Stranger Things: 4ª temporada poderá desapontar fãs
Após mais de dois anos, Stranger Things retorna esse mês, mas quarta temporada tem chances de desapontar. Entenda!
A partir dos mais recentes trailers de Stranger Things, parece que está claro que a quarta temporada será a maior em escala. Só que esse pode ser um grande erro para a série, tendo chances de desapontar muitos fãs.
Com uma variedade impressionante de personagens e histórias, um longo tempo de execução e o que parece ser uma guerra total com o Mundo Invertido, a quarta temporada de Stranger Things está cumprindo a promessa do produtor Shawn Levy de uma temporada “mais épica e cinematográfica”. Mas não foi assim que a série começou.
Voltando lá em 2016, Stranger Things se tornou uma sensação por causa do boca a boca de fãs. Uma fusão de mistério de cidade pequena, drama nostálgico de amadurecimento e horror de ficção científica, a primeira temporada de Stranger Things contou a história de um grupo de crianças que descobrem uma vasta conspiração governamental e são caçados por um monstro interdimensional.
No entanto, a quarta temporada de Stranger Things parece abandonar essa abordagem mais simplista. O que não de fato um bom presságio para aqueles que gostaram das características da primeira temporada.
Maior, mais épica… e pior?
O trailer da quarta temporada de Stranger Things deixou claro que ela será épica. Mas isso pode ser uma coisa ruim para aqueles que se decepcionaram com a terceira temporada.
Leia também: Stranger Things está de volta, assista trailer da 4ª temporada
O maior problema com a terceira temporada de Stranger Things foi que havia muitos enredos para os espectadores acompanharem. E a série sacrificou o drama de personagens críveis por causa de uma ação maior. Apesar da sensação épica do trailer da quarta temporada de Stranger Things, não é isso que faz a série funcionar. Já que os melhores momentos foram atmosféricos, tratados de forma lenta e com um trabalho sutil de personagens.
Concentrar-se no relacionamento florescente entre Jonathan e Nancy na primeira temporada de Stranger Things, por exemplo, funcionou melhor do que as tentativas da terceira temporada de equilibrar Dustin, Steve e Robin descobrindo uma aquisição soviética de Hawkins. Ou ainda, Mike e El se separando, bem como Billy sendo possuído pelo Devorador de Mentes.
Dessa forma, a quarta temporada estaria fadada ao fracasso?
4ª temporada de Stranger Things será muito longa
A quarta temporada de Stranger Things terá 9 episódios, o que está alinhado com o formato de 8-9 episódios que as temporadas anteriores seguiram. No entanto, os irmãos Duffer confirmaram que cada episódio da quarta temporada tem mais de uma hora, o que é uma duração bem maior.
Leia também: House of the Dragon poderá bater Game of Thrones na HBO
Dada a quantidade impressionante de conteúdo na história da quarta temporada de Stranger Thingsings, isso faz sentido, mas não é um bom presságio para a capacidade da série de retornar às suas raízes. Além de seus momentos de personagens em menor escala e história desenvolvida de forma lenta, a primeira temporada foi popular por causa de sua concisão.
Depois que as temporadas 2 e 3 tentaram fazer muito coisa, na mesma quantidade de tempo de execução, a duração monstruosa da quarta temporada pode indicar uma tendência cada vez pior de sobrecarregar o enredo. Ao mesmo tempo, no entanto, poderia significar mais oportunidades para o ritmo diminuir, o que ajudaria a desenvolver melhor os personagens.
De qualquer forma, teremos que esperar a estreia da 4ª temporada de Stranger Things, no dia 27 de maio, para descobrir o que vem por aí.