Stranger Things: 5ª temporada vai quebrar grande tradição da série

Stranger Things já apresentou fórmulas que deram certo. Mas agora é hora de sacudir tudo e mudar, mesmo que hajam riscos.

Stranger Things

Para proporcionar um final satisfatório na 5ª temporada, Stranger Things deve romper com uma tendência irritante nas finais envolvendo Eleven. À medida que a expectativa aumenta para a temporada final, todos os olhos estão voltados para os Irmãos Duffer. Os fãs querem uma conclusão que encerre a história de Hawkins de forma satisfatória.

Tendo criado um dos programas mais populares da memória recente, provavelmente será impossível para a equipe por trás de Stranger Things agradar a todos. No entanto, quebrar uma tendência irritante nas finais de temporada pode ser um bom começo.

Ao longo de Stranger Things, a jornada de Eleven para entender e dominar suas habilidades telecinéticas e telepáticas foi fundamental para a narrativa. Mais notavelmente, seus poderes desempenham um papel vital na conclusão de cada temporada. No entanto, seria sensato para os Irmãos Duffer mudarem sua abordagem na última temporada para tornar o final da 5ª temporada um sucesso.

PUBLICIDADE

Fórmula deu certo, mas precisa mudar

Três das quatro finais de temporada de Stranger Things até agora entregam finais com narrativas semelhantes envolvendo Eleven. Ela usa suas habilidades para confrontar e combater o antagonista principal, emergindo como a heroína central e salvadora de Hawkins.

Embora seus poderes sejam indiscutivelmente essenciais, esse hábito de tornar o ato final um confronto psíquico solo entre Eleven e a mais recente ameaça iminente começou a ficar desgastado. Para entregar um final memorável na 5ª temporada, os Irmãos Duffer precisam romper com essa fórmula testada e comprovada.

Leia também: Wandinha: atriz de Stranger Things é perfeita para a série

Por exemplo, o final da 1ª temporada de Stranger Things mostra Eleven usando desesperadamente seus poderes recém-descobertos para derrotar o Dr. Brenner e o Demogorgon liberado nos corredores do laboratório de Hawkins. Embora ela tenha cada vez mais ajuda de seus amigos, os finais das temporadas 2 e 4 também dependem muito dos poderes de Eleven para salvar o dia. É apenas na temporada 3 que vemos algo diferente da fórmula usual.

Temporada 5 precisa se inspirar na temporada 3

O final da temporada 3, entregue em A Batalha de Starcourt, diverge do padrão estabelecido nos finais da temporada 1 e 2, incapacitando Eleven. Isso forçou o restante da Equipe Hawkins a trabalhar em conjunto para derrotar o Devorador de Mentes.

O contraste entre o papel habitual de Eleven como a salvadora do grupo e sua vulnerabilidade no final da 3ª temporada tornou-se uma visualização cativante. E sua incapacitação trouxe as habilidades de outros personagens para o primeiro plano. Seja Dustin usando seu conhecimento de tecnologia para transmitir uma mensagem codificada para Eleven, ou Lucas usando suas habilidades com estilingue para distrair Billy, cada personagem tem um papel a desempenhar na ação do episódio.

O resultado é um dos melhores capítulos de Stranger Things até agora e um final de temporada forte com elementos dos quais a 5ª temporada sem dúvida se beneficiaria.

É hora de dividir o destaque

Stranger Things consistentemente defendeu o poder da amizade e da união diante de ameaças aparentemente insuperáveis. É apenas adequado que a 5ª temporada culmine em uma batalha em equipe, em vez de Eleven tomar mais uma posição sozinha. Ao fazer isso, os Irmãos Duffer enfatizariam talvez a maior mensagem da série. A amizade e o trabalho em equipe são vitais para vencer as probabilidades.

Leia também: Stranger Things: ideia original da série não tinha anos 1980 e era bizarra

Uma grande batalha em que cada personagem desempenha um papel importante, lembrando o esforço conjunto de A Batalha de Starcourt, seria a maneira perfeita de homenagear esse valor central, além de dar a cada membro da Equipe Hawkins um momento de destaque.

Ao depender do trabalho em equipe, em vez dos poderes de Eleven sozinha, Stranger Things pode desenvolver ainda mais seus personagens queridos, mesmo nos momentos finais do programa. Isso também aumentará as apostas emocionais, caso algum personagem morra no final da 5ª temporada.

Embora a jornada de Eleven para entender e dominar seus poderes tenha sido fundamental para o programa, a 5ª temporada de Stranger Things deve se esforçar para se afastar da previsibilidade de suas heroínas solitárias nas finais da série. O programa tem a oportunidade perfeita para recapturar a magia do esforço conjunto da temporada 3. Fazendo isso, reforçaria os temas centrais de Stranger Things e entregaria um final emocional, independentemente do resultado.

Sobre o autor

Matheus Pereira

Coordenação editorial

Matheus Pereira é Jornalista e mora em Pelotas, no Rio Grande do Sul. Depois de quase seguir carreira na Arquitetura, enveredou para o campo da Comunicação, pelo qual sempre nutriu grande paixão. Escritor assíduo na época dos blogs, Matheus desenvolveu seus textos e conhecimentos em Cinema e TV numa experiência que já soma quase 15 anos. Destes, quase dez são dedicados ao Mix de Séries. No Mix, onde é redator desde 2014, já escreveu inúmeras resenhas, notícias, criou e desenvolveu colunas e aperfeiçoou seus conhecimentos televisivos. Sempre versando pelo senso crítico e pela riqueza da informação, já cobriu eventos, acompanha premiações, as notícias mais quentes e joga luz em nomes e produções que muitas vezes estão fora dos grandes holofotes. Além disso, trabalha há mais de dez anos no campo da comunicação e marketing educacional, sendo assessor de imprensa e publicidade em grandes escolas e instituições de ensino. Assim, se divide entre dois pilares que representam a sua carreira: de um lado, a educação; de outro, as séries de TV e o Cinema.