender com o espectador e deixar esse bom gosto em nossa boca, teríamos feito com que terminassem juntos, com um final feliz total e com o amor sobrevivendo a tudo. A vida não é assim, muitas vezes o amor da sua vida passou, foi montada em um trem e você montou em outro, um pouco como La La Land ”.

O final de Sandoval

O relacionamento de Maca e Rizos não é a única “vítima” que o drama espanhol cobra no final. Juntamente com Sole, que recebe a ajuda de todos os seus amigos para morrer como desejava antes que sua doença estivesse em um estágio mais avançado, Sandoval acaba derramando sangue graças a outra ação coletiva.

“Achamos que deveria haver uma espécie de justiça poética”, explica o criador sobre o caso do personagem de Ramiro Blas. “Não é que o bem sempre vença, mas o terrível não pode sobreviver. Habitar um monstro em Cruz del Norte, é algo que infelizmente estamos vendo na própria sociedade, e queríamos transmitir isso: você pode matar os monstros. Tinha que ser como um ato de vingança e justiça para tudo o que estamos vendo que está acontecendo na sociedade espanhola.”.

Maca e Zulema, juntas também fora da prisão

Não poderia ser de outro modo: a última cena é reservada para Macarena e Zulema, as duas principais protagonistas. As personagens de Maggie Civantos e Najwa Nimri encerram a série para sempre de uma maneira muito diferente de como começaram há 40 capítulos.

Se dentro de Cruz del Norte elas eram inimigas íntimas, fora elas se tornam duas companheiras de viagem para viver até o limite de seu presente como assaltantes de joalherias de luxo. Além disso, com a companhia de um cachorrinho chamado Sandoval, que é o verdadeiro animal de estimação de Maggie Civantos.

Além disso, completo. Todavia, palavras.

E você, o que achou do fim de Vis a Vis?

Sobre o autor

Anderson Narciso

Editor-chefe

Criador do Mix de Séries, atua hoje como redator e editor chefe do portal que está no ar desde 2014. Autor na internet desde 2011, passou pelos portais Tele Séries e Box de Séries, antes de criar o Mix. Formado em História pela UFJF e Mestre em História da Saúde pela Fiocruz/RJ, Anderson Narciso se aventurou no mundo da criação de conteúdo para Internet há 15 anos, onde passou a estudar sobre Google, SEO e outras técnicas de produção para web. É também certificado em Gestão Completa de Redes Sociais pela E-Dialog Comunicação Digital, além de estudar a prática de Growth Hack desde 2018, em que é certificado. Com o crescimento do site, e sua parceria com o portal UOL, passou a atuar na cobertura jornalística, realizando entrevistas nacionais e internacionais, cobertura de eventos para as redes sociais do Mix de Séries, entre outros. Atua como repórter no Rio de Janeiro e São Paulo, e pelo Mix já cobriu eventos como CCXP, Rock in Rio, além de ser convidados para coberturas e entrevistas presenciais nos Estúdios Globo, Netflix, Prime Vídeo, entre outros. No Mix de Séries, com experiência de dez anos, se especializou no nicho de séries e filmes. Hoje, como editor chefe, é o responsável por eleger as pautas diárias do portal, escolhendo os temas mais relevantes que ganham destaque tanto nas notícias quanto nas matérias especiais e críticas. Também atua como mediador entre a equipe, que está espalhada por todo o Brasil. Atuante no portal Mix de Séries diariamente, também atende trabalhos solicitados envolvendo crescimento de redes sociais, produção de textos para internet e web writing voltado para todos os nichos.